ssssilva_2, em Jul 26 2010, 01:41 AM disse:
Galera...meus neons andam meio gordinhos...acho que são as fêmeas...só que estão tão gordas que parecem que vão explodir. Será que estão prontas pra desovar ou estão com alguma doença....segue a foto.

pelo que sei tens de alimentar muito bem as fêmeas -usa artémia, microvermes e flocos ou comida congelada (escolhe pelos mais gordos) colocar 1 ou 2 num aqua à parte, usa berlindes no fundo.
mete um bocado de vegetação, e uma luz fraca. depois adiciona o macho de noite. observa o comportamento deles. não vale a pena deixar mais que 2 dias eles para acasalar. se não acasalarem troca de casais/trio.
a água deve de ser agua nova no aqua de reprodução e de preferencia com dureza baixa (simular a água com menos sais da altura das chuvas).
sei que os tetras cardinais são mesmo fotofobicos aquando alevins acabados de nascer e deve de ser feita uma ambientação até 10 dias em que a claridade vai sendo aumentada gradualmente.
os alevins de oviparos são pequeninos. artémia é garnde demais para eles. deves de usar algo como Hobby protogen que nada mais é do que protozoarios que em contacto com a água vão se reproduzir e alimentar os peixes. depois usas microvermes que são bem pequeninos e faceis de apanhar pelos alevins e depois sim usas artemia.
boa sorte e dá noticias.
eu vou tentar daqui a uns tempos reproduzir os tetra cardinais que são dos mais dificeis de reproduzir em cativeiro. a ver se tenho sorte.