Que é isto? socorro, está a desfazer


Roach Jr.

Recommended Posts

E a morte continua no meu aquario.

 

Lista dos falecidos até agora:

-2guppy's fêmea

-2guppy's macho

-2cardinais

 

Por agora não encontro mais nenhum com vestígios da doença.

 

 

Uma duvida...o anti bacteriano é para pôr todos os dias durante 4dias ou apenas uma vez e ao fim de 4dias voltar a pôr caso não haja melhoras? É que a embalagem não especifica bem, apenas diz "Se depois de 4dias não for verificada uma melhora, o tratamento poderá ser repetido após a troca de 50% da água."

 

E não me respondam como já vi ai no fórum pessoas a responder com "conversa de surdos" ou "lê a embalagem" etc... as pessoas não são assim tão estupidas, se perguntam é porque têm confiança naquilo que vocês têm para dizer por isso ajudem e não se façam de arrogantes. (até agora não tenho razões de queixa mas não gostei do que vi noutro tópico)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é para aplicares uma vez.Se ao fim dos quatro dias não tiveres melhoras aplicas outra vez.

Se poderes liga uma bomba de ar no aquário hospital.

 

Essa doença está a alastrar-se muito rápido..isso é sinal que ou é uma estirpe muito patogénica ou que as condições da água (sem estar a dizer que não está boa) não são as melhores.

 

Introduziste recentemente alguma coisa no aquário?algum peixe?tronco?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fazes o tratamento como recomendado mas ao fim de dois dias repetes tudo outra vez, isto porque como esta a atacar assim tão gravemente que acho melhor antecipares os proximos tratamentos para reforçar... fazes no maximo tres tratamentos com dois dias e depois esperas 4 dias se não melhorar.... é melhor pensares retirar os peixes para um aqua mais pequeno e retirar a agua toda, ferver o areão e outras decorações, lavar as plantas e fazes o ciclo outra vez....

 

realiza também é dois passos importantes, primeiro certefica-te que não tens carvão activo no filtro ou esponjas pretas com carvão activo pois isso anula o efeito do medicamento, segundo aumenta a temperatura para 30ºC a 31ºC não mais do que isso, mas convem que esteja a uma temperatura alta.... e limpa bem o filtro, faz limpeza ao areão.... pelo que descreves isso está mau e tens de ter muita atenção durante estes proximos dias...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

vê lá se o que te aconteceu tem alguma coisa a ver com isto!!!!

pela descriçaõ que fazes dos sintomas......

 

 

 

gallery_20543_657_23315.jpg

 

cumps

 

Exactamente...nos cardinais é isso mesmo, nos guppy's tem um efeito muito mais agressivo e começa pela cauda, mas é isso mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fazes o tratamento como recomendado mas ao fim de dois dias repetes tudo outra vez, isto porque como esta a atacar assim tão gravemente que acho melhor antecipares os proximos tratamentos para reforçar... fazes no maximo tres tratamentos com dois dias e depois esperas 4 dias se não melhorar.... é melhor pensares retirar os peixes para um aqua mais pequeno e retirar a agua toda, ferver o areão e outras decorações, lavar as plantas e fazes o ciclo outra vez....

 

realiza também é dois passos importantes, primeiro certefica-te que não tens carvão activo no filtro ou esponjas pretas com carvão activo pois isso anula o efeito do medicamento, segundo aumenta a temperatura para 30ºC a 31ºC não mais do que isso, mas convem que esteja a uma temperatura alta.... e limpa bem o filtro, faz limpeza ao areão.... pelo que descreves isso está mau e tens de ter muita atenção durante estes proximos dias...

 

Então a ver se percebi, coloco o anti-bacteriano e 2dias depois volto a colocar o anti-bacteriano, fazendo a respectiva TPA, isto durante 3vezes, no final do 3tratamento espero 4dias, se não houver melhores vai tudo abaixo.

 

O aquario está de momento a 29/30ºC. O filtro não tem carvão activo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é para aplicares uma vez.Se ao fim dos quatro dias não tiveres melhoras aplicas outra vez.

Se poderes liga uma bomba de ar no aquário hospital.

 

Essa doença está a alastrar-se muito rápido..isso é sinal que ou é uma estirpe muito patogénica ou que as condições da água (sem estar a dizer que não está boa) não são as melhores.

 

Introduziste recentemente alguma coisa no aquário?algum peixe?tronco?

 

Cumprimentos

 

Nada de novo, pus 3novas fêmeas guppy's (ainda vivas) à coisa de semana e meia. O que eu acho que foi foi uma abelha, pois encontrei uma abelha morta no aquario depois de ter reparado no primeiro sintoma.

 

 

Já morreu mais um cardinal, só sobram 4dos 7que tinha.

 

Por agora acho que já está a parar, não noto mais nada afectado e parece me que o resto está bastante bem e forte, só os cardinais é que são mais fracos (acho que não vão aguentar) mas por agora não têm sintomas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a ver se percebi, coloco o anti-bacteriano e 2dias depois volto a colocar o anti-bacteriano, fazendo a respectiva TPA, isto durante 3vezes, no final do 3tratamento espero 4dias, se não houver melhores vai tudo abaixo.

 

O aquario está de momento a 29/30ºC. O filtro não tem carvão activo.

 

 

Sim é isso mesmo tratamento TPA, mas como dizes no teu outro post que os restatantes parecem saudaveis e que so o cardinais ainda estão um pouco afectados terás de ponderar qual o tratamento a seguir se o de dois em dois dias ou de quatro em quatro....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente...nos cardinais é isso mesmo, nos guppy's tem um efeito muito mais agressivo e começa pela cauda, mas é isso mesmo.

 

se a doença for isso chama-se doença do neon - Plistoforose (Doença dos neons) provocada por Plistophora hyphessobryconis.

 

Acho que o mais importante é identificares com 100% de certeza, qual é a doença, senão corres o risco de administrares tratamentos para tudo menos para aquilo que eles têm.

 

tens aqui 3 topicos para tentares ver com maior rigor se é isso mesmo ou nao.

 

http://www.aquaonline.com.br/index.php/Doe...ca-do-neon.html

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=575

http://www.aquaricamp.com.br/doencas_mais_comuns.html

 

tive e tenho isto no meu aqua onde na 2ª feira 1 neon desapareceu, outro tem uma mancha branca igual a da foto. fiz uma grande TPA e subi temp de 26.5 para 29º, mas como nao tenho aqua hospital ele ainda lá está com os outros desde 2ª feira e a coisa parece ter estabilizado, acho. se vir que a coisa começa a agravar vou ter que tomar outra atitude mais drástica.

 

Cumps.

Editado por lopespl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a doença for isso chama-se doença do neon - Plistoforose (Doença dos neons) provocada por Plistophora hyphessobryconis.

 

 

Boas

 

Este tipo de doença a prior está posto de lado, visto que esta só afecta normalmente os neons e as baixas ocorridas no aquario Roach Jr. são sobretudo guppys e cardinais.... e para mais a Plistophora hyphessobryconis não tem tratamento conhecido.... pelo que aconcelho-te a continuar com o tratamento....

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este tipo de doença a prior está posto de lado, visto que esta só afecta normalmente os neons e as baixas ocorridas no aquario Roach Jr. são sobretudo guppys e cardinais.... e para mais a Plistophora hyphessobryconis não tem tratamento conhecido.... pelo que aconcelho-te a continuar com o tratamento....

 

 

boas

 

tens razão no que dizes barman_dani, apenas me guiei pelo que diz no link abaixo

 

http://www.aquaonline.com.br/index.php/Doe...ca-do-neon.html

 

esta doença afecta cardinais, podendo alastrar a outras especies.........mas nao sei......como a descriçaõ que ele fez foi tão semelhante.

 

nao sei se é de excluir esta possibilidade pois ele referiu tambem mortes de tetras

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tens razão no que dizes barman_dani, apenas me guiei pelo que diz no link abaixo

 

http://www.aquaonline.com.br/index.php/Doe...ca-do-neon.html

 

esta doença afecta cardinais, podendo alastrar a outras especies.........mas nao sei......como a descriçaõ que ele fez foi tão semelhante.

 

nao sei se é de excluir esta possibilidade pois ele referiu tambem mortes de tetras

 

cumps.

 

Correcto sim tens toda a razão estive a reler o artigo e tens razão igualmente em relação aos cardinais, mas atendendo como referi que a doença descrita não tem tratamento conhecido pelo que é melhor continuar com tratamento actual.... se não a solução é mesmo mandar tudo a baixo e recomeçar.... novamente....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos tópicos lopespl. graças a eles consegui finalmente ter a certeza do que isto é, um dos tópicos está aqui no forum mas não conseguia ver as imagens, muito obrigado mesmo.

 

Pois é parece que afinal são duas doenças diferentes, pois os ataques são diferentes para os guppy's e para os cardinais.

 

Nos cardinais como já disseram parece ser a doença dos neons pois ainda não vi nenhum a ser atacado nas barbatanas, os únicos que vi foi a mancha branca na lateral mesmo a meio do corpo e outra na boca, que tambem tem logica visto ser transmitido por ingestão do virus.

 

Nos guppy's é "Degeneração das nadadeiras por bactérias". Começa por descoloração da cauda como mostra aqui na doença "8 ) Podridão das Nadadeiras" no platy ilustrado, e evolui para a destruição total da cauda e evolução para o resto do corpo tal como ilustrado aqui na doença "Degeneração das nadadeiras por bactérias"

 

 

Continuarei a colocar aqui o desenvolvimento "das doenças" (pois já vi que são duas).

 

Seguindo o que o barman_dani disse, penso que vou manter o tratamento de 4dias pois a doença parece ter parado, à 2dias que não há sinais desta, apenas a dos cardinais se mantém e como não tem cura não arriscarei a saúde dos saudáveis.

 

Muito obrigado a todos pela ajuda, agora já sei do que se trata e assim já aumentei o meu portefólio de aquariofilia com uma lista de imagens para facilitar a identificação de doenças. A todos o muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa que podes fazer para te ajudar a identificar a doença é ires à pagina das imagens do google, fazeres pesquisas para cada duma das doenças através do seu nome comum ou cientifico (que não são assim tantas), e tentares comparar as imagens que aparecerem com a tua situação concreta.

 

o link é:

 

http://images.google.pt/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o chato deste hobby fantastico é que aprendemos as coisas más sempre por experiencia própria.

 

ja agora, vai-nos mantendo informado da evolução da coisa e dispõe.

 

abraço e boa sorte.

Editado por lopespl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens aki mais alguma coisa chama-se esha2000

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64811 sao as instruções de utilização

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=63007 topico sobre o medicamento

 

vou experimentar no meu

mal nao ha-de fazer

Editado por lopespl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Depois diz como correu ;)

 

Já agora se quiserem partilhar ideias para um aqua hospital topo de gama agradecia que viessem a este tópico

 

Aquário Hospital Top: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=99894

 

Toda a informação é bem vinda, mesmo a menos completa

Editado por Roach Jr.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de novo, pus 3novas fêmeas guppy's (ainda vivas) à coisa de semana e meia. O que eu acho que foi foi uma abelha, pois encontrei uma abelha morta no aquario depois de ter reparado no primeiro sintoma.

 

 

Olá,

A razão de todo este aparato poderá ter origem nestes 3novos peixes recentes. Da abelha tenho as minhas dúvidas. É muito mais provável que seja das fêmeas introduzidas recentemente. Fizeste quarentena? é um procedimento que poucas pessoas fazem mas que é importantíssimo para evitar que este tipo de situações surgam. Eu por experiência pessoal digo-te que a doença veio juntamente com esses peixes (nas escamas,na água donde eles estava).

Se quiseres evitar problemas deste género no futuro,quando vierem novos peixes coloca-os 4dias num aquário hospital e observa como é que eles estão.

Abraço

 

PS: Já tive grandes perdas (seja em quantidade seja em valor pessoal) de muitos peixes. Aprendi, e desde aí nunca mais tive problemas assim.

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma morte.

 

Hoje tive um ataque relâmpago ao ultimo guppy macho que me restava. Ontem à noite antes de me deitar verifiquei se havia algum sinal de doença e estavam todos limpinhos, hoje de manha quando acordei tinha o ultimo guppy macho morto completamente a decompor-se, apresentava os mesmos sintomas dos outros guppy's, cauda desfeita e sem cor, não tinha feridas, mas tinha o corpo totalmente coberto por um tufo de algodão, tal como um casulo duma lagarta quando ainda só tem pequenos tufos de seda.

 

Assim passaram-se os 4dias da medicação, os peixes que me restam aparentam estar de óptima saúde, não apresentam sintomas nem cansaço ou solidão. Parece que o surto acabou, mas vamos esperar para ver.

 

De qualquer forma esta semana vou fazer uma limpeza geral ao aquario. Vai ser todo desmontado, limpo e fervido. Os peixes serão colocados em quarentena para garantir que não haja mais problemas (pelo menos por causa destes). Algum conselho para a quarentena?

 

Obrigado por toda a ajuda que me deram, espero um dia poder ajudar-vos da mesma forma que me ajudaram.

 

Comprimentos a todos ;)

 

P.S.: Visitem "Aquário Hospital Top": http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=99894 e coloquem os vossos conhecimentos.

Editado por Roach Jr.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu conselho é que faças uma aplicação do tratamento no aquário de quarentena onde vais colocar os peixes "saudáveis". Poderão estar num período de incubação em que não se detecta sintomas mas que a doença existe. Esperemos que não seja esse o caso.

 

Vai dando notícias aí dos sobreviventes.

 

Abraço

 

PS:se depois precisares de guppies e afins manda-me mp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais