Valores de teste à água


Pingurik

Recommended Posts

Olá,

 

Sou completamente novo neste hobby. Contudo já li muita da informação aqui no fórum que me ajudou a entender muita coisa mesmo assim precisava de uma ajuda.

 

O meu aquário é de 19L algo que escolhi com a ideia de apenas ter 2 max 3 peixes, para iniciar este hobby julgo suficiente.

 

Coloquei no aquário substrato, 1 tronco e algumas plantas.

 

Adicionei condicionador de água da jbl e denitrol que indica que faz a decomposição biológica de amoníaco e nitritos e activação de bactérias. 

 

Tenho feito ontem e hoje teste à água. Nitratos 25

Nitritos 0

Gh 10

Kh 6

pH 6.8

 

Pelo que vi no gráfico do ciclo de azoto. Tinha que ter valores de nitratos a 0 nos primeiros 10 dias mas ainda só vou no terceiro e já tenho 25. Nitritos a 0

 

Não consigo percebe em que ponto estou no ciclo ou se ele iniciou. 

 

Alguém me pode dar alguma dica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos podem vir na água que adicionaste! Eu disse "podem" mas para termos certeza só testando os nitratos da tua água. Mas se adicionaste o JBL Denitrol encheste o aquário de bactérias, de acordo com as instruções fa própria marca deves adicionar um peixe para que ele crie amónia que alimente as bactérias senão elas, por falta de alimento (amónia e nitritos) irão desaparecer. Os gráficos que viste são para quem prefere o método natural de criar uma colônia de bactérias apenas adicionando alguns flocos de comida de vez em quando para dar começo ao ciclo do azoto. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo posso começar por colocar um peixe e ir controlando os níveis, correcto?

no caso de os valores tóxicos (nitritos e amonia) aumentarem devo proceder a TPAs ou com químicos tipo sera toxivec?

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, de acordo com as instruções da própria marca, devias ter colocado o peixe logo após a entrada do  Denitrol! Se já passaram três dias já perdeste uma parte da colônia de bactérias por isso para não perder o dinheiro que gastaste o melhor será arranjares um peixe o mais rápido possível. E sim, deves testar todos os dias os valores de amónia, nitritos e nitratos e efectuar pequenas trocas de água se necessário para baixar os valores. Ou reforçar com a adição de mais Denitrol. 

Que peixes pretendes colocar neste aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ver todas a instruções no site deles, exacto deveria ter colocado o peixe passado 15m na adição do denitrol. Assim sendo amanhã vou colocar outra dose de denitrol e colocar um peixe passado os 15m.

Em relação ao peixe ainda não tinha pensado bem nisso porque pensava que teria que passar por um ciclo longo. Continuo a não saber exactamente o que lá colocar, acho que me vou focar nos parâmetros de ph, kh e gh da minha água no aquário e fazer uma escolha numa espécie que se enquadre nos valores que tenho.. espero estar a ter um raciocínio correcto.

Mais uma vez obrigado pelo excelente feedback, extremamente útil para novatos como eu. Obrigado e desculpa pelo incomodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não incomodas nada, estamos cá é mesmo para isto! Para te ajudar convinha que colocasses aqui o setup completo e imagens do aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AFCF60_B7-_D7_B1-4947-_A081-407857_B6537

Meti hoje o peixe um espada fêmea. Fiz as medições da água antes de o colocar e de meter o denitrol.. tudo Ok. Passado os 15m meti o peixe, já o alimentei e ainda à pouco fiz outro teste à água, valores todos iguais, 0 nitritos e 0 amoníaco. Amanhã volto a tester.

As plantas é que eu não sei se estão com muita saúde, vejo algumas marcas nas folhas tipo “queimado” mas n sei se já assim estava quando as comprei, mas em geral parecem boas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.