Ramirezis


Sofia Mira

Recommended Posts

Bem.. isto ha alturas que uma pessoa só tem vontade de desistir! Fui de ferias e quando voltei tinha uma nuvem branca de ramirezis bebes a nadar ao lado do meu casal! Como ja tinha lido mt sobre a sua reprodução decidi retirar os bebes dos pais com uma seringa para um aqua maternidade onde também puz agua do aqua onde estavam inicialmente! No entanto tudo não passou de uma alegria que se seguiu de muitas tristezas! Mesmo tendo colocado uma esponja no filtro quando me apercebi ja tinham sido sugados metade dos bebes... para evitar que isso continuasse a acontecer coloquei-os numa maternidade de rede dentro do aqua maternidade. Quando me aperebi o numero de bebes estava outra vez muito reduzido... ficaram quase todos esmagados na parte de baixo da estrutura de plastico da maternidade de rede! Os 9 que sobraram morreram em dois dias o que julgo que possa estar relacionado com a comida pois só encontrei comida líquida para viviparos!

 

Entretanto o macho (pai) comecou a ficar cada vez mais magro o que na loja me disseram que podia ser da alimentação (que ate era variada mas sempre com ração seca) e entao venderam-me comida congelada! No entanto ele continuou a emagrecer e apercebi-me que tinha umas pintas brancas na cabeça que me pareceram fungos.Apercebi-me também que na realidade, embora ele abocanhasse a comida acabava por cuspi-la! Para acabar com os fungos aumentei a temperatura da agua do aqua para 31graus e os fungos acabaram por desaparecer! Andei 5 dias a observa-lo de perto mas sempre convencida que como ele nadava bem e aparentava estar bem (excepto a magreza extrema) que acabaria por ficar bom! Ontem a noite apercebi-me que tinha um buraco colado ao olho ( e por isso muito dificil de ver). Percebi logo entao que se tratava da doença buracos na cabeça e ate fiquei contente pois agora saberia como trata-lo! Hoje quando acordei descobri o macho enfiado num buraco minimo de um tronco já completamente de lado! Mesmo assim fui a farmacia comprar flagyl mas umas horas depois de ter colocado o compimido na agua ja o macho estava morto!

 

Agora a femea que ate aparentava estar muito bem apareceu com fezes esbranquicadas o que me leva a crer que possa ter sido contagiada pelo macho! Vou iniciar o tatamento! O problema é que julgo que ela está mesmo a sentir a falta do macho pois desde que este morreu ela esta muito agitada sempre a nadar colada ao vidro para cima e para baixo. Como li que o stress agrava muito esta doença não sei bem o que fazer!

 

O que queria saber é se esta femea depois de ter acasalado com o macho e de ter tido posturas pode vir a acasalar com outro macho ou se formam apenas um casal para toda a vida! Não sei se colocar um outro macho com ela vai acalma-la ou fazer ainda pior!

 

Desculpem o desabafo mas sinto-me mesmo frustrada! Sei que há quem já tenha passado por muito pior.. mas perder os bebes e o macho depois de ter andado tao empenhada em encontrar um casal que fizesse posturas e que finalmente não comesse os ovos...Enfim! :Fade-color

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sofia

 

antes de mais sinto muito que o teu macho rams tenha morrido , o que acho que ele tinha era parasitas intestinais e pelo o que dizes a fêmea têm por isso trata rapidamente essa fêmea .

 

Quanto a tua duvida tens que comprar um novo macho rams e essa fêmea devera juntar-se ao macho,mas pode acontecer não aceitar esse macho não por ter ficado viuva mas por razões naturais.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sofia

 

antes de mais sinto muito que o teu macho rams tenha morrido , o que acho que ele tinha era parasitas intestinais e pelo o que dizes a fêmea têm por isso trata rapidamente essa fêmea .

 

Quanto a tua duvida tens que comprar um novo macho rams e essa fêmea devera juntar-se ao macho,mas pode acontecer não aceitar esse macho não por ter ficado viuva mas por razões naturais.

 

Cpts

 

O macho tinha sem duvida a doença dos buracos na cabeça! Encontrei um site muito completo sobre a doença (http://www.geocities.com/aquabrasilis/spironucleose.html) e os sintomas correspondiam a 100%! Fezes esbranquiçadas e sem conteudo, inicialmente tentam comer mas deixam de conseguir ate que acabam por ignorar a comida, passam a nadar com as barbatanas fechadas, ficam palidos, aparecem buracos na cabeça que ganham fungos por fim deixam de defecar e começam a ficar com a zona do abdomen inxada. Se calhar compro amanha um macho para ela e inicio só depois de o ter o tratamento... porque assim desparasito os dois!

Como tinha lido que os ramirezis eram um peixe de casal e que acasalavam para a vida julguei que esta femea pudesse não voltar a aceitar mais nenhum macho!

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia

 

podes fazer a desparasitação com flagyl eu aconselho-te a fazer o quanto antes.

 

Cpts

 

 

Posso entao colocar hoje um comprimido na agua e amanha ou depois de amanha colocar lá um macho já com o tratamento a decorrer?

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia

 

tratamanto com o flagyl

 

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 40 litros

-Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas)

-deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José desculpa mas escapou-me uma coisa... posso por o novo macho no aqua a meio do tratamento?

 

sim podes , o ideal já que esta a fazer o tratamento é fazer aos dois ao mesmo tempo.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como tinha dito comprei um novo macho... a femea pareceu acalmar-se e fiquei super ocntente! Fiz o tratamento aos dois pelo seguro embora me parecessem os dois bem já que as fezes estavam normais. Hoje acordo e não vejo a femea... encontrei-a morta numa planta biggrin Já começo a achar que não tenho jeito para isto!! :D

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Bem como tinha dito comprei um novo macho... a femea pareceu acalmar-se e fiquei super ocntente! Fiz o tratamento aos dois pelo seguro embora me parecessem os dois bem já que as fezes estavam normais. Hoje acordo e não vejo a femea... encontrei-a morta numa planta :D Já começo a achar que não tenho jeito para isto!! :)

 

Boas,

 

Ramirezis são ciclideos espectaculares mas são um bocado sensiveis, mas não desistas, tenta arranjar um fêmea nova.

 

Ramirezis se perderem um parceiro podem voltar acasalar se aceitarem o parceiro novo, tive um macho que fazia posturas com uma fêmea, ela morreu e ele juntou-se a outra fêmea que havia no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ramirezis são ciclideos espectaculares mas são um bocado sensiveis, mas não desistas, tenta arranjar um fêmea nova.

 

Ramirezis se perderem um parceiro podem voltar acasalar se aceitarem o parceiro novo, tive um macho que fazia posturas com uma fêmea, ela morreu e ele juntou-se a outra fêmea que havia no aquário.

 

 

Sim é verdade, eu sempre soube que eram muito sensiveis. O problema é que quando começas a ter posturas e principalmente quando ves um monte de alevinos a nadar pelo aqua enches-te de esperanças e esqueces-te da dificuldade que é fazer os alevinos chegar a adultos. E passares de uma "ninhada" de 80 a nada é um choque. Felizmente há pessoas espetaculares aqui no forum que nos ajudam a continuar e seguir em frente. E a verdade é que poucos dias depois tinha outra nuvem de alevinos a nadar mas no aqua dos cacatuoides que agora parecem imparaveis com posturas com intervalos de menos de suas semanas.

Quanto aos rams resolvi fazer uma pausa. Devolvi o ultimo macho à loja e agora vou aproveitar que estou na holanda, onde é muito facil adquirir apistogrammas, e vou dedicar-me a outra espécie. Há especies lindas que por vezes são dificeis de encontrar em Portugal. Assim aproveito enquanto ca estou e quando voltar para Portugal um dia volto a tentar os ramirezis que são sem duvida lindissimos. Por enquanto aguardo anciosa que chegue amanha o meu casal de Baenschi (inka 50) selvagens. =)

 

Obrigada pela força,

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais