CUBO 35cm


npinto

Recommended Posts

Bem, chegou a minha vez.

Estou a tentar começar um projecto do zero e de modo planeado.

Para já o Setup

Oficial:

Aquario: Cubo 35x35x35 cms (43litros brutos)

Filtro: Eheim Liberty 100

Aquecedor: 100W (a casa é fria e nao quero arriscar)

Substracto: JBL Proflora Start + ADA aquasoil Amazonia

Hardscape: raizes(compradas) e basalto(apanhado aqui perto)

 

Encomendado:

Iluminação: 2 calhas 18W pll (10.000k) Blau

 

Em fase de estudo:

Flora

Fauna

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ªs Fotos

 

Dia 0 - Testes

 

Não há mto para contar. Tinha um cartao no fundo para as pedras não fazerem estragos mas depois retirei pois não tinha razão de ser

DSCF3535.jpg

 

Aquasoil Amazónia - 1ª vez que experimento um substracto dedicado.

DSCF3536.jpg

 

1º tronco - Fica um pouco fora do aquário mas foi pensado assim...Gostos

 

DSCF3538.jpg

 

2º tronco e alguns calhaus

São umas lajes que apanhei na zona do caramulo mas que alem do preto tem uns rasgos "ferrugem" que lhe dao uma tonalidade curiosa. Espero que não afecte os prarametros da água, mas vou estar atento logo que adicione agua.

DSCF3540.jpg

 

Mais calhaus

DSCF3541.jpg

 

Vista mais elevada

DSCF3543.jpg

DSCF3545.jpg

 

Mais uns calhaus, um jeitinho aqui, mais substracto aqui...

DSCF3548.jpg

 

Aspecto final de frente

DSCF3554.jpg

 

e de Cima

DSCF3556.jpg

 

Por hoje é tudo. Para a semana que vem talvez já tenha a iluminação e as plantas e comece a verdadeira aventura.

Até lá aceito sugestões e criticas (construtivas)

Abraço,´

Nuno PInto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar bastante até ao momento o layout está porreiro.

Acho esse tronco muito fixe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso muito porreiro mas cheira-me que esse layout teve direito a programação no pc :music_singguitar: foi feito num prog xpto e depois posto em acção :sorry:

Agora é a verdura lá para dentro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Esse "hardscape" tem potencial para algo interessante!

Quais são as tuas ideias para a flora!

Relativamente à fauna e na continuidade da nossa conversa de ontem deixo-te aqui uma lista de peixes para nanos que vinha na revista "Pratical Fish Hobbyist"

- Aguas duras / pH 7,2-8,2:

Pseudomugil gertrudae

Pseudomugil cyanodorsalis

Carinotetraodon travancoricus (dwarf puffer)

Nothobranchius janpapi

Brachygobius spp. (o abelhinha!)

Celestichthy margaritatus (danio perola)

 

- Aguas moles / pH 6,5:

Badis Badis

Pseudepiplatys annulatus (killie palhaço)

Familia das Rasboras

 

Força com o teu projectos e vai dando novidades!

Cumprimentos,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelos comentários e pelo entusiasmo. Não esperava tanto interesse ;):music_singguitar:

Agradecimento especial ao José Ferraz, vou analisar atentamente essa lista.

 

Este é o que eu tenho planeado. Tudo vai depender das disponibilidade de algumas das plantas.

Cubo35.jpg

 

Legenda:

 

1 - Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

2 - Hemianthus micranthemoides

3 - Pogostemon helferi

4 - Eleocharis parvula ou Vallisneria americana ''mini twister'' ou Vallisneria nana

5 - Proserpinaca palustris ''Cuba''

6 - Anubias barteri var. nana ou Anubias barteri var. petit (acho q é assim o nome)

7 - Musgo Christmas

 

Fico à espera de comentários, sugestões e criticas construtivas.

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

2 - Hemianthus micranthemoides

3 - Pogostemon helferi

4 - Eleocharis parvula ou Vallisneria americana ''mini twister'' ou Vallisneria nana

5 - Proserpinaca palustris ''Cuba''

6 - Anubias barteri var. nana ou Anubias barteri var. petit (acho q é assim o nome)

7 - Musgo Christmas

 

O esboço está muito giro, mas tens aqui algumas desporpocionalidades... perfeitamente normais quando nunca se teve a planta :music_singguitar:

 

Ora, a cuba está perfeita ai... os 2*18W e a altura do cubo é que vão dificultar o crescimento, mas é possível com persistência e paciência ;) o mesmo para a palustris que é uma planta lindissima, mas que é um pouco exigente para ficar com as cores que vemos nas fotos muitas vezes...

Acho que a helferi e a HM podiam trocar de sitio... isto porque o que tu estás a propor é um layout quase triangular com o pico superior a ser a palustirs, e a HM fica mais alta que a helferi logo na perspectiva do triangulo ficava melhor trocadas as posições.

Por ultimo, para esse tamanho de aquario, vallisnerias, mesmo as nana, ficam um bocado grandes... parvula era uma opção, ou então deixar o canto vazio ou com HM a aparecer por trás da helferi.

 

Num aquário destas dimensões tens de ter em atenção o tamanho das plantas e tentar usar plantas pequenas de modo a dar a ilusão de tamanho e mais detalhe ao aquario!

 

Mas está um excelente projecto! Vou acompanhar!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O esboço está muito giro, mas tens aqui algumas desporpocionalidades... perfeitamente normais quando nunca se teve a planta :music_singguitar:

 

Ora, a cuba está perfeita ai... os 2*18W e a altura do cubo é que vão dificultar o crescimento, mas é possível com persistência e paciência ;) o mesmo para a palustris que é uma planta lindissima, mas que é um pouco exigente para ficar com as cores que vemos nas fotos muitas vezes...

Acho que a helferi e a HM podiam trocar de sitio... isto porque o que tu estás a propor é um layout quase triangular com o pico superior a ser a palustirs, e a HM fica mais alta que a helferi logo na perspectiva do triangulo ficava melhor trocadas as posições.

Por ultimo, para esse tamanho de aquario, vallisnerias, mesmo as nana, ficam um bocado grandes... parvula era uma opção, ou então deixar o canto vazio ou com HM a aparecer por trás da helferi.

 

Num aquário destas dimensões tens de ter em atenção o tamanho das plantas e tentar usar plantas pequenas de modo a dar a ilusão de tamanho e mais detalhe ao aquario!

 

Mas está um excelente projecto! Vou acompanhar!

Obrigado pelo comentário.

Foste um dos culpados por eu ter ali a palustri, pois adorei o aspecto da plante. Sei que é um trabalho demorado para a conseguir ter em condições e com o efeito que pretendo, mas tenho sempre a hipotese de fazer um upgrade à iluminação colocando outro "projector" de 18W.

Quanto à elferi e a HM é uma hipotese a pensar, eu tinha pensado em equilibrar um pouco o layout e fugir do triangulo, embora saiba que é "aposta ganha" seguir esses "esquemas"

Quanto vallisnerias, tive a ver numa loja e embora cresca um pouco alta, tem as folhas muito finas. Desse modo nao fica desporporcional tendo em conta que gosto de as ver a chegar ao topo da agua e curvar um pouco.

Sabes que tenho esse esquema pensado já à algum tempo e, por isso, qualquer mudança parece sempre que nao é o que eu quero. Mas vou ter em conta as opiniões, as ideias e manter a mente aberta a alterações. Obrigado mais uma vez pelo interesse.

Abraço, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens npinto!

 

Tens um aqua muito engraçado e original.

O pessoal está todo ancioso por ver isso com o jardim plantado para ve-lo a crescer!

 

Um abraço,

 

Vítor Pereira

Obrigado pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso muito porreiro mas cheira-me que esse layout teve direito a programação no pc :P foi feito num prog xpto e depois posto em acção :mrgreen:

Agora é a verdura lá para dentro ;)

Já tens aí o esquema em computador de que tanto falavas, agora nao comentas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta-te é ai o ponto "8" para as BBA que te posso oferecer :P:medieval_mace:

Agora é só esperar mais um visita aos sogros ;) e ver isso a andar para a frente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Fizeste uma boa escolha de plantas, as posições estão bem colocadas, vais ter o aquario bastante prenchido, o tronco e as pedras são muito bonitos, continua a postar actualizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

Foste um dos culpados por eu ter ali a palustri, pois adorei o aspecto da plante. Sei que é um trabalho demorado para a conseguir ter em condições e com o efeito que pretendo, mas tenho sempre a hipotese de fazer um upgrade à iluminação colocando outro "projector" de 18W.

Quanto à elferi e a HM é uma hipotese a pensar, eu tinha pensado em equilibrar um pouco o layout e fugir do triangulo, embora saiba que é "aposta ganha" seguir esses "esquemas"

Quanto vallisnerias, tive a ver numa loja e embora cresca um pouco alta, tem as folhas muito finas. Desse modo nao fica desporporcional tendo em conta que gosto de as ver a chegar ao topo da agua e curvar um pouco.

Sabes que tenho esse esquema pensado já à algum tempo e, por isso, qualquer mudança parece sempre que nao é o que eu quero. Mas vou ter em conta as opiniões, as ideias e manter a mente aberta a alterações. Obrigado mais uma vez pelo interesse.

Abraço, Nuno Pinto

 

Eu tenho sempre o mesmo problema! :transport027:

Compreendo-te bem, mas quando fores a montar experimenta so para pensares como fica, depois se nao gostares voltas a ideia origina :)

Um abraço,

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho sempre o mesmo problema! :transport027:

Compreendo-te bem, mas quando fores a montar experimenta so para pensares como fica, depois se nao gostares voltas a ideia origina :)

Um abraço,

Diogo Matias

Podes apostar q vou experimentar.

Mas se colocar a helferi do outro lado vou colocar mais pedras. Adoro ver o efeito que essas plantas fazem em fendas criadas pelas pedras.

Acho q ainda vou tentar fazer isso em computador. Recebi hoje a noticia que as calhas so veem daqui a 2 semanas ;)

Alguem sabe onde se compra calhas da Blau 18W compacta? (alem de na Naturline)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora até que enfim!!!!

Chegaram as luzes, mas entretanto a HC Cuba esgotou. Ou seja ficou o projecto meio construido.

 

As Plantas:

DSCF3604.jpg

Proserpinaca palustris ''Cuba''

Rotala wallichii (pelo que me informaram aqui no forum)

Eleocharis parvula (pensei que o vaso viesse mais cheio, vou ter de comprar mais)

Pogostemon helferi(nao vinha em muito bom estado, o barato às vezes sai um pouco mais caro)

Anubias barteri var. petit (acho q é assim o nome) não está na foto

 

Já com as anubias atadas no tronco e pedras.

DSCF3605.jpg

DSCF3606.jpg

Com um pouco de água e a plantação da parvula (mal se vê)

DSCF3607.jpg

Plantação quase final

DSCF3610.jpg

Cheio e já com o equipamento técnico.

DSCF3613.jpg

 

Os troncos levantaram um pouco, o que é normal, já estão assentes com uns calhaus em cima.

Falta a HC "Cuba" para o tapete na parte da frente e mais um pouco de parvula para aparecer junto aos calhaus da direita.

Como so devo ter isso daqui a 2 semanas, vou observando tambem o desenvolvimento das outras plantas e se houver necessidade de alguma troca ou mesmo substituição total, aproveito e faço tudo de uma vez.

 

A montagem fez hoje 2 dias, amanha tiro fotos e coloco mais umas informações.

 

Cumprimentos e fico à espera dos comentários/criticas.

 

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fauna ainda estou na dúvida.

Quero por uns camarões, algo vermelho (a cor mais bonita que há), mas tenho depois um aquario com alguma altura e preciso de algo para nadar a meio e no topo da coluna de água. Nao sei bem ainda o que vou por mas estou entre:

 

Meia/topo

- rasboras galaxy

e/ou

- rasboras arlequin

e/ou

- Iriatherina werneri

 

Equipa de limpeza:

- Otocinclus

- Corydoras pygmaeus

- LDA25 (Se calhar é um pouco grande para o aquario)

 

Invertebrados

- Clithon corona

- Neocaridina heteropoda var. "Red Fire"

ou

- Crystal Red (Grade baixinha)

 

Mas tenho tempo para pensar pois este aquario é alentejano eheheheh

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um LDA-25 parece-me bem.Quando o fores comprar já te cravo :wink:

Sobre os camarões se fores para os CRS,grade "baixinha" acho que é desperdicio de dinheiro.Ou optas pela grade A ou S ou mais tarde arrependes-te.Os red fire,em comparação aos comuns reds não sei até que ponto compensa o preço deles em relação aos reds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.