samuelmatheus

Ciclagem que não se inicia!

Recommended Posts

Bom dia,

Montei meu aquário no dia 22/09, é um aquário plantado, hoje completam-se 13 dias da montagem, o aquário tem 150 litros úteis, utilizei substrato da MBreda Discus Soil.

Segundo o fabricante, MBreda, esse substrato é a base de matéria vegetal, que acidifica a água naturalmente, e que possui tendência de amônia, expliquei o problemas a eles e foi sugerido esperar e fazer 2 TPA semanais.

A tendência a amônia a que eles se referem, é o teste ficar azul escuro (quase preto), desde o início das montagens e mesmo após as TPA.

Estou fazendo testes diariamente, e está desde o começo da mesma maneira, o teste de amônia está azul escuro (quase preto), o PH está em torno de 6,2 e os testes de cloro e nitritos estão negativos, a temperatura está sendo mantida em 28ºC e estou inserindo CO² através de cilindro.

O canister está com bastante mídia biológica, utilizei as mídias cerâmicas que vieram com o canister, da marca JBL (entendo que são boas), e adicionei mídias da Sera, coloquei 290g da Siporax Professional de 15mm (“in tese” suficientes para um aquário de 200 litros), e coloquei também 210g da Siporax Bio Active Professional (“in tese” suficientes para 400 litros), na montagem utilizei o BioStart da Sera também.

Após uma semana sem nenhuma mudança nos níveis de nitrito, iniciei a aplicação do acelerador de biologia OverNite da Ocean Tech, que “in tese” ciclaria o aquário, foram 4 aplicações em dias intercalados, e nada!

Entendo que o substrato é rico em matéria orgânica, o que justifica a grande quantidade de amônia, mas não entendo porque não houve a produção de nitrito, pela quantidade de amônia e de mídia biológica, era para eu ter uma quantidade alta de nitrito no aquário. Não estou desesperado para que a ciclagem seja concluída, mas aparentemente, nada está acontecendo, parece que as bactérias sequer iniciaram a colonização do filtro, uma vez que o nitrito está zerado!

Já li e reli vários artigos sobre bactérias nitrificantes, ciclo do azoto, filtragem biológica, mas não encontrei nada que possa justificar a ausência dos nitritos, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado!

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Atenção que os testes testam geralmente amónia( NH3+ ), e os solos, geralmente libertam amónio ( NH4+ )( a diferença está num catião ) e penso que essa diferença é muito grande.

As plantas ingerem Nitratos, mas também amónio ( NH4+ ),  o NH3 normalmente, as plantas não ingerem e é esta que é utilizada na nitrificação.

 

Verifica se os teus testes testam NH3 ou NH4... Isto pode explicar os resultados estranhos

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 Já está tudo resolvido, como ninguém tinha comentado nesse tópico, não me preocupei de dar um retorno!

Realmente a ciclagem demorou um pouco, principalmente pelo fato de eu ter usado aceleradores biológicos, mas enfim deu certo, nitritos e amônia zerados.

Abraço!

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas, pronto isso é q interessa! :)

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00