Quem somos?


rui kid

Recommended Posts

Tenho alguns inquilinos no aqua (bem giros). Vieram de uma longa distância agarrados em plantas.

 

Gostava de saber como se chamam e se haverá inconvenientes em mantê-los no aqua.

 

As fotos foram as que se conseguiram hoje de manhã com metade das luzes apagadas.

 

Foto 1:

physa.jpg

 

Foto 2:

cone.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Rui

 

O da 2ª foto parece um Anatome Helena , conhecido como o caracol que acaba com a praga dos caracois.

Ve se ele tem um pequeno corno a frente tipo antena, se for deixa-o, é benefico.

 

O da 1ª foto parece o inicio da mesma praga.nao te posso dizer com 100% de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Kid! O Caracol da primeira foto é uma Lymanea sp.,e já é a 2ª que vejo hoje aqui num post! Pensava que era mais dificil de encontrar estes Caracois! São muito bonitos,tem dois cornos pontiagudos.

 

O Caracol da segunda imagem é um Melanoides Tuberculata,são bem interessantes pois saem todos mais à noite e sobem as paredes do aqua.

 

Qualquer desses dois caracois não afecta as plantas,não as comem.Ajudam bastante no ecossistema do aquário,comendo folhas mortas e restos de comida. Se não alimentares demasiado os peixes não se reproduzem em massa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli,

 

É sempre bom contar com a tua ajuda.

Vou então mantê-los com o resto da bicharada.

Obrigado.

Fazes bem!

 

Sabes,à uns anos tive um aqua de 300L que tinha o Lúcifer a viver,um Peixe-Gato preto enorme,gigante. O bicho comia que nem um desalmado. Nesse aqua só vivia com ele essa espécie de Caracois da 2ª imagem,os Melanoides Tuberculata.

 

Como sobrava muita comida,de noite,quando as luzes se apagavam,os vidros ficavam literalmente cobertos por esses Caracois, impressionante. Eram às centenas! Tinha uma população descontrolada por causa da inexistência de uma equipa de limpeza,pois o Lúcifer vivia sozinho.Mas era lindo! Costumava assistir sentado,de pipocas na mão: A Migração dos Tuberculata!

 

Este Caracol pode ser confundido com os Thiara sp. ou mesmo com os Anentome Helena, devido à forma conica da sua concha.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas Rui Kid! O Caracol da primeira foto é uma Lymanea sp.,e já é a 2ª que vejo hoje aqui num post! Pensava que era mais dificil de encontrar estes Caracois! São muito bonitos,tem dois cornos pontiagudos.

 

O Caracol da segunda imagem é um Melanoides Tuberculata,são bem interessantes pois saem todos mais à noite e sobem as paredes do aqua.

 

Qualquer desses dois caracois não afecta as plantas,não as comem.Ajudam bastante no ecossistema do aquário,comendo folhas mortas e restos de comida. Se não alimentares demasiado os peixes não se reproduzem em massa.

 

100% de acordo

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este Caracol pode ser confundido com os Thiara sp. ou mesmo com os Anentome Helena, devido à forma conica da sua concha.

 

 

tenho as 3 espécies, e posso te dizer que as helenas(para quem as tem) é muito diferente, para alem do tamanho, é listados de preto e amarelo e a forma da concha é mais lisa, sem que seja seccionado, já os theara sp, são bastante parecidos em cor, mas não são tão alongados nem crescem tanto como os melanoides, para alem que o ângulo da secções com o corpo é mais fechado, chegando muito perto dos 90º

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Agora fiquei com uma duvida.

 

Qual o tamanho máximo de um Tuberculata adulto?

É que vi uns quase do tamanho de uns Tylomelania, ou seja quase com três centímetros.

 

Os meus são pequenos, será que há outra espécie que também só sai à noite e que é muito semelhante aos Tuberculata?

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Agora fiquei com uma duvida.

 

Qual o tamanho máximo de um Tuberculata adulto?

É que vi uns quase do tamanho de uns Tylomelania, ou seja quase com três centímetros.

 

Os meus são pequenos, será que há outra espécie que também só sai à noite e que é muito semelhante aos Tuberculata?

 

 

 

 

Abraço

 

o tamanho adulto dos tuberculata, ronda os 2 ou 2,5 cm, por isso é bem possível que atinjam esse tamanho

 

quanto ao serem do tamanho das tylomelanias........ eu tenho varias espécies e a mais pequena que tenho tem 5cm(tamanho adulto), mas tb tenho um espécie que tem 10cm

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pois desses grandes já não tenho.

Morreu um (o único) que tinha quase 10 cm.

 

Agora tenho patriarchalis mas segundo os bacanos da Crusta10 eles podem atingir os 12cm...

Os meus ainda são pequenos (4 ou cinco cm) será que se reproduzem mesmo sendo assim tão pequenos?

 

De qualquer das formas, as caracoletas parecidas com Tuberculata que vi teriam sensivelmente o mesmo tamanho.

Quatro ou cinco cm. é muuuito para uma Tuberculata, penso eu de que...

Na volta era de outra espécie, acho que vou cravar um ou dois para trazer para junto dos rastejantes que tenho.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais