Lista de espécies de aquário ameaçadas ou em vias de extinção


lmsalgado

Recommended Posts

Vêem-se aqui no fórum referências as espécies em vias de extinção. A meu ver há duas atitudes possíveis quanto a estas espécies

1- Evitar comprá-las - ao diminuir a procura, diminuirão as importações e consequentemente a sua captura)

2- Comprá-las para, a todo o custo, tentar reproduzi-las - porque os aquarófilos podem também contribuir para a manutenção das espécies.

Assim sendo, começo aqui uma lista para que nos seja fácil de reconhecer as espécies em causa e tomarmos a atitude que escolhemos.

Mandem as vossas contribuições que eu junto à lista.

 

 

Resumindo:

Espécies que só devem ser compradas por quem as pretender reproduzir:

 

Danio margaritatus (anteriormente: Celestichthys margaritatus, Microrasbora sp. Galaxy) aka: Rasbora galaxy, Celestial Pearl Danio.

Pic_13450_6.jpg

 

Estado:

Em vias de extinção no seu habitat natural (apesar de ja terem sido descobertas novas populações...)

 

Reprodução em aquário:

Aparentemente não é difícil de reproduzir em aquário.

 

Mais informação:

Aquariofilia.net

celestialpearldanio.com

 

 

Puntius denisonii, aka: Barbo do Sião

denisonii2.jpg

 

Estado:

Oficialmente em perigo, por causa da procura na aquariofilia

 

Reprodução em aquário:

Não observada em aquário

 

Mais informação:

Practical fish keeping

Fish Profiles

 

 

Potamon fluviatile, aka: Caranguejo de Água-doce de Malta

tiago1-caranguejodeaguadoce.jpg

 

Estado:

A sua população tem diminuído notavelmente, em toda a sua área de distribuição, encontrando-se classificada pelo IUNC como espécie em risco de extinção

 

Reprodução em aquário:

???

 

Mais informação:

Aquariofilia.net

 

 

Astatotilapia Latifasciata, aka: Haplochromis Obliquidens; Zebra Obliquidens

2074118590_8083c0b46d.jpg

 

Estado:

Encontra-se actualmente em perigo de extinção. A sua manutenção em aquário, aliada ao facto de ser muito prolífero, contribui em larga escala para a continuação desta espécie no nosso planeta.

 

Reprodução em aquário:

Prolífero

 

Mais informação:

Aquariofilia.net

 

 

Ameca splendens, aka: Peixe-Borboleta

Ameca_splendens.jpg

 

Estado:

Segundo o Livro Vermelho ( IUCN Red List of Threatened Species ) esta espécie está catalogada na categoria EW – em perigo de extinção na natureza e cuja sobrevivência será improvável se os factores limitantes continuarem a actuar.

 

Reprodução em aquário:

Vivíparo fácil de cuidar e reproduzir

 

Mais informação:

Aquariofilia.net

 

 

Leuciscus turskyi

fish_81.jpg

 

Estado:

Esta espécie foi julgada extinta, mas foi encontrada em Maio de 2002 por J. Freyhof e N. Bogutskaya. O seu habitat continua em declínio devido a extracção de água e à seca..

 

Reprodução em aquário:

???

 

Mais informação:

Wikipedia

FishBase

ZipcodeZoo

 

 

Misgurnus anguillicaudatus, aka: Dojo; Weather Loach

Misgurnus_anguillicaudatus.jpg

Nota: as cores variam bastante

 

Estado:

Moderadamente vulnerável. Em alguns países a sua manutenção é proibida ou requer uma licença, no entanto a espécie que consta na RedList é uma variante europeia, a Misgurnus fossilis (IUCN RedList).

 

Reprodução em aquário:

Reproduzida comercialmente, principalmente para isco ou para comida de espécies ornamentais. Não encontrei referências à sua reprodução em aquário doméstico.

 

Mais informação:

AquaHobby

Fish Profiles

Loaches Online

 

 

 

outros aguardam-se....

Editado por lmsalgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o pessoal aqui no fórum estas espécies estão em comercialização.

Penso que estatuto de ilegalidade de importação se aplica a uma lista especifica de espécies que engloba as mais graves. Depois, é claro que dentes de elefante ou carapaças de tartaruga têm mais visibilidade que um peixito que às vezes até tem 3 ou mais nomes científicos diferentes (como o Galaxy), sendo portanto mais fácil de passar despercebido pelas fiscalizações, mesmo que realmente sejam oficialmente ilegais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

91 Visualizações e nem uma única contribuição?

Não acredito que ninguém conheça mais espécies ameaçadas.... mandem lá as espécies que sabem faltar a esta lista, eu trato de pesquisar sobre elas e adicionar à lista. Não custa muito pois não? :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
91 Visualizações e nem uma única contribuição?

Não acredito que ninguém conheça mais espécies ameaçadas.... mandem lá as espécies que sabem faltar a esta lista, eu trato de pesquisar sobre elas e adicionar à lista. Não custa muito pois não? ;)

espécies ameaçadas são muitas mesmo até ciclideos ibericos estão

nós é que podemos evitar que els se extingam

não os comprando

criarmos ou arranjar especies alternativas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espécies ameaçadas são muitas mesmo até ciclideos ibericos estão

nós é que podemos evitar que els se extingam

não os comprando

criarmos ou arranjar especies alternativas

 

É essa mesma a ideia deste tópico: informar para preservar. Infelizmente parece que ninguém se interessou pelo assunto :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É essa mesma a ideia deste tópico: informar para preservar. Infelizmente parece que ninguém se interessou pelo assunto :character0050:

 

 

Boas,

 

Aposto que houve muitas pessoas que se interessaram por este assunto, se calhar até mais do que pensas.

Mas não colocam post nenhum, ou porque apesar de quererem ajudar mas não têm conhecimentos de mais espécies ameaçadas para além das que já mensionáste, ou mesmo porque querem seguir o tópico mas sem responder.

 

Eu já sigo este tópico desde o seu inicio, mas como não conheço mais nenhuma espécie em risco, não postei.

 

Não peças apenas que coloquem aqui nomes desses mesmos seres, pede também soluções, dúvidas, respostas às questões que vão surgindo. Pois só colocando post com "fichas" desses seres em risco, terás em média uns 2 post por mês, se tanto.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aposto que houve muitas pessoas que se interessaram por este assunto, se calhar até mais do que pensas.

Mas não colocam post nenhum, ou porque apesar de quererem ajudar mas não têm conhecimentos de mais espécies ameaçadas para além das que já mensionáste, ou mesmo porque querem seguir o tópico mas sem responder.

 

Eu já sigo este tópico desde o seu inicio, mas como não conheço mais nenhuma espécie em risco, não postei.

 

Não peças apenas que coloquem aqui nomes desses mesmos seres, pede também soluções, dúvidas, respostas às questões que vão surgindo. Pois só colocando post com "fichas" desses seres em risco, terás em média uns 2 post por mês, se tanto.

 

Cumprimentos

 

 

Pois é mesmo isso: apesar de eu pedir apenas os nomes de espécies e comprometendo-me a ir eu procurar as restantes informações, mesmo assim as contribuições foram.... zero! (já passou quase um mês desde o início). E não por é desconhecimento de espécies em risco, pois só em ciclideos, como foi dito acima, são mais que muitas - é só um exemplo, nos restantes peixes o panorama é infelizmente semelhante.

 

Já tinha decidido mesmo deixar morrer este tópico, mas se começarem a haver participações, então mantenho o meu compromisso.

 

E é claro que as soluções, dúvidas e respostas, e tudo que tenha a ver com o tema será também bem-vindo! :character0050:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leuciscus turskyi

 

é uma espécie de peixe ciprinídio restrito ao rio Cikola, um tributário do rio Krka, na Croácia. Esta espécie foi julgada extinta, mas foi encontrada em Maio de 2002 por J. Freyhof e N. Bogutskaya. O seu habitat continua em declínio devido a extracção de água e à seca.

 

cumps

João

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leuciscus turskyi

 

é uma espécie de peixe ciprinídio restrito ao rio Cikola, um tributário do rio Krka, na Croácia. Esta espécie foi julgada extinta, mas foi encontrada em Maio de 2002 por J. Freyhof e N. Bogutskaya. O seu habitat continua em declínio devido a extracção de água e à seca.

 

cumps

João

 

Grande João! Obrigado pela tua referência e pelo link para a RedList. Inauguraste as contribuições e renovaste a esperança deste tópico ser útil ;)

O pobre Leuciscus turskyi já foi acrescentado à lista acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande João! Obrigado pela tua referência e pelo link para a RedList. Inauguraste as contribuições e renovaste a esperança deste tópico ser útil :D

O pobre Leuciscus turskyi já foi acrescentado à lista acima.

 

Vês, nunca devias ter perdido as esperanças.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe dojo, está em risco de extinção?

me disseram que não podia mas compralo, se não o ibama pegar dá multa.

 

No Brasil isso acontece.

 

Em Portugal não sei.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe dojo, está em risco de extinção?

me disseram que não podia mas compralo, se não o ibama pegar dá multa.

 

Suponho que te refiras ao Misgurnus anguillicaudatus (aquahobby)

Esse peixe necessita de licença especial em alguns paises, embora a espécie listada na Red List seja uma variante europeia, a Misgurnus fossilis (referência).

De qualquer modo a FishBase dá a espécie como moderadamente vulnerável, por isso vou acrescentar esta espécie à lista.

Obrigado

Editado por lmsalgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que te refiras ao Misgurnus anguillicaudatus (aquahobby)

Esse peixe necessita de licença especial em alguns paises, embora a espécie listada na Red List seja uma variante europeia, a Misgurnus fossilis (referência).

De qualquer modo a FishBase dá a espécie como moderadamente vulnerável, por isso vou acrescentar esta espécie à lista.

Obrigado

 

É o mirgurnus mesmo tenho 1 desses, to pensando comprar outro para reproduzilo.

pois é dificil de se ver ele a venda, eu gosto muito desse peixe eles são muito alegres.

 

Obs: vo comprar uma fêmea para min ter varios desses em meu aqua.

Editado por allanmayron

em breve o meu primeiro aquario =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia!

 

Lmsalgado, queria felicitar por esta excelente iniciativa de uma lista de peixes em vias de extinção!

Vou estar atento a quaisquer espécies que verifique estar ameaçada, e se encontatrar será postada aqui!

É por este motivo que eu acho que peixes F0, só mesmo se for pra tentar a todo o custo a sua reprodução! Por forma a, das duas uma, ou introduzir "sangue novo" nas criações com um espécime de qualidade, ou por outro lado para tentar reproduzir espécies que ou não se tenha conseguido ainda, ou que seja rara de encontrar no nosso mercado!

Vou assinar o tópico para ficar atento às "tristes" novidades!

Abraço e mais uma vez parabéns!

 

PS-Pretendes peixes a partir de que classificação no IUCN?? As últimas quatro a cinco??

Editado por Bmmsilva

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela felicitação ;), mas esta lista vive das informações e contribuições de todos portanto as felicitações são para quem contribuí. Espero que com o tempo vá ficando mais preenchida e mais completa.

 

Não estamos a seguir rigidamente as classificações do IUCN, algumas espécies nem lá constam (por variados motivos, incluindo discrepância de nomes científicos ou simples ausência de dados). A ideia é ir listar espécies que aparecem no mercado e perante as quais devemos estar alerta. O IUCN é no entanto uma excelente referência, e pode mesmo ser uma base de trabalho, mas temos que filtrar as espécies que circulam na aquariofilia (o que não é fácil).

Por isso é que, não sendo este um trabalho cientifico, a abordagem mais simples e eficiente pareceu-me ser coleccionar as espécies que qualquer um de nós descobre (na net ou nas noticias...) estar em risco.

 

Ficamos à espera das tuas informações :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande João! Obrigado pela tua referência e pelo link para a RedList. Inauguraste as contribuições e renovaste a esperança deste tópico ser útil :alberteinstein:

O pobre Leuciscus turskyi já foi acrescentado à lista acima.

 

 

Sempre ás ordens :alberteinstein: :alberteinstein:

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejam
um dos poucos sitios onde ainda existe o tetra diamante na natureza :animal_fish:

 

É um vídeo interessante, mas não encontrei na net nenhuma referência acerca da espécie estar em perigo. Pelo contrário a FishBase até mostra um grau de vulnerabilidade baixo. Conheces alguma referência que indique que este tetra deve pertencer a esta lista?

Obrigado pela contribuição surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um vídeo interessante, mas não encontrei na net nenhuma referência acerca da espécie estar em perigo. Pelo contrário a FishBase até mostra um grau de vulnerabilidade baixo. Conheces alguma referência que indique que este tetra deve pertencer a esta lista?

Obrigado pela contribuição :animal_fish:

 

 

não está em vias de extinçao, mas está quase extinto na natureza, para fazer esse video a equipa andou á procura de um sitio onde ainda existissem durante 3 anos

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não está em vias de extinçao, mas está quase extinto na natureza, para fazer esse video a equipa andou á procura de um sitio onde ainda existissem durante 3 anos

 

Hum, este é o primeiro caso complicado que apareceu. Se não está em perigo, não haverá impedimento para ser comprado ou necessidade de estar a reproduzi-lo.... a menos que a intenção fosse repovoar os seus habitats, mas como não são lusitanos esta hipótese não se coloca.

Parece-me que o mais apropriado (de acordo com as intenções do tópico) é estes tetras não fazerem parte desta lista. Mas se tiverem opinião diferente digam-me e eu acrescento.

 

(de qualquer modo já ficou a menção aqui no tópico)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais