Nano "reactivado" para criação de camarões


wilchespires

Recommended Posts

Olá a todos, foi hoje finalmente o dia de rectivar o meu projecto "Nano" (25L). Já tenho este Aqua há +/- 1 ano, nunca esteve nada de jeito a ñ ser uma altura em que teve Akadama e Hz plantada, nessa altura até obtive bons resultados, tirando de lá umas velentes podas, mas a trabalheira era enorme. A ideia sempre foi fazer um mini plantado soft, sem grandes trabalheiras, tinha algumas ideias e hoje lá dei um passo em frente :)

Passando ao Setup:

 

Aqua (40*25*30) cerca de 25L uteis

Iluminação: Calha Sun Sun HDD 420C (PLL 24W/10000K)

CO2 (DIY): Fermentação

Filtragem: Cascata Boyu 150L/h

Aquecimento: Termostato Tetratec HT 100 (100W)

Substrato: Areão preto

Decoração: Tronco plantado e 2 pedras de xisto

 

Fauna:

3 Rásboras Arlequim

1 Caridina Japónica

1 Beta fêmea

 

Flora:

Microsorum Pteropus

Anubia Barteri

Cryptocoryne Wendtii "Brown"

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes

Vesicularia Dubyana "Cristmas" (a forrar o xisto)

 

Estou a pensar nos próximos dias pôr uns Reds e mais algumas Caridinas e num futuro próximo, Neritinas e LDA 25. Relativamente a plantas, ainda queria arranjar umas Anubias "nanas" e talvez Pogostemon Helferi

Por agora deixo uma foto ainda com a água meia turva, conto, assim que houver evoluções, ir postando aqui.

 

DSC_0519.jpg

 

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Henrique, é bom ter te por cá no forum!!

 

Em relação ao teu nano, ainda é muito jovem mas podes melhorar um pouco...

 

Esse tronco acho que é muito maçudo para o nano, mas para remediar isso, talvez se o enterrases mais no areao... umas cryptos em torno do tronco deve ficar bem e esconde tb um pouco o tronco... uma eleocharis parvula como tapete era fixe, pois cuba deve ser dificil apenas com um espectro e talvez tb fosse necessário mais potencia de luz..

 

Mas com calma vais por isso 5*

 

abraços

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Henrique, é bom ter te por cá no forum!!

 

Em relação ao teu nano, ainda é muito jovem mas podes melhorar um pouco...

 

Esse tronco acho que é muito maçudo para o nano, mas para remediar isso, talvez se o enterrases mais no areao... umas cryptos em torno do tronco deve ficar bem e esconde tb um pouco o tronco... uma eleocharis parvula como tapete era fixe, pois cuba deve ser dificil apenas com um espectro e talvez tb fosse necessário mais potencia de luz..

 

Mas com calma vais por isso 5*

 

abraços

 

Oi godlike :) obrigado pelas dicas, és um bacano :) Relativamente ao tronco, até ñ é muito grande, mas percebo o que queres dizer, tou a pensar arranjar 1 anúbia nana, meter mais umas cryptocorynes, 1 undulata, 1 becketii "Petchii", uma Wendtii "tropica" e experimentar a Pogostemon Helferi e aí sim parece-me que com o tronco mais enterrado fica melhor, a ideia é mesmo mais plantas a rodear o tronco e o fundo do Aqua do lado esquerna do forma ñ se ver vidro atrás...quanto à parvula ñ sei se este areão seria suficiente par mantê-la...axo que prefiro esperar pelo desenvolvimento do musgo cristmas, gostava de ver aquelas pedrinhas bem forradinhas :)

Abrç

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje plantei Anubias nanas e decidi fazer um reajuste ao layout, inda me faltam 2 ou 3 plantinhas pelos menos.

Tou a pensar por outra Cryptocoryne, a Becketii "Petchii", ainda Vallisneria "Americana petit" e talvez Pogostemon Helferi, esta ultima inda ñ tenho bem a certeza pois parece-me que é um bocado exigente e como quero fazer uma colónia de invertebrados, ñ devo poder fertilizar e adicionar CO2.

De qualquer forma, deixo aqui mais umas fotos, com a água ainda turva :o

 

Geral

 

VistaFRT4.jpg

 

Panorâmica Esquerda

 

varrimentoesq.jpg

 

Direita (zona mais plantada)

 

Macrodireita2.jpg

 

Este camarão sobreviveu a umas tantas TPA's quando estava convencido que já tinha partido, pois ñ o via há meses ;)

 

Macrocamaro.jpg

 

Minha Fêmea Beta

 

Beta2.jpg

 

 

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está fixe o aquario apesar de gostar de eles mais cheios

 

Vou trabalhar nisso nos próximos dias, depois é ver crescer ;)

 

e aonde esta´o camarao ??? as fotos sao iguais

 

Só reparei depois, mas agora ando aqui à turras com o fotobucket, tou farto de redimencinar a foto e parece sempre maior... e lá aparecem as duas com o mesmo tamanho :o

 

Cumpts e thanks

 

Edit: Desisto, ñ consigo mesmo redimencionar!!

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já saquei e já utilizei :) parece-me simples e funcional, és tu que tens uma D40? Estas fotas foram tiradas pela D40, a máquina é porreira, saber trabalhar com ela é que já é outra conversa ::D:

 

Quanto ao Aqua, hoje já está mais transparente, pode ser que amanhã actualize, devem chegar mais camarões e talvez outra Cruptocoryne :(

Abrç

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso com as anubias ficou muito melhor agora tens de arranjar umas plantas mais altas para a traseira.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso com as anubias ficou muito melhor agora tens de arranjar umas plantas mais altas para a traseira.

 

Sem dúvida e graças a ti :) ñ sei se reparaste, prendi as 2 maiores ao tronco e as masi pequeninas "experimentelamente" estão ligeiramente presas no areão.

Quanto às plantas altas, vou ver disso amanhã, ñ keria fugir muito das cryptocorynes, mas vou tentar procurar uma que cresça mais um bocadinho para tapar o fundo.

Cumpts e obrigado ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida e graças a ti :) ñ sei se reparaste, prendi as 2 maiores ao tronco e as masi pequeninas "experimentelamente" estão ligeiramente presas no areão.

Quanto às plantas altas, vou ver disso amanhã, ñ keria fugir muito das cryptocorynes, mas vou tentar procurar uma que cresça mais um bocadinho para tapar o fundo.

Cumpts e obrigado ;)

ehehe!!! tirou um pouco de volume ao tronco ficando muito melhor, só tens de ter atenção ao rizoma ao minimo sinal de apodrecimento coloca-as noutro lado.

so mais uma coisa, não tens por ai umas pedras para dar mais "hardescape" parece que falta qualquer coisa para dar mais relevo ao aqua.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe!!! tirou um pouco de volume ao tronco ficando muito melhor, só tens de ter atenção ao rizoma ao minimo sinal de apodrecimento coloca-as noutro lado.

so mais uma coisa, não tens por ai umas pedras para dar mais "hardescape" parece que falta qualquer coisa para dar mais relevo ao aqua.

 

Tenho mais uns xistos, mas até ñ desgosto assim, gosto de ver um tronco e o resto plantas, como é um Aqua muto pequeno, depois torna-se mais complicado para limpar...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece que me decidi e este Aqua vai ser só para camarões, na passada 6ta trei os anteriores habitantes e pus ans 20 reds e mais 5 caridinas, mas infelizmente algo correu mal e morreu-me a maioria, penso ter sido pela diferença de ph, apesar de a aclimatização ter durado mais de 1h.

Actualizarei o setup noutra altura já com fotos novas e novos habitantes...espero eu :mrgreen:

Cumpts a tds

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que será que posso fazer par baixar o ph neste aqua?? Tenho feiro uma TPA semanal com água engarrafada Ph 6.5, mas os valores teimam em ñ baixar de 7.5!

Tou a ficar preocupado pois este aqua só tem camarões e receio bem que eles ñ aguentem estes valores...

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tens duas hipoteses ou Co2 ou turfa no filtro, se colocares Co2 as plantas agradecem.

 

Boas Nuno, obrigado pela rápida interevenção, eu já sabias destas duas formas de baixar o ph, tava era na esperança que houvesse algo que me estivesse a escapar :shock: CO2 tenho receio de adicionar por causa dos camarões...vou estudar a hipotese da turfa, possivelmente terei de trocar de filtro porque acho que este de cascata é muito pequeno para por algum tipo de matéria...

 

Abrç

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, obrigado pela rápida interevenção, eu já sabias destas duas formas de baixar o ph, tava era na esperança que houvesse algo que me estivesse a escapar :puppydogeyes: CO2 tenho receio de adicionar por causa dos camarões...vou estudar a hipotese da turfa, possivelmente terei de trocar de filtro porque acho que este de cascata é muito pequeno para por algum tipo de matéria...

 

Abrç

 

no meu nano tenho Co2 caseiro e camarões sem problema nenhum.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já saquei e já utilizei :( parece-me simples e funcional, és tu que tens uma D40? Estas fotas foram tiradas pela D40, a máquina é porreira, saber trabalhar com ela é que já é outra conversa :)

 

boas

 

sorry só vi agora mesmo o teu post :D

 

ya sou eu tambem a adequeri agora a pouco tempo, grande machine :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu nano tenho Co2 caseiro e camarões sem problema nenhum.

 

Tenho algum receio de arriscar, em tempos tive camarões e eles morreram-me de um momento pro outro sem razão aparente, na altura tinha CO2, agora tou a recomeçar outrvez com os camarões, assim que os adquiri morreram-me todas as caridinas e a maioria dos reds ( penso que por virem de águas mais ácidas) estes ñ sei quamto tempo irão aguentar com este ph...será que uma pequena porção de turfa dentro de uma meia nuo filtro baixará considerávelmente o ph? Pelo menos que se mantesse a 6.8 ou 7.0...

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho algum receio de arriscar, em tempos tive camarões e eles morreram-me de um momento pro outro sem razão aparente, na altura tinha CO2, agora tou a recomeçar outrvez com os camarões, assim que os adquiri morreram-me todas as caridinas e a maioria dos reds ( penso que por virem de águas mais ácidas) estes ñ sei quamto tempo irão aguentar com este ph...será que uma pequena porção de turfa dentro de uma meia nuo filtro baixará considerávelmente o ph? Pelo menos que se mantesse a 6.8 ou 7.0...

Cumpts

 

com a turfa consegues, se não tiveres um efeito tampão da agua muito elevado ao fim de 3 4 dias ele deve estar mais baixo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com a turfa consegues, se não tiveres um efeito tampão da agua muito elevado ao fim de 3 4 dias ele deve estar mais baixo.

 

Efeito tampão?? à saida do filtro?

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efeito tampão?? à saida do filtro?

:lol: não o efeito tampão é o KH a capacidade que a agua tem para manter o ph ou seja quanto maior o KH mais dificil é modificar o ph.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.