Molly Alvins


Recommended Posts

Boa tarde,

 

tenho um aquario comunitário de 84lt +/- Tenho 2 guppys (tinha 8 mas tem vindo a morrer, não sei porque? :silly: ), um limpa-fundos ( tinha 2, mas tb morreu um ontem nyah ), 5 neons e no sábado comprei dois molly lyra Negros.

 

hoje reparei que a molly femea esta a ter filhotes. :)

 

tenho algumas plantas no aquario, posso deixá-los á solta ou é melhor colocar uma maternidade e ir apanhando-os conforme vão nascendo? o que comem? quantos vão nascer?

 

tenho o aquario á +/- dois meses (setup a 18/5), portanto estou a iniciar-me ainda... se puderem ajudar?

 

parametros medidos ontem

PH : 6,7

NO2: 0

NO3: 1

temp: 27

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes com pletar um pouco mais o setup do aqua, como tamanho e litragem efectiva?

 

Parabéns pelos filhotes, se tiveres uma quantidade razoavel de plantas eles safam-se, embora em menor quantidade do que os salvares e colocars numa maternidade. Se quiseres salvar muitos, como é a 1ª vez e isso, vai apanhando-los e coloca-os na maternidade (dá trabalho mas é melhor do que lá meter a fêmea). Acerca de quantos vão nascer é imprevisivel, depende da idade, do tamanho da fêmea, do macho, enfim muitas coisas. Poem nascer 50 como podem só nascer uns 20 como podem também nascer 100. Quanto à comida podes dar-lhe a dos grandes bem desmagada, até ficar em pó, ou podes comprar comida específica para eles, como por exemplo o sera mikropan. Eles tabém gostam de comida viva omo artémia recém eclodida. Dá-lhes de comer várias vezes ao dia, tipo 2 ou 3, pouco de cada vez.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a colocaste numa materinidade é mais que normal e até me espanta os alevins não terem sido abortados, por causa do stress causado.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que te têm morrido peixes, poderá ser da Amónia! Não tens o teste da Amónia?

Ou então se a puseste na maternidade ela poderá ter ficado stressado e morreu!

 

Enquanto não sabes o valor da Amónia faz TPA's dia sim dia não, ai de 20%.

 

Cumps

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

A molly não nunca esteve na maternidade.... nem sabia que ela estava grávida

conforme ia vendo os alevins apanhava-os e ponha na maternidade. os ultimos 5 até ficaram á solta no aquario...

 

Não tenho o teste da amonia.... deveria comprar? como os niveis de nitritos e nitratos estão bons... nunca pensei na amonia.....

 

mas ainda voltando á molly, o que eu notei foi que a cauda dela (ela era uma molly lira) a ponta superior estava descaida e parecia que el não tinha força para ficar direita....mas até lhe dei comida e ela comeu bem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, teste de amónia é essencial! Tenta pedir emprestado a alguém que tenha.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pode haver morte de uma gravida sem por logo culpa nas maternidades ... lol... valá não foi o caso... se não se sabe, passa-se a saber apesar do aspecto negativo do stress que é ultrapassado rapidamente pelo bicho em questão a maternidade oferecê descanso para as fêmeas repousarem e terem os filhos sem estarem os machos por perto a tentar fecundá-las a toda a hora!!! Claro se houver um espaço maior, um mini-aquario ou algo do género para o bicho repousar após o parto ainda melhor, mas para os nascimentos recomendo vivamente o uso de maternidade, pois mesmo num plantado as mães comem crias e é do instinto delas o fazerem, não tem nada a haver com o stress do espaço reduzido da maternidade. As maternidades têm se relevado o método mais eficaz para um nascimento a 100 %, contudo é certo que as fêmeas so lá devem ser colocadas perto do parte pois ninguém merece estar vivo e não se puder quase mexer!! Por isso por tempo determinado e temporário é um método viável. Até agr por experiência própria tenho-me dado bem e não tenho nada de mau a dizer. Relativamente aos testes da água acho importante faze-los embora pessoalmente não me preocupe com isso, pois o único teste que faço é ao ph, e tento indo fazer algumas tpas de vez de enquanto, limpar smp os filtros, ter smp bastante ar na água e ter carvão activado e cerâmicas no filtro. Só as vezes me aparecem algumas algas castanhas... mas tb rapidamente desaparecem... quando puder irei também ter os tais testes para ter maior precisão sobre a água e a sua qualidade.

 

Já vos passou pela cabeça que a morte tlv fosse provocada por fadiga do parto?? ou por um parto difícil? muitos peixes gravidas morrem no parto... de vez de enquando...

Editado por kardo

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

tenho um aquario comunitário de 84lt +/- Tenho 2 guppys (tinha 8 mas tem vindo a morrer, não sei porque? :D ), um limpa-fundos ( tinha 2, mas tb morreu um ontem :wink: ), 5 neons e no sábado comprei dois molly lyra Negros.

 

hoje reparei que a molly femea esta a ter filhotes. :P

 

tenho algumas plantas no aquario, posso deixá-los á solta ou é melhor colocar uma maternidade e ir apanhando-os conforme vão nascendo? o que comem? quantos vão nascer?

 

tenho o aquario á +/- dois meses (setup a 18/5), portanto estou a iniciar-me ainda... se puderem ajudar?

 

parametros medidos ontem

PH : 6,7

NO2: 0

NO3: 1

temp: 27

 

cumps

 

 

 

 

 

 

apesar de vc ter neon no aqua deixa pelo menos o ph neutro....

 

como vc num tem mais peixes no aqua dexa eles tdos nascerem e depois tira,a não ser que vc veja que esão comendo os filhotes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A molly pode ter morrido por causa da gravidez é normal, infelizmente. Pode no entanto também ter sido outra causa, peço-te outra vez para colocares um setup mais completo: ph, temperatura, nitratos, etc. O mais completo possivel.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá

PH 6.7 está ácido e não ideal para Molly/Guppy, elas precisam no mínimo 7.2

Para os Neons está certo... então decida o que criar, somente neons ou corrigir o PH e ficar com Molly e Guppy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais