Administração De Flagyl


patilas

Recommended Posts

Estou a pensar fazer o uso de Flagyl no meu Aqua para prevensão, contudo muito tenho lido neste forum sobre a forma de administrar o medicamento, o meu aqua é de 280 litros, é um plantado com discus , cardinais , rasboras e alguns invertebrados (red,s).

Como devo administrar o tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar fazer o uso de Flagyl no meu Aqua para prevensão, contudo muito tenho lido neste forum sobre a forma de administrar o medicamento, o meu aqua é de 280 litros, é um plantado com discus , cardinais , rasboras e alguns invertebrados (red,s).

Como devo administrar o tratamento?

 

Boas

 

Com o Flagyl

 

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 40 litros

-Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas)

-deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com o Flagyl

 

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 40 litros

-Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas)

-deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos.

 

Cpts

 

Os comprimidos são misturados com a comida ou são colocados no aqua e dissolvem-se ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os comprimidos são misturados com a comida ou são colocados no aqua e dissolvem-se ...

 

Boas

 

tens que dissolver na agua.

A outra maneira de administrar o flagyl é juntar na comida congelada ,100gr para um comprimido durante cindo dias.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que quantidade e durante quantos dias ?

 

boas

 

depende do numero de peixes

 

eu para 3 discus mais uns peixitos em 200l dou 1/3 desfeito com artemia durante 5 dias...

 

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100 gr de Comida granulada

100 ml de Álcool 96%

2 comprimidos de flágyl

 

Diluir os comprimidos no álcool e juntar ao granulado mexer bem e deixar em local arejado, passado 48 horas o álcool evaporou e ficas com granulado com Metronidazol.

 

 

Cump

Nuno Rodrigues

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar fazer o uso de Flagyl no meu Aqua para prevensão, contudo muito tenho lido neste forum sobre a forma de administrar o medicamento, o meu aqua é de 280 litros, é um plantado com discus , cardinais , rasboras e alguns invertebrados (red,s).

Como devo administrar o tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar fazer o uso de Flagyl no meu Aqua para prevensão, contudo muito tenho lido neste forum sobre a forma de administrar o medicamento, o meu aqua é de 280 litros, é um plantado com discus , cardinais , rasboras e alguns invertebrados (red,s).

Como devo administrar o tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gente,

 

Consegui comprar flagyl líquido. Qual a quantidade que devo usar para 100 litros? Por favor ajudem, estou morrendo de medo de perder meus preciosos discus.

 

Ok, apenas uma opiniao.

O principio activo e o metronidazol, que nos comp e 250mg.

No caso de liquido a difusao e mto mais rapida, porque parte do comp faz um deposito no aqua, q resulta de certo numa dosagem irregular.

Portanto em soluto a quantidade em suspencao deve ser maior e mais regular.

 

Eu reduzia um pouco a dose recomendada, por percaucao:

Um volume de soluto suficiente para fazer 250mg para 50L de agua, ou 500mg para 100L.

De facto eu penso que a dose deveria variar com o peso do peixe. Esta dose pode estar certa para peixes grandes mas pode ser excessiva para pequenos. Claro que num comunitario nao da para ajustar, mas os 250mg / 50L ja teem uma margem de seguranca.

De resto para tratamento e so usar o esquema recomendado por quem tem mais experiencia.

 

Ja para prevencao nao concordo em manter a dosagem, eu dava 250mg para 100L e deixava varios dias, fazia uma TPA 20-40% e depois repetia a dose na semana seguinte. Assim vermes em fase de ovo ou larvar apanhavam sempre o pico da dose.

 

Tb pode ser util largar o soluto no lado do aqua perto do aspirador do filtro na prevencao, para limpar o filtro. No tratamento fazia o oposto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu estou a administrar Flagyl no meu aqua há cerca de 5 dias porque um dos Trichogaster Leeri deixou de comer e apresenta a barriga inchada e guelras com cor avermelhada. Não sei se estou a aplicar o tratamento correcto, mas este tipo de diagnóstico é complicado. Já não é o primeiro peixe destes que é afectado por este problema, e este já está assim pela 2ª vez (a anterior já foi há bastante tempo). Algo de estranho se passa e não consigo identificar o quê. Os testes de amónio, nitritos e nitratos estão bons, mas mesmo assim já morreram 2 SAEs adultos (nunca deixaram de comer, mas penso que os SAEs comem sempre mesmo que não tenham apetite - corrijam-me se estou errado), e numa noite perdi 3 corydoras.

 

A unica coisa que fiz ultimamente foi adicionar turfa ao filtro para baixar um pouco o PH pois estava em 7.4 / 7.6 , o que me parecia excessivo... Será que os peixes não estão a gostar da alteração (penso que agora anda nos 6.8 / 7.0) ?... mas agora com tantas TPA's provavelmente anda inconstante.

 

Em relação ao Flagyl, tenho colocado um comprimido esmagado (250mg) diariamente em cerca de 80 litros de água e feito uma TPA de 15 litros aproximadamente. Sei que devia ser mais intensivo mas não consigo ter tempo para mais. Em 5 dias poucos resultados visíveis, pode ser devido à dosagem ser fraca ou diagnóstico errado... Alguém tem alguma sugestão para mim? Dose reforçada para 500mg diários?... Se o Trichogaster morrer, vale a pena continuar o tratamento como prevenção, ou estará já a prevenção feita visto não observar outros peixes com o mesmo comportamento?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu estou a administrar Flagyl no meu aqua há cerca de 5 dias porque um dos Trichogaster Leeri deixou de comer e apresenta a barriga inchada e guelras com cor avermelhada.

 

Gelras avermelhadas parece infeccao bacteriana (?) porventura septicemia.

 

Na pior das hipotese e tuberculose: altamente contagioso, pode implicar limpeza geral do aqua e melhoria das condicoes da agua, sobretudo se ja houve outras mortes.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gelras avermelhadas parece infeccao bacteriana (?) porventura septicemia.

 

Também já me passou isso pela cabeça... que pudesse ser algo bacteriano e não uma parasitária, mas a barriga inchada e o facto de o Trichogaster não comer foram os primeiros sintomas. Tenho receio de estar a tratar de forma errada o problema, mas parar agora e mudar de tratamento não será demasiado arriscado?

 

Vou abrir outro post para não ficar off-topic... Obrigado para já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já me passou isso pela cabeça... que pudesse ser algo bacteriano e não uma parasitária, mas a barriga inchada e o facto de o Trichogaster não comer foram os primeiros sintomas. Tenho receio de estar a tratar de forma errada o problema, mas parar agora e mudar de tratamento não será demasiado arriscado?

 

Bem eu terminava de facto o tratamento. Os sintomas saop ainda relativamente inespecificos. Se fossem so as guelras podia ser um parasita local, a minha duvida e a barriga inchada: a meu ver 2 localizacoes independentes indicam doenca sistemica (que se espalhou no organismo).

 

So espero que corra tudo bem e o meu diag esteja errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais