Eco sistemas


joao1979

Recommended Posts

Isto já foi postado aqui.

 

Deve ser extremamente prejudicial para os camarões estarem reduzidos em meio litro de água sem manutenção.

 

Quem não quer fazer manutenção que compre cães de porcelana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho extraordinário terem conseguido recriar um ecossistema, num ambiente fechado!

 

Desculpem-me mas acho FANTÁSTICO.

 

Quanto a terem ou não espaço, creio ser 1 camarão por "bola", não tenho a certeza, mas se assim for, até não é muito desproporcional.

 

É óbvio que tira todo o gozo a aquariofilia, pois o que é bom é sujarmos as mãos a montar e desmontar, a regular parâmetros do nosso aquário. Enfim a fazermos de Sr Dr Natureza.

 

 

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a terem ou não espaço, creio ser 1 camarão por "bola", não tenho a certeza, mas se assim for, até não é muito desproporcional.

 

Não é muito desproporcional? 1 camarão em meio litro de água? Ou melhor qualquer camarão, caracol, peixe ou ser vivo em meio litro de água não é desproporcional?

 

E alimentação não? É do que houver lá pelo "ecosistema"? Então pergunto porque é que se compram alimentos para invertebrados.

 

E detritos? Deve ter uma colónia de bactérias gigantesca ali dentro.

 

E oxigenação da água? Trocas gasosas num espaço selado devem ser com fartura!

 

Credo aquilo é uma afronta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foste ao site ver qual o principio das "bolas"?

 

Se sim sabes o porquê de não concordar com a maioria das coisas que disseste.

Se não nem me dou ao trabalho em responder.

 

 

Eu digo e repito é um sistema muito bem pensado. E se funciona maravilha!!!

 

 

Cumps,

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto e muito giro sim senhora...

é como as decoraçoes que se ve por ai a venda em lojas em que metem um beta , ou um ou tres goldfish enlatados em copos de agua ou coisas do genero. e um espetaculo...

 

 

 

que grande estupidez...

e que tao ignorantes sao as pessoas que fazem isto e as que compram...

 

mas enfim..

aos olhos desse tipo de pessoas o ignorante sou eu ,porque nao percebo de decoraçoes e etc..

 

 

 

 

doi me o coraçao quando vejo este tipo de coisas.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Eu sou a favor do exemplo do betta. É errado colocar um peixe tão pequeno em espaços reduzidos. <10L para Betta para mim é algo pouco "católico".

 

Assim como é errado ter "balas" dentro de aquários de menos de um metro, escalares em aquários com menos de 50 cm de altura, oscares, e afins.

 

 

Mas vamos por partes e não vamos entrar em radicalismos.

No exemplo que foi apresentado, estávamos a falar de um camarão. Vamos focar a conversa no camarão e não em peixes. Estamos a fazer comparações ridículas daqui a pouco

 

 

Ponto 1:

Trata-se de um ser que de si mesmo, já é pequeno.

 

Ponto 2:

Por este ser pequeno, as suas actividades fisiológicas/biológicas são menores.

 

Ponto 3:

Se se consegue simular um ambiente fechado, em que se consegue manter o mesmo ser durante um período de tempo elevado, é porque este tem condições mínimas de sobrevivência.

 

 

Agora pergunto eu,

 

Será que quem desenvolveu este sistema, não estudou "um pouco" o ser que lá ia colocar?

Será que foi uma ideia do género: "Ah bora meter um camarão na bola de Natal! Pimba já está!"

 

Ou será que foi algo que levou tempo a ser estudado?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foste ao site ver qual o principio das "bolas"?

 

Se sim sabes o porquê de não concordar com a maioria das coisas que disseste.

Se não nem me dou ao trabalho em responder.

 

 

Eu digo e repito é um sistema muito bem pensado. E se funciona maravilha!!!

 

 

Cumps,

 

 

Se estás a falar deste esquema:

eco-spherecycle_animation_s.gif

 

Lamento mas esperar que surjam algas para produzir oxigénio quer para os camarões quer para as bactérias derrota a minha compreensão.

 

Isto sem falar do efeito bola.

 

Isto entre outros.

 

Lamento mas não posso de todo concordar contigo mas sim com o paulo.c.

 

Outra questão é tratamento em caso de doença.

 

Outra coisa. A questão do estudo é uma falsa questão. De certeza que foi estudada a melhor forma de pintar peixes com cores bonitas.

 

Estes "estudos" têm como base a viabilidade financeira do produto e não do bem-estar dos animais.

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora pergunto eu,

 

Será que quem desenvolveu este sistema, não estudou "um pouco" o ser que lá ia colocar?

Será que foi uma ideia do género: "Ah bora meter um camarão na bola de Natal! Pimba já está!"

 

Ou será que foi algo que levou tempo a ser estudado?

 

Cumps,

 

 

se calhar so inventaram com um camarao.. porque mataram dezenas ou mais de peixes para tentar ter esse efeito final. e o peixe so durava uma semana.

e quantos camaroes morreram nessas experiencias?.

 

nao sei se reparaste que um dos objectivos dessas experienças eram mais para fazer lucro na venda dos mesmos do que para outra coisa

pois isso esta la a venda para servir de decoraçao

 

eu sei que dizem la que os camaroes vivem de 2 a 5 anos ...ja houve casos que chegaram aos 20(eu nao acredito muito nisso)

 

mas tambem posso te dizer ..que se meterem uma pessoa dentro de uma esfera com um pessegueiro la dentro a pessoa talvez tambem dure esse tempo.

 

este e o meu ponto de vista.

 

abraço :transport027:

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim não deixas de ter razão, mas eu também não deixo de a ter.

 

Eu só não gosto é quando as pessoas radicalizam.

 

É óbvio que estas esferas do existem porque dão lucro. Bem como só existe aquariofilia porque dá lucro, senão não existiam marcas de filtros, nem filtros nem nada. Quem diz aquariofilia, diz tudo o resto.

Mas isso é um questão filosófica, pois daqui a pouco estamos a mexer com o "ser" do ser Humano.

 

Eu só quero é que as pessoas ao darem o seu comentário, não caiam em radicalismos. Nem tanto ao mar nem tanto a terra.

 

20 anos pro camarão, acho exagero. Mas acredito que os tais 2-5 anos sejam bem possíveis.

 

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim não deixas de ter razão, mas eu também não deixo de a ter.

 

Eu só não gosto é quando as pessoas radicalizam.

 

É óbvio que estas esferas do existem porque dão lucro. Bem como só existe aquariofilia porque dá lucro, senão não existiam marcas de filtros, nem filtros nem nada. Quem diz aquariofilia, diz tudo o resto.

Mas isso é um questão filosófica, pois daqui a pouco estamos a mexer com o "ser" do ser Humano.

 

Eu só quero é que as pessoas ao darem o seu comentário, não caiam em radicalismos. Nem tanto ao mar nem tanto a terra.

 

20 anos pro camarão, acho exagero. Mas acredito que os tais 2-5 anos sejam bem possíveis.

 

 

Cumps,

 

 

as lojas e que existem para terem lucros..mas as mesmas sao fundamentais ,

para darmos o minimo de condiçoes aos nossos peixes etc.

 

e os camaroes ate podiam viver 50 anos.

nao esta ai o problema ,

mas sim nas condiçoes em que vivem e para que serve esse fim..que e para decoraçao.

 

eu nao tenho um aqua para decoraçao.

tenho porque gosto de animais. e sao os unicos que posso ter.

e tento dar lhes o maximo que posso.para que tenham uma boa vida..mas ao mesmo tempo sei que ate posso ter um aquario de 500lt que as condiçoes serao sempre as minimas comparando com o habitat dos mesmos.

por isso a minha razao de ser radical com certas coisas que disse.

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Óbvio colega, eu também tento dar o melhor aos meus animais! Acho que se não gostássemos não estaríamos a gastar o nosso precioso tempo aqui, NUM SITE DE AQUARIOFILIA.

 

Eu só acho é que o conceito é interessante. E merece um pouco da nossa atenção, mesmo podendo ir contra algo pré-estabelecido.

 

Eu pelo menos fiquei curioso como ele funcionava, e de facto ter aplicações práticas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para quem não sabe, fica desde já a saber que o projecto que deu origem a esta esfera foi um projecto de principio de vida auto-sustentável dirigido pela NASA.

 

Após as experiências determinantes para a adequabilidade de sistemas auto-sustentáveis é que esta ideia saiu para o público. De facto existem sistemas destes com uma longevidade superior a 20 anos, basta procurarem no google com as palavras '"eco sphere"+nasa'.

 

O projecto que deu origem a estes micro sistemas baseia-se não só na contínua produção do sistema a nivel alimentar, mas igualmente a nivel populacional e de produção de oxigénio e reciclagem total de detritos. O projecto foi e é determinante para a evolução espacial e futuros desenvolvimentos e upgrades para utilização pelo homem em viagens espaciais mais longas, bem como em bases lunares e/ou 'marcianas' que sejam auto-sustentáveis.

 

De certo que muitos neste forum já devem ter ouvido falar do projecto biosfera, se não podem consultar alguma informação aqui: Biosfera3

 

Enquanto alguns se divertem a discutir os beneficios e os maleficios de tal esfera, para com os habitantes, deverão considerar isto no mínimo muito interessante e para quem tiver dúvidas poderá consultar o artigo de Carl Sagan acerca destas mesmas esferas e do principio que rege o estudo dos sistemas auto-sustentáveis aqui : The World that Came in the MailBy Carl Sagan

 

Agora em tom de crítica, acerca das respostas que o tópico teve, e em vez de assumir uma atitude critica ao nivel 'fundamentalista' tenho de reconhecer que é uma obra conceptual de biologia/engenharia de facto espantosa! e espantem-se o sistema funciona de forma perfeita para os seus habitantes e muitas gerações futuras.

 

A primeira vez que me deparei com um sistema destes foi em 1998 quando me deparei com a página 'IWantOneOfThose', em vez de criticar fiquei fascinado e pesquisei muito sobre o assunto, infelizmente na altura era impossivel enviarem para portugal porque a esfera não pode estar mais de 24 horas sem iluminação natural, neste momento acho ainda muito cara, mas irei adquirir uma quando o preço for mais conveniente.

 

Abraço

 

JT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João Teixeira,

 

Gostei principalmente desta parte:

Perhaps some future Johnny Appleseed will dot Mars with self-contained ecosystems, oases that will be the inns and way stations for the explorers of the 21st century

 

 

Realmente tinha lido algo sobre a Nasa, mas não cheguei a aprofundar. Fascina-me pois como (futuro) cientista, estas coisas prendem a atenção de uma pessoa. Achei deveras fascinante, e é algo em que a gente pensa. E se se aplicasse este conceito a uma maior escala? etc etc...

 

 

Eu só acho que as pessoas deveriam abrir um pouco os horizontes quanto a estas novas propostas, que quanto a mim, são sempre muito bem vindas!

 

Já agora qual o preço de uma esfera destas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei deveras fascinante, e é algo em que a gente pensa. E se se aplicasse este conceito a uma maior escala? etc etc...

 

 

Eu só acho que as pessoas deveriam abrir um pouco os horizontes quanto a estas novas propostas, que quanto a mim, são sempre muito bem vindas!

 

 

nao te preocupes que o mais certo é ser o nosso fututro....

 

abrir os horizontes ..talves para a diminuiçao de co2 na atmosfera..e nao para viver numa capsula no futuro.

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te preocupes que o mais certo é ser o nosso fututro....

 

abrir os horizontes ..talves para a diminuiçao de co2 na atmosfera..e nao para viver numa capsula no futuro.

 

A diminuição do co2 na atmosfera neste momento não é algo que se consiga em dois ou três anos, nem em 10 nem em vários séculos. O mal está feito, agora temos de arcar com as consequências e procurar alternativas viáveis para a sobrevivência de gerações futuras. E se estudos destes permitirem chegarmos mais perto dessa sobrevivência, venham eles!

 

Afinal de contas o que é que nós fazemos num aquário: um ecossistema em miniatura em que a partir de determinada altura se deixarem de fazer manutenção no aquário ele mantêm-se viável.

 

E viva aos sistemas autosustentaveis! :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês e esta historia do sobrevivem...

Estes camarões terão dentro das suas bolas autosustentaveis, uma melhor vida que 3/4 da população africana!

Eles não passam fome, não apanham doenças (o sistema é fechado, não entra nada nocivo, só lá está o que foi colocado de inicio), não têm predadores... o único passo importante da sua vida que lhes é vedado é a reprodução!

 

A única questão pode ser a da liberdade... mas lhes queremos dar liberdade teríamos de apanhar um avião e liberta-los num rio algures entre a china e a malásia... e quem é livre afinal de contas?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente acho isto um 'crime' .... tudo bem pode ter condiçoes para aí viver mas ....

 

Nos temos aquarios e vemos os peixes seja ele qual for sempre dum lado para o outro a meter-se com este ora a levar nas orelhas daquele.... volta e nao volta proporcionamos.lhes algo de novo, ficam logo excitados e isso e notorio.... Podem reproduzir.se e conviver com peixes do sexo oposto ja se imaginariam sem nunca terem oportunidade de sequer conhecer uma mulher/homem? acho demasiado mau...

 

Tudo isto para dizer que embora ele realmente nao morra olhamos para ele e tem aspecto de seja o que for mas que na verdade não é aquilo que devia ser... isto claro na minha opiniao.

Embora seja um bom projecto, para mim nao devia ser realizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.