Novo aqua


sportcv

Recommended Posts

Boas,

 

vou montar um aqua novo, qlqr coisa do tipo 150Cx60Lx60A... mas vai demorar o seu tempo !!!

 

a ideia é ter um plantado com Discus e mais alguns peixes / invertebrados* p/dar movimento e alguma cor... neons, corydoras e reds...

 

como estou a pensar em construir o aqua à medida e como este ira ficar numa sala, num movel que tb irei construir à medida, gostava da vossa ajuda para saber que tipo de acessórios é que são os mais adequados para:

 

- aquecimento

- filtros, (interiores ou exteriores ?)

- filtro UV

- iluminação (estou a pensar em sistemas mistos, que me permitam economizar alguns watts)

- outros (coisas que achem fundamentais)

 

a decoração, vai andar por:

- akadama e areao preto.

- troncos

 

que tipo de "furos" é que o aqua deve se é que os deve ter p/a filtragem e facilidade de TPAs... (vou ter que usar mangueiras p/os TPAs, da sala p/a cozinha & vv)

 

basicamente isto é o inicio do topico p/discussão connvosco, de acordo com as sugestões que forem dando e da experiência que tem...

 

agradeço desde já a ajuda de todos.

 

cumprimentos

sportcv

 

*corrigido :)

Editado por sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vou montar um aqua novo, qlqr coisa do tipo 150Cx60Lx60A... mas vai demorar o seu tempo !!!

 

a ideia é ter um plantado com Discus e mais alguns peixes / vertebrados p/dar movimento e alguma cor... neons, corydoras e reds...

 

como estou a pensar em construir o aqua à medida e como este ira ficar numa sala, num movel que tb irei construir à medida, gostava da vossa ajuda para saber que tipo de acessórios é que são os mais adequados para:

 

- aquecimento

- filtros, (interiores ou exteriores ?)

- filtro UV

- iluminação (estou a pensar em sistemas mistos, que me permitam economizar alguns watts)

- outros (coisas que achem fundamentais)

 

a decoração, vai andar por:

- akadama e areao preto.

- troncos

 

que tipo de "furos" é que o aqua deve se é que os deve ter p/a filtragem e facilidade de TPAs... (vou ter que usar mangueiras p/os TPAs, da sala p/a cozinha & vv)

 

basicamente isto é o inicio do topico p/discussão connvosco, de acordo com as sugestões que forem dando e da experiência que tem...

 

agradeço desde já a ajuda de todos.

 

cumprimentos

sportcv

 

queres dizer invertebrados, não?

 

eu não tenho muita (ou nenhuma :) ) expriência neste ramo, mas vou-te ajudar com o que sei, ou seja os filtros....o melhor é usares externo de resto está tudo bem e em relação ao tipo de furos, não sei.

 

Mas se não tiveres muita expriência nisto, aconslho-te a não começares com os discus, começa com viviparos ou assim, uma coisa mais leve :P

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem, se não considerar o amigo André que de alguma forma até tentou ajudar... apercebo-me de que em 2 dias e apesar do post ter um nr de visitas interessante, não há ajudas...

 

será do calor, da falta de interesse, ou da falta de conhecimento?? - a ideia seria promover a discussão para tanto eu, como outros "foristas" pudessemos ir aprendendo com os sucessos e os insucessos de outros... na montagem de um aqua relativamente grande.

 

eu sei que há ideias bastante boas por aí, que podem ajudar e gostava de no inicio deste projecto ter essas mesmas ideias, para fazer o menor nr de disparates possiveis.

 

resta-me esperar mais uns dias e ver se consigo algumas ideias por aqui... caso contrario tenho que ir bater a outras portas...

 

só para orientação, este será o meu 3º aquario, já que possuo dois, um c/1 metro e outro c/ 80cms... logo não estou a partir do zero em termos de conhecimentos, mas ando muito longe de ser um "expert"...

 

obrigado a todos.

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos,

 

quando abri este post, estava convencido que iria ser um bom post com propostas, discussões dos membros do forum, etc., e que servisse a quem chegasse o poder aprender alguma coisa, tal como eu quero aprender !!

 

afinal, transformou-se quase num monólogo, no máximo dos máximos um diálogo, uma vez que apenas uma pessoa interviu...

 

caramba, será que neste forum, ninguem tem aquarios grandes que queira partilhar experiências, dar sugestões, apontar erros ??

 

 

o segredo é a alma do negocio, mas a partilha pode ser a alma do sucesso... e eu não quero fazer negocios !!!

 

Obrigado.

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vou montar um aqua novo, qlqr coisa do tipo 150Cx60Lx60A... mas vai demorar o seu tempo !!!

 

a ideia é ter um plantado com Discus e mais alguns peixes / invertebrados* p/dar movimento e alguma cor... neons, corydoras e reds...

 

como estou a pensar em construir o aqua à medida e como este ira ficar numa sala, num movel que tb irei construir à medida, gostava da vossa ajuda para saber que tipo de acessórios é que são os mais adequados para:

 

- aquecimento

- filtros, (interiores ou exteriores ?)

- filtro UV

- iluminação (estou a pensar em sistemas mistos, que me permitam economizar alguns watts)

- outros (coisas que achem fundamentais)

 

a decoração, vai andar por:

- akadama e areao preto.

- troncos

 

que tipo de "furos" é que o aqua deve se é que os deve ter p/a filtragem e facilidade de TPAs... (vou ter que usar mangueiras p/os TPAs, da sala p/a cozinha & vv)

 

basicamente isto é o inicio do topico p/discussão connvosco, de acordo com as sugestões que forem dando e da experiência que tem...

 

agradeço desde já a ajuda de todos.

 

cumprimentos

sportcv

 

*corrigido ::D:

 

Olá!

 

Para essas medidas o total de litros rondará os 540.

 

Se queres ter um plantado muito bonito com tapetes, plantas coloridas, etc, pensa num sistema de injecção de Co2. Seria melhor o de garrafa e não receitas caseiras devida á alta litragem que o teu aqua tem.

A iluminação para um plantado também é importante. O aconselhado (ideal) é ter 1watt por cada litro de água...ou seja terás que ter 540watts de luz. Se optares por uma gama de plantas mais resistentes uma taxa de 0,5watts por litro de água será o suficiente e dispensa até o sistema de Co2.

 

Ja que pensamos nas plantas, pensamos também na qualidade da água que sai da torneira da tua cozinha. O pH por exemplo... Daí irás ter uma boa conclusão acerca dos peixes que poderás meter...Claro que existem formulas para aumentar e/ou descer estes niveis, como quimicos ou processos naturais. Tudo isto vai depender das tuas finanças e/ou tempo para a tua aquariofilia.

 

Quanto ao aquecimento a fórmula é 1watt por litro á semelhança da iluminação. Aconselhava-te a meter mais uns poucos de watts acima da tua litragem para que estes n entrem em esforço..O ideal era teres 2 de 300watts.

 

Filtros...Claro que o externo é a melhor opção...Os internos para essa litragem terias que ter 2 monos dentro do aquario a ocupar espaço para teres uma filtragem porreira e não boa.

Existe também o ideal que é : 5xlitragem do aqua. Para o teu aquário o débito total do(s) filtros externos teriam de rondar os 2700litros por hora...Existe sempre a possibilidade de manter um aquario bem filtrado com cerca de 3x a litragem, ou seja um débito de 1620L/h. Tudo vai depender da quantidade de peixes, plantas, etc...

 

Os furos....passo a bola a outro pq eu n percebo nada disso....sorry!

 

Coisas fundamentais é a leitura quase total dos tópicos importantes neste forum " OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE "

 

Vai devagar, muuuito devagar...N deixes o vicio e a vontade de querer, tomares decisoes precipitadas porque poderás ter alguns desgostos com isso...

 

Vai esclarecendo duvidas especificas....

 

Caso esteja errado em alguma sugestão que tenha feito, emendem-me por favor....Todos os dias se aprende por aqui....

 

Boa sorte,

 

Abraço,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas Pete & Mary,

 

antes de mais obrigado pelas tuas informações, obviamente que me serão uteis !!

 

só um pequeno update: eu possuo actualmente um aqua de 1m c/ 150l, plantado com 5 discos, 1/2 duzia de tetras, 3 peixes que não sei o nome :lol: , 2 corydoras e reds... (hei-de colocar fotos no forum). Possuo ainda um outro aqua c/80 cm só com guppies... Por isso, este não vai ser o meu 1º Aqua!!! :oops:

 

uma das coisas que acho essencias num aquario é o plantado / decoração... e como tal vou apostar "forte" de forma a conseguir criar algo que "encha o olho". vamos lá ver se consigo !!

 

como disse, possuo actualmente um aqua de 1m c/150l, e uso o CO2 caseiro, só que nem sempre com grande sucesso, devo confessar... ainda ando a fazer o "tunning do DIY"... e tão depressa tenho uma mistura a durar 1 mês, como a seguir dura 1 semana... enfim !! Por isso a sugestão da garrafa é algo que estou a ponderar adquirir...

 

agora a iluminação... aqui reside a questão, que são os custos, uma vez que eu não sou accionista da EDP... Estava a pensar em usar um misto de lampadas flurescentes proprias p/plantas e daquelas de poupança da Philips (Day Light)... mas gostava de ouvir opiniões, uma vez que não sei se consigo ter sucesso com estas (neste momento, estou a testar umas, no aqua de 1m, mas ainda não dá para ter uma opinião).

 

quanto à qualidade de agua, depois do aqua estar cheio e ciclado, vou usar um sistema de osmose, para uma muda semanal de 10%, ou seja de 50l. A ideia é ter um PH na casa dos 6,5 a 7, por isso nem me passa pela cabeça, usar agua da torneira. Depois de ter andado (e ainda ando) a tentar estabilizar o PH, desisti da agua da torneira e passei para a osmose... e vou manter-me aqui!!!

 

filtros... a minha ideia é montar um SUMP, mas aqui sou completamente "ignorante"... para já, sei que os SUMPs são usados nos reefs, mas nos aquas de agua doce, não são muito usados... eu fiz um desenho do SUMP que pretendo montar e gostava de ter comentarios vossos para saber se esta ideia tem pernas para andar...

 

sumpbg6.th.jpg

 

Coluna A - recepção da agua do Aqua (10 cm de largura)

Coluna B - filtro de algodão para limpar as maiores impurezas. A agua entra por cima. (10 cm de largura)

Coluna C - carvão activiado e argolas de cerâmica (ou bio-bolas). A agua entra por baixo. (10 cm de largura)

Coluna D - Parte destinada à bomba de elevação. A agua entra por cima. (20 cm de largura)

Dimensões do SUMP = 50x40x40 (ideias ???)

como disse, aqui nao percebo nada, as ideias que tenho foi de pesquisas que fiz na net, por isso não sei se fure o Aqua, se monte outro sistema de sifão... basicamente não sei como montar isto, para não ter nenhuma inundação, em caso de entupimento ou falta de luz, por isso toda a ajuda é bem vinda.

 

aquecimento: dois termostatos de 300watts, acho que será o ideal (um dentro do Aqua e outro no SUMP).

 

filtro UV: acho que é essencial. Possuo um de 9watts no aqua de 150l, a trabalhar 8 horas p/dia, com uma bomba de 120l, e deixa a agua que é uma beleza... Para um aqua destas dimensões qual a potencia do UV ??

 

quanto ao ir "devagar"... essa é a ideia, até porque isto é um investimento relativamente grande e convem ir muuuuito devagar :lol:

 

Uma vez mais, obrigado Pete & Mary, a ideia é de facto ir colocando aqui ideias e partilhar as coisas que vamos aprendendo!! É pena este post ter quase 250 visitas e somente 2 comentarios, pode ser que agora a "coisa mexa", mas isto esta a ficar monotono...

a seu tempo irei colocar o desenho do movel, que faço ideia de construir, o aqua e todo o sistema electrico e de tubos... por isso agradeço as ideias que me foram dando.

 

Cumprimentos

Sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando fores fazer o movel tira fotos dos promenores que eu tambem vou adquirir um aquario quase dese tamanho e nao como vai ser o movel

 

co2 de botija metia de certeza nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

 

então, ninguem tem sumps para agua doce que queira partilhar aqui no forum ???

 

qual a melhor opção Sump ou Filtro Externo ??? Por aquilo que li na net, o SUMP tem o grande inconveniente do barulho da agua... mas sinceramente não sei...

 

gostava que alguem pudesse comentar !!!

 

obrigado

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sumps na água doce...

 

Bom vamos lá ver se te consigo explicar tudinho. O desenho que apresentas parece-me porreiro em termos da filtragem e do percurso que vais obrigar a água a fazer.

No entanto e porque já usei uma sump em água doce com plantas posso-te adiantar umas coisas que se calhar não sabes ou não pensaste.

 

1- É extremamente importante a forma como vais prevenir a formação de um sifão se te faltar a luz. Idealmente, se faltar a luz, queres que o circuito de alimentação ao ponto A desferre e o mesmo aconteça com o do ponto D. Se não desferrarem, vão tirar água do aquário principal até o fazerem, o que por norma significa uma inundação e peixes mortos. Mas depois ao vir a luz precisas que o ponto A volte a ferrar sem ser preciso a intervenção humana.

Para resolver isto é normal usar uma caixa de overflow ou uma coluna seca. Até aqui tudo bem.

 

2- As colunas secas apresentam problemas em água doce:

- Barulho de sucção da água (muito audivel, especialmente de noite).

- Criação de uma corrente de superficie que arrasta comida, plantas e peixes para o pente da coluna seca e em casos mais dramáticos para dentro da coluna seca.

- São dificeis de limpar em condições e criam algas e cianobactérias com fartura.

 

3- Uma sump em água salgada justifica-se porque o lixo fica na superficie da água, mas na água doce se a usares terás na mesma de aspirar o fundo, talvez até com mais regularidade.

 

4- Como ficam abaixo do aquário as bombas de elevação a usar têm de ser potentes e ter a capacidade de elevar água a mais de 1m de altura. Daí essas bombas são caras e por vezes ficam inclusivamente mais caras que um filtro externo de marca.

 

Assim eu não utilizaria uma sump com o teu aquário. Elas usam-se em aquários de ciclideos africanos por exemplo, ou de grandes ciclideos como forma de aumentar a massa de água total do sistema e também porque sendo peixes maiores estarão à partida mais "imunes" a irem parar dentro da coluna seca (embora eu tenha pescado por diversas vezes um suicida com 12cm da coluna seca do meu aquário)

 

Sobre outras perguntas que fazias, parece-me que o uso de daylights provoca mais algas, mas se fores a ver bem o consumo não vai por aí. Pouparás mais se trocares iluminação T8 por T5 por exemplo.

 

Sobre a osmose diria que é um contra senso. Queres mudar a iluminação para poupar luz e optas por um sistema que te obriga a gastar muito mais água? Qual é a taxa de aproveitamento da tua osmose? (i.e, para teres 1L de água de osmose, quantos L de água deitas fora pelo esgoto? ) Se a relação for tipo 1:4 (1l de água , 4 litros de "esgoto") e com um aquário de 450L e fazendo uma muda de 10% semanal, gastas 250L de água para teres 50 uteis, não me parece ser uma ideia muito boa.

 

1 termoestato na sump é desperdicio de energia. A circulação é elevada e como tal as perdas de calor por contacto com o ar também são elevadas. Há quem coloque tudo na sump, mas nesse caso eu diria que o melhor é ter uma sump fechada.

 

Penso ser tudo, se tiveres mais alguma coisa que queiras saber e eu possa ajudar, pergunta.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

 

Antes de mais quero agradecer os comentários do Nuno assim como a ajuda... de facto acho que o post contribui p/que eu me vá esclarecendo e definindo quais as opções a tomar.

 

Assim, e relativamente a SUMP, já tinha avaliado a questão do sifão/coluna seca para o caso da falha de corrente, mas este quando está a funcionar vai acabar sempre por provocar algum barulho que como dizes e bem, à noite nota-se ainda mais !!

E isto já para não falar da eventualidade de algum peixe ir parar à SUMP e acabar por ficar por lá sem se dar conta...

 

Desta forma, acho que vou colocar de parte a questão do SUMP, e vou optar por comprar um filtro externo. Para as dimensões pretendidas vou ter um aqua com 400l a 500l de agua e como tal vou ter que ter um filtro que esteja à altura.

Vou dar inicio à busca daquilo que eu irei considerar a melhor opção (sendo que se alguem quiser, pode ja dar algumas sugestões de filtros externos p/500l...), e depois irei colocar aqui essas opções para ter opiniões. Portanto, primeira conclusão a retirar do teu post, é que és o “culpado” por eu não instalar a SUMP... ;)

 

A iluminação é um factor critico para mim. Porquê, porque a mesma vai ficar suspensa mas “escondida” no movel, sendo que como o Pete & Mary disse, eu vou necessitar de 1watt p/litro de agua... logo são entre 400w a 500w e isso é realmente um bocado na conta da luz... sendo que as luzes estarao acesas desde as 17h até as 24h... mas vamos ver. Eu neste momento estou a testar as tais lampadas Day Light e logo vejo como anda o aparecimento de algas...

 

Quanto à osmose, de facto e da forma como apresentas, é um contra-senso para a poupança de €uros, caso se utilize a agua da EPAL... no meu caso, eu p/produzir agua de osmose, utilizo agua de um furo e o desperdicio acaba por ser utilizado em rega. Por este motivo e porque já tive alguns dissabores com a agua da companhia, pretendo vir a usar agua de osmose, mas retirada de um furo. Alias, neste momento até a agua que eu consumo, é agua de osmose... eheheh.

 

Uma vez mais obrigado pelo teu post e pelos teus conselhos, sendo que o mesmo fica em aberto para que outros possam contribuir com experiências e sugestões.

Cumprimentos.

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar inicio à busca daquilo que eu irei considerar a melhor opção (sendo que se alguem quiser, pode ja dar algumas sugestões de filtros externos p/500l...), e depois irei colocar aqui essas opções para ter opiniões. Portanto, primeira conclusão a retirar do teu post, é que és o “culpado” por eu não instalar a SUMP... ;)

Hehe, não me importo de ser o culpado duma dessas. A minha antiga sump tinha 200L por isso está para breve a sua "promoção" a aquário para escalares :(

Sobre filtros, depende do que queres meter como fauna. Como queres um plantado e por norma os plantados não gostam de muita corrente eu diria que 3x a litragem estará bem, logo qualquer coisa nos 1200 a 1500l/h. Nessa gama tens muito por onde escolher entre eheim,fluval rena e jbl. Tens também os filtros da Sera, da tetra, os "made in china", etc.

 

A iluminação é um factor critico para mim. Porquê, porque a mesma vai ficar suspensa mas “escondida” no movel, sendo que como o Pete & Mary disse, eu vou necessitar de 1watt p/litro de agua... logo são entre 400w a 500w e isso é realmente um bocado na conta da luz... sendo que as luzes estarao acesas desde as 17h até as 24h... mas vamos ver. Eu neste momento estou a testar as tais lampadas Day Light e logo vejo como anda o aparecimento de algas...

Atenção que 1W/L é uma relação para plantas exigentes, ou no caso de quereres fazer um tapete baixo. convem-te ver primeiro que plantas vais colocar no aquário e depois decidir a iluminação em termos dessas plantas. E toma também atenção que o valor em bruto de litros num aquário é muito diferente do valor real, pois coisas como areão, troncos e pedras retiram litros de volume.

 

Quanto à osmose, de facto e da forma como apresentas, é um contra-senso para a poupança de €uros, caso se utilize a agua da EPAL... no meu caso, eu p/produzir agua de osmose, utilizo agua de um furo e o desperdicio acaba por ser utilizado em rega. Por este motivo e porque já tive alguns dissabores com a agua da companhia, pretendo vir a usar agua de osmose, mas retirada de um furo. Alias, neste momento até a agua que eu consumo, é agua de osmose... eheheh.

Tens água de furo e vem dura a ponto de precisares de osmose?

Sobre o consumo... não sei se nós funcionamos como os peixes com água de osmose, pelo menos os ciclideos tendem a padecer da doença do buraco, derivada da falta de minerais dissolvidos na água para ajudar à formação das cartilagens. Se nós também funcionarmos assim, não sei até que ponto será boa ideia usar água de osmose para consumo humano, mas como não sou médico deixo essas considerações a quem de direito :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.