Ajuda Urgente


apolo21

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uma aqua de 80 cm (100 l), equipado com o eheim 2213, embora já seja antigo fiz um novo setup a cerca de um mês e meio.

que vou tentar identificar:

 

Flora:

Amazonense (Echinodorus amazonicus)

Hemianthus

Cabomba caroliniana

Hygrophila polysperma

tenho outra mas não sei o nome

 

Fauna:

10 Guppy

20 Neons

4 danio zebra

1 coridora albino

1 Coridora Ponteado

2 limpa vidros

1 molly

2 espadas

6 Tetra Santa Filomena

Até ontem 2 discus

 

Os valores dos teste efectuados á agua são:

temperatura 28º

ph 7,2

Nitritos NO2 <0,1

Amónia NH3 - 0,02

Dureza deral GH o meu teste tem várias escalas mas segundo a legenda é ligeiramente dura

Dureza carbonatada KH - 60 mg/l

 

Posto isto aqui há três dias o meu difusor (acessório eheim que substitui a flauta deixou de funcionar) e eu acabei por colocar a flauta (1 cm acima da linha de agua), o problema é que ontem de noite morreram os dois discus que eu adorava. Hoje de manhã para além dos discus finados que retirei, tinha quase todos a nadar a tona de agua, excepção feita aos limpa fundos que andam sempre acima abaixo. Fiz um tpa de cerca de 20 % pareceu que houve melhoras mas agora voltaram todos ao mesmo.

Pensei que fosse falta de oxigenação mas meti uma pedra difusora e não vi melhoras de maior, as plantas estão a desenvolver bem ou muito bem crescem imenso. fiz os teste acima descritos e segundo as tabelas dos mesmos não estão maus.

Não sei o que fazer....

 

Á também tenho alguns caracois que não consigo identificar (casca escura) que vieram com as plantas mas até já ouvi dizer que é positivo.

 

Se me puderem ajudar agradeço.

 

Vitor Ramos

Editado por apolo21

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

à partida a única coisa que te aconselho é fazeres mais tpa's (nestes dias). Poderá ser do Co2? pelos sinais que apresentam (andar à superfície) é um sinal de falta de oxigenação (e as plantas a crescerem muito bem é mais um sinal que se calhar tens o Co2 a "Bombar)".

Boa sorte

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu nem uso CO2, ontem á noite ainda limpei o filtro (ligeiramente só as esponjas), e hoje os neons já me parecem normais, os guppy, os zebras e os espadas é que continuam em cima.

 

No entanto mexem-se não estaão parados.

 

Algo se passou que eu não consigo perceber.

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isto pode parecer um grande disparate e se assim for, pelo menos fica mais qualquer coisa para nosso conhecimento.

 

Por acaso fumas ou esteve alguém a fumar muito na sala onde está o aquário? Se vires AQUI reparas que o peixe da direita está à superfície à procura de oxigénio.

 

É como digo, disparate ou não, fica para a colecção.

 

Por outro lado, a água da torneira contem metais pesados em maior ou menos quantidade, independentemente do material dos canos. Se não se tratar essa água com "anti-cloro" (que também neutraliza os metais) podemos sujeitar os peixes a uma TPA com água mais carregada de metais pesados, conforme se vê NESTE LINK.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dos metais pesados não acredito, tanto mais que estava tudo bem, ficou mal e com o Tpa é que melhorou, e também porque tenho este aquario á cerca de dez anos e nunca tive problemas com a água. Relativamente ao tabaco é que não sei. O aquário está no meu escritório e eu fumo, mas da mesma forma sempre esteve.

 

Parece-me que as coisas estão a melhorar, vou fazer outro tpa de 30% e vou dando noticias.

 

cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Já não tenho tanta certeza, os guppys, um tempo após o tpa voltaram á superficie mas também me parece que gostam, os neons já voltaram á normalidade.

 

O meu problema é estou com uma vontade danada de ir comprar dois discus, mas ao mesmo tempo com medo de ter algum problema na água.

 

Ainda que pense que os discus morreram devido ao stress. Alterei o tal difusor para a flauta isso ainda demorou algum tempo e já foi quase á noite, não vigiei o aqua e de manhã estavam mortos, ainda por cima só os tinha á quinze dias.

 

Vou fazer agora testes á agua e se estiverem normais ainda vou buscar dois discus hoje, sei que não devemos ser apressados mas não consigo resistir.

 

Melhor ponho o resultado dos testes aqui e se clhar só os vou adquirir amanhã

 

Cumprimentos

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já fiz os testes, os valores são normais quanto a mim, mas deixo á vossa consideração:

 

Vou pôr os valores em sequência ontem a seguir hoje, mais certo ainda agora.

 

PH - 7,2; 7,0

NO2 - <0,1 (incolor); 0,1

NH3 - 0,02; 0,02

GH - 80; 100 - ligeiramente dura

KH - 60; 60

 

Acho que vou comprar os discus, a seguir tenho de levar a mulher a jantar fora, senão mata-me. ;)

 

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso verificas que eles abrem muito a boca?

 

Uma hipótese: será que eles têm fome? ou será que tens uma película "nata" na água do aquário? já li um tópico sobre isso e pelo que me lembro os peixes gostam de comer isso.

 

Experimenta baixar 2ºC em relação aos 28ºC ...é uma sugestão.

 

 

Cumprimentos

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais