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  1. Cuidado com injecção de CO2 na entrada do filtro. Nestes casos, a mistura do CO2 com a água é sempre feita à saída e nunca à entrada.
  2. Se bem me recordo, águas paradas e com altos níveis de Dioxido de carbono são ambientes propicios a Cianobacterias. Quanto a soluções, nunca gostei de bombas de ar mas, pode ser uma opção válida durante a noite. Mas como recomendação: Arejamento (ora seja por bomba de ar ou por maior movimentação) Remoção manual sempre que possível e sempre que haja uma concentração elevada, pois esta praga cresce rapidamente Perfumar a zona onde o aqua está instalado, para evitar o cheiro a água "choca" ou cheiro a "mofo". (ahh, pois, esta última medida é facultativa ) Em último caso podes as cianobacterias. Desligar luzes, modificar esquemas de fertilização e introdução de peixes comedores de algas são medidas que se revelam ineficazes ou pouco eficazes.
  3. Muito cuidado com a proliferação dessas Cianobacterias (pela descrição que deste, não restam dúvidas). Nem que tenhas de as retirar com as mãos (até saem com facilidade) diariamente. Se perderes o controlo, vais complicar e muito a tarefa de as eliminar. No meu caso, desleixei-me e tive de me socorrer de um antibiotico (ESE 1000) para as eliminar. Custou-me, com alguma sorte , a morte de apenas um peixe. Na altura as cianobacterias desapareceram, mas reparei que há cerca de dois meses, há uma zona do meu aqua onde elas estão a querer proliferar novamente. Só que, desta vez não lhes dou hipotese e retiro-as logo. Tenho o problema controlado. Pelo pouco que li, acho que há alguma relação entre excesso de CO2 (o que surge principalmente com as luzes apagadas) e o crescimento/desenvolvimento destas. No meu caso, como não posso desligar a injecção de CO2 à noite (fermentação), estou sujeito a este tipo de problemas.
  4. Boas, A iluminação é suficiente para as plantas que tens, se excluirmos as Blyxa e as Lilaeopsis novae-zelandiae. Mas, mesmo para essas plantas, com bons reflectores (não sei a altura do aqua, aspecto relevante) e com fertilização moderada, acho que talvez conseguisses mante-las. Mais informações...
  5. 2. Hygrophila difformis 3. Tonina sp. (talvez sub-espécie 'belem')
  6. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Ora bamos lá abiar este pexoal, que num é do nuerte de certeza... murkas: Ecology Of The Planted Aquarium - D Walstad - Echinodorus Press Aquarium Plants - Barry James - Tetra Press kAMASUTRA - Sex Positions (ebook) (e carago, este num era para tar aqui ) Aquarium Plants- C Kasselmann (press qualquer coisa) Se quiseres os pdf's a gente trata disso (incluido o kamasutra). André Silvestre: Antes de mais obrigado pelos parabens. Concordo contigo na questão do pH. O gajo devia tar mais baixo. Tenho dois sistemas de CO2 da Nutrafin a trabalhar em simultaneo. Sabes que a agua aqui no nuerte é mole, e assim devia conseguir acidificar a água. Sei lá, não tenho tempo (€€€) para incorporar injecção por botija. Vou prestar mais atenção a isso. Quanto às mudanças de água, vou fazer uma nos próximos dias (tem de ser antes de Sexta feira). O beneficio ou não das mudanças de água tem muito que se lhe diga. Mas é mais uma experiencia a fazer, na busca de resultados. Krushandkill: Provavelmente estou com pouco CO2, mas potássio duvido. Por falar em potássio (vou colocar um tópico no 'Procura' mas já fica aqui a mensagem), não há ninguém que queira vender potássio? Quanto à tua peixarada, não posso por lá camarões pois o Meeki gosta ou deve gostar deles mais que eu. Tenho 5 kribensis adultos e seis juvenis a caminhar para a puberdade, dois CAE que nunca alimentei, um Steatocranus, dois escalares e um Meeki. Já sei que é uma trapalhada de peixes misturados mas, gosto muito das espécies em causa e dão-me muito gozo ao observa-los. Quanto aos teste, é o que tenho feito e os fosfatos tem diminuido mais ou menos 0,01 ppm por dia e o nitratos um pouco menos. Por último, discordo quanto à iluminação. Para tal, basta dizer que mantenho Nesaea sp. 'red leaved', planta extremamente exigente no que à iluminação se refere. Mais que a Rotala macrandra por ex., que também tenho. Uma boa iluminação é muito mais que quantidade de watts. Bons reflectores, balastros electronicos e lampadas T5 também são muito importantes. Bou dando nobidades...
  7. Este é dos tópicos que gosto... plantas para identificar. Ora bem: 1ª Hygrophila corymbosa qualquer coisa (polysperma não é) 2ª Echinodorus qualquer coisa (aqui há muito por onde pesquisar até encontrar a dita cuja). Há muito site por onde pesquisar a espécie de echinodorus.
  8. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Murkas, a questão aqui é limitar o crescimento ou desenvolvimento de algas, através da eliminação de ferro na coluna de água, única zona onde as algas conseguem o nutriente, já que as plantas na generalidade conseguem obter ferro no solo através das raizes. Foram feitos estudos e há exemplos que mostraram um decréscimo acentuado quando o ferro é retirado da coluna de água, colocando-se então ferro (há diversos produtos no mercado deste género) directamente nas redondezas das raizes das plantas. É uma hipotese.
  9. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Murkas: Para além da fertilização NPK (Potássio, Nitratos e Fosfatos independentemente) utilizo o 'hortrilon' para fertilizar micros. A composição do 'hortrilon', se não me engano, refere 5% de ferro quelatado e 5% de magnésio. São aliás os dois compostos mais presentes no 'hortrilon'. No tópico do André (já o tinha visto algures), creio que o potássio será o maior problema, mas o homem (André Silvestre) chegou agora mesmo. André Silvestre: O teor de CO2 presente, segundo a tabela pH/KH é insuficiente, pois tenho pH na ordem dos 7,6 e KH aí pelos 2. No entanto, há muito 'peeling' e bolhas de O2 nas plantas, o que me leva a crer que insuficiencia de CO2 não será. Quanto ao potássio, estou sempre a fazer confusão com a ordem de consumo dos macros NPK. É N>P>K ou K>P>N? Quanto à idade. Passei demasiado tempo com fosfatos inexistentes, no entanto a coloração das plantas sempre foi normal. Desde há cerca de uma semana é que noto a alteração. Como referi anteriormente, adiciono ferro através do produto 'hortrilon', que contém (mais uma vez se não me engano) 5% de ferro quelatado e 5% de magnésio, entre outros micros. Tenho de ver qual o teor de ferro hoje para ver se é consumido ou não. Quanto ao 'last but not least', confesso que sou avesso às trocas parciais de água, por considerar que na generalidade dos casos são demasiadas. Talvez no meu caso ajude mas, há muita gente a referir que as 'TPA' são insignificantes no tratamento/eliminação de algas no aquário. Por exemplo, Diana L. Walstad que fez diversos testes e experiencias, e concluio que TPAs não são importantes na matéria. O CO2, o Ferro, plantas de superficie, alguma alelopatia e fertilização moderada são as principais armas neste combate. Para já e em jeito de conclusão, acho que o crescimento das algas está a estagnar, o que é positivo e fornece mais uma dose de paciencia. No entanto, só tenho mais uma semana para tratar o problema, pelo que não estou a ver muitas luzes ao fundo do túnel. É que de hoje a uma semana vou ser papá pela primeira vez , e a aquariofilia vai entrar em repouso durante umas semanitas no mínimo. Vai ser só dar de comer à peixarada e fertilizar a olho. É axim a bida...
  10. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Acho que vou levar nitratos e fosfatos a zero ou próximo e ver o que acontece. Há um pormenor que me está a escapar e que provavelmente está relacionado. Denoto uma carencia de um nutriente, que está a deixar as folhas novas de algumas plantas mais claras ou demasiado claras, quando comparadas com a coloração habitual. Casos da Ludwigia repens x arcuata, Hygrophila polysperma 'rosanervig' e até nas Eichornia azurea. Parametros actuais: Nitratos - 5mg/l Fosfatos - 1mg/l Ferro - +- 0,1mg/l O teor de CO2 parece-me satisfatório. Alguma sugestão?
  11. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    zeneo: Poderá ser insuficiencia de CO2, embora quase todas as plantas façam o chamado 'peeling'. Digo poderá ser, pois o meu sistema de injecção por fermentação não produz nada que se pareça com duas bolhas por segundo. Claro que, as bolhas por si só não dizem nada. É preciso dilui-las convenientemente na água. Não consigo é baixar o pH para valores próximos de 7 (neutro), o que juntamente com uma dureza baixa não indica valores suficientes de dioxido. Realmente, tenho de arranjar forma de baixar o pH. Tenho de investigar formas de o fazer 'à la nature'. Quanto aos camarões, eles não sobreviviam dois minutos lá dentro. O Tico (Cichlasoma meeki) tratava-lhes da saúdinha e o casal de kribensis também não gosta de intrusos. Luis Fortunato: Tenho fertilizado por forma a manter 1,5ppm de fosfatos (já não coloco fosfatos desde sexta-feira). Realmente, acho que tenho uma certa carencia de potássio, o problema é que, já li algures que a Nesaea pedicellata é sensivel a valores elevados de potássio e no meu caso, quando comecei a carregar com potássio, a Nesaea ficou num estado triste, com as folhas novas e denotarem uma semelhança a carencia de calcio. Quanto a fertilizar 10ppm de K para 1ppm de PO4, ainda ontem acrescentei 12ppm de potássio. Agora pergunto eu: Não é estranho que, pelas minhas contas, haja um consumo diário médio de 0,1ppm de fosfatos e os nitratos mantêm-se sempre os mesmos? Mesmo sabendo que, quando alimento a peixarada estou a acrescentar fosfatos e nitratos à água? O aquário é este, embora actualmente tenha muito menos plantas altas.:
  12. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Pois é Nina, muita paciencia. Só uma coisa. O protalon, como qualquer outro medicamento do género só produz efeitos se aplicado no aquário. No teu caso, mesmo que eliminasse as algas das plantas, quando as colocasses de novo no aquário, os esporos ainda presentes neste iriam repovoar as plantas. A produzir efeitos só mesmo se aplicado no aquário, de modo a matar algas, esporos e tudo o mais que possa dar origem a algas. Após quatro dias com fosfatos a 1,5 e nitratos a 7, o estado continua exactamente o mesmo. Mesmo as novas folhas começam a estar povoadas de novas algas. Algumas fotos tiradas ontem: Ammania sp 'bonsai' Ammania gracilis Ludwigia inclinata var. verticillata 'cuba' Hygrophila polysperma 'ceylon' Ahh, e antes que me esqueça, deixem-me dizer-vos uma coisa muito importante: MALDITAS ALGAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  13. nfdc

    identificaçao de planta

    Não tenho dúvidas que não se trata de uma Hygrophila polysperma. Hygrophila poderá ser, mas polysperma não.
  14. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Bem Migus, a minha fosfatada adquiri ao membro (espero que ele não me leve a mal) krushandkill. E acho que ainda tem bastante para vender. Ou então podes comprar na horizonte aquatico por exemplo. Ontem aumentei os meus fosfatos para 1,5. Já agora, o estado geral do meu aqua é bem melhor agora comparativamente ao que está demonstrado nas fotos. Aquilo foi quando tive o surto de algas. Obrigado nina pela partilha de experiencia. Realmente, há quem não tenha resultados com o PROTALON e há quem tenha. Quanto a mim, vou dando novidades.
  15. nfdc

    Filamentosas, Participem...

    Pois, paciencia... Vamos ver... Zeneo, o meu receio é esse. Acredito que não chegue a esse ponto.