Plantas e a amonia


Fernando Leite

Recommended Posts

O azoto é um dos principais componente de todos os seres vivos, o carbono pode ser o principal, mas o azoto não fica muito atrás...

 

As plantas conseguem adquirir os compostos azotados de algumas vias diferentes:

-NH4 (amónia)

-NO2 (nitritos)

-NO3 (nitratos)

-N2 (azoto atmoferico)

 

O azoto atmosférico é apenas o principal composto da nossa atmosfera, algumas plantas em simbiose com cianobacterias conseguem utilizar esse tal azoto, mas são raros estes exemplos...

 

Todas as plantas preferem como composto azotado a amónia para a sua "dieta" (Todas mesmo as que entraram em simbiose com as cianobacterias), esta necessita de muito menos energia para a incorporar nos seus tecidos, os nitratos e/ou nitritos são bem mais difíceis de usar, necessitando de muita energia para os poder incorporar.

 

No fundo se tivermos um filtro biológico saudável, temos uma fonte de competição para as plantas, estas bactérias competem pelos mesmos recursos que as plantas preferem, a amónia, o que pode ser mau e prejudicial para aquários extremamente plantados...

porquê?

 

Porque as plantas têm de se virar para outros compostos (NO3,NO2), e para isso têm de usar mais energia (com origem na luz), para os poder utilizar.

 

As plantas em termos de eficiência e se forem realmente em boa quantidade, podem e efectivamente ultrapassam as bactérias em eficiência na destruição das moléculas tóxicas (amónia, nitritos), o consumo destas da amónia não deixam resíduos (nitritos, nitratos), e são mais eficientes no uso destas moléculas, ou seja existe menos amónia livre na água quando o aquário é densamente plantado...

 

Nesta competição as plantas tendem a vencer, e por isso, a colónia de bactérias é por vezes em menor número num aquário plantado, mas isso vai depender de outros factores, como a saúde das mesmas, porque existirá também maior superfície de colonização (as próprias plantas), num aquário plantado.

 

A existência da colónia de bactérias para mim não deixa de ser benéfica, mesmo com esta competição com as plantas, é apenas um seguro de vida se alguma coisa falhar (plantas doentes).

 

acho que é tudo...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sobre isto lembro-me de em tempos ler (site? mail? sfjornal?) um artigo do Miguel Figueiredo sobre an utilização de aquarios de plantas como filtro... e ha tb o dos tomates...

 

"(...) além das tradicionais trocas de água, muitas pessoas usam uma "filtragem ecológica". Para isso, penduram trepadeiras tropicais (epidendrum, phylodendrum, etc...) nas prateleiras em cima dos aquários, essas acabam lançando raizes para dentro dos aquários, removendo grandes quantidades de nitratos (...)"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo de forma simples, sim! Todas as plantas se alimentam dos nitratos presentes na água, umas mais outras menos, por isso é que existem plantas que são aconselhadas para o início dos aquário e outras para mais tarde quando este já se encontra establizado.

 

Quanto ao artigo dos tomates, este penso estar disponível no site do João Branquinho.

 

Os filtros de plantas são usados em alguns aquários, por cá não são muito divulgados, mas existem fãns por esse mundo fora. Basicamente consiste em fazer passa a água do aquário por um recipiente ou outro aquário que tenha plantas que consumam muitos nitratos (estas plantas não são necessáriamente aquáticas) e depois de retirados os nitratos volta ao aquário, normalmente usa-se em conjunto com um bomba que permite realizar de alguma forma também filtragem mecânica e biológica. É altamente eficaz mas nessecita ser bem planeado pois as plantas que filtram o aquário precisam de cuidados e não só de nitratos (luz e podas entre outros cuidados).

 

Cumprimentos,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Respondendo de forma simples, sim! Todas as plantas se alimentam dos nitratos presentes na água, umas mais outras menos, por isso é que existem plantas que são aconselhadas para o início dos aquário e outras para mais tarde quando este já se encontra establizado. "

 

Sim é verdade.

Mas repara a diferença na proporção de azoto nas plantas não é significativa.

 

Elas precisam do N (azoto), seja ele na forma de amónia (NH4), de nitrito e de nitrato (respectivamente NO2,NO3), para a sintese de proteinas, enzimas, etc...

 

Todas as plantas têm relativamente a mesma proporção de N (se nós temos em comum com as plantas 40% dos nossos genes, entre as plantas a diferença não é significativa...).

 

A diferença na absorção de azoto (N) está relacionada apenas com a taxa de crescimento da planta, plantas mais rápidas mais comem...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás ! O que voces explicaram estava de encontro com as minhas ideias. Apenas posso dizer que desde de pûs no aquario as plantas até o cheiro da agua desapareceu, bem mais do que com a resina de carvão que tenho no meu filtro. Hoje entendo como as plantas são tão importantes para a saude do aquario... Arrisco mesmo a dizer que são Imprescindíveis!!! :P

 

 

Abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais