Wilches Publicado Julho 3, 2008 Publicado Julho 3, 2008 oias... tive o meu sobrinho lá por casa que adorou tanto o meu aquário q pos as maos lá dentro e mexeu no fundo o que aconteceu foi que ao agitar o meu substracto turvou-me a água toda... tanto q não vejo mais do que 5 cm em profundidade... consegui a custo tirar todos os peixes lá de dentro (vinham a superficie para respirar) e agora tenho medo que a água não volte a ficar boa em pouco tempo enfim... preciso de ajuda para clarificar a água e dpois vou analisar os danos feitos ao fundo do aquario, para já só sei q tenho areão misturado com o substracto fertil, o q não era suposto :D cumps e obrigado
delio costa Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Boas Reduz o caudal do filtro quase ao minino para reduzir a agitação da água depois é esperares até turvação da água desaparecer isso pode demorar 2 a 3 dias e ai já podes ver e analisar os estragos Cumps Délio Costa
krypticall Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 boas eu ia sugerir que faças uma tpa de uns 50% de agua porque com essa reviravolta deve de ter saltado bastantes nutrientes para a coluna de agua. o resto deixa estar a trabalhar normal com bastante agitaçao de agua a superficie. e amanha compoes isso e fazes nova tpa.
Broa Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Boas, Na minha opinião não era boa ideia fazer TPA, uma vez que se o areão e o substrato estão misturados quanto maior for a agitação dentro do aquario pior, mais substrato virá ao de cima. Na minha opinião, tentaria tapar o substrato com algum areão que tivesses a mais ou que estivesse a mais noutra zona do aquário e só depois fazia uma TPS, pois como o krypticall disse deve de haver nutrientes a mais na coluna de água... Cumprimentos, João Sousa
krypticall Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 boas o substracto fertil nao vem ao de cima se repararem ele acenta no chao, a agua fica turva mas o substracto acenta. eu recomendei a tpa porque esses niveis devem de estar altissimos e um pico desses até amanha ja pode ser tarde para a fauna. melhor ainda se tiveres os testes toca a ir fazelos logo vez se está em perigo ou nao. o filtro tendo agitaçao a superficie da agua nao vai afectar muito o fundo do aquario a nao ser que seja uma corrente exagerada para esse aquario. e recomendei para teres mais oxigenaçao para a fauna neste momento e o filtro fazer mais depressa o seu trabalho e limpar a agua. concelho amanha tiras a fauna para um recepiente com a agua do aquario e metes o filtro a trabalhar nesse recepiente eu comprei num desses hipermercados uma caixa daquelas transparentes que leva 50 litros de agua por menos de 10€ dá um geitao quando é pra estas mudanças. ( quando nao esta em uso serve para guardar a tralha dos aquarios ) depois com um passador vais passando no areao vais ficar com a camada de cima mais grossa e o substracto fertil irá ao fundo e depois metes novamente o areao grosso por cima. despejas essa agua toda e enches 60% do aquario com agua nova e acabas de encher com a antiga acondicionas os peixes lentamente e soltas, depois é ires controlando os parametros e as tpás. epá isto se tiever sido uma grande reviravolta e se for só um bocadinho nem é preciso este alarido todo metes como foi dito uma nova camada do substracto mais grosso
Wilches Publicado: Julho 4, 2008 Autor Publicado: Julho 4, 2008 problema em resolução!!! obrigado!!! os meus peixes foram viajar até outro aquario e a água já começa a melhorar!!! :D:D:D abraços e obrigada
Recommended Posts