Caíu um nevoeiro no meu aquário, helppppppp


Recommended Posts

Boas Tardes!

 

Depois de desmontar a minha 1º montagem do meua quário de 20 litros, por estar feio, decidi começar algo a sério e com cabeça, tronco e membros.

 

Mandei vir uma boa iluminação, 1 day light+1 gro lux (ambas de 14W), mandei vir mais plantas, hemianthus micranthemoides, rotala rotundifulia, alternanthera pink, ludwigia arcuata, echinodorus tenellus e hygrophila polysperma rosanervig. (Ando á procura de hygrophila polysperma, heteranthera zost. e rotala macrandra).

 

Comecei a plantar a hemianthus, a rotala rotundifulia e a ludwigia arcuata na sexta feira passada. No Sabado recebi as restantes e plantei. Na sexta feira a água estava normal, só que no sabado a água começou a ficar muita turva. Ontem piourou ainda mais e hoje é melhor nem falar.

 

Está um nevoeiro incrivel, nao se vê praticamente o fundo do aquário.

 

Eu penso que a causa está nos 40% de água que eu guardei da montagem antiga e depois adicionei 60% de água nova. Ou seja, houve uma troca parcial de água enormissima. Eu penso que isto se deve ao desenvolvimento e morte de bactérias. Solução, pesquisei pelo forum e pelo google.

 

No forum encontrei um topico onde dizia para adicionar 3 ml de água oxigenada (gostaria de saber se posso aplicar isto no meu aquário, quantas vezes...etc etc). No google encontrei um site a dizer para fazer trocas parciais de água. Hoje já comecei a fazer TPA´s, estou a retirar 2 litros e meio/3 litros de água diariamente.

 

Precisava de mais ajuda. Para além de a água estar praticemente invisivel, as plantas estão a ficar um pouco sem qualidade (principalmente a hemianthus, não sei se será qualquer tipo de alga).

 

Para além disto tudo tenho um injector de Co2, que penso que não seja culpa dele, porque só poderia ser se o conteudo da garrafa entrasse pelo tudo que liga ao aquário. Isto não está a acontecer.

 

Bem, quem perceber deste assunto, pedia para que me ajudasse...

 

Aguardo respostas.

Desde já obrigado.

Fiquem bem.

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Green!

 

Pois, água directa da torneira para o aquário. :oops:

 

Quando este nevoeiro caíu, eu pensei logo nisso. Mas a gente na aquairofilia tem de "bater com a cabeça na parede" para aprender. :D

 

Agora, o que eu preciso mesmo, é de uma ajuda que me tire aquele nevoeiro dali. Para já, como já referi, estou a fazer tpa´s de 2 litros e meio/3 litros diariamente.

 

Obrigado

Fica bem

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro!

 

Eu hoje já fiz isso. Ontem, peguei num balde e fui á banheira com o chuveiro mandei de lá de cima água até ao balde. Pelo menos grande parte do cloro foi eliminado. Depois, coloquei o balde na marquise na janela.

 

Hoje retirei cerca de 3 litros e adicionei aquela água do balde. Melhoras? Ainda é muito cedo para isso. :oops:

 

Para além do nevoeiro, começam as algas. Olhem que sorte :( Raio de algas, nunca vi aquilo na minha vida. É tipo um tufo transparente, que se forma no areão uma pequena camada e nas plantas igualmente. Mas penso que já vou eliminar isto este fim de semana (devo de ir aí a LIsboa, á caça de camarões nas lojas e aproveito visito o AVG :D aahhh e também tento arranjar rotala macrandra, é dificil de arranjar aqui :) )

 

Fica bem

abraços!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, não é da água...

peguei num balde e fui á banheira com o chuveiro mandei de lá de cima água até ao balde. Pelo menos grande parte do cloro foi eliminado. Depois, coloquei o balde na marquise na janela.

Não será melhor usar um condicionador? Além de eliminar o cloro elimina também os metais pesados, pois estes não se libertam pela evaporação como o cloro. Ontem também me aconteceu isso. Ia fazer uma TPA quando vi umas das minhas 3 plantas desenraízadas. Pensei cá comigo: vou desistir das plantas! Tirei as plantas e procurei pelas bolinhas de adubo que tinha colocado em Janeiro. Conclusão: as bolinhas estavam todas desfeitas. Ao remexer o areão a água ficou num nevoeiro incrivel. Agora está menos turva, pois o filtro está a ajudar...

O que eu quero dizer é: não será de mexer nas plantas? :)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se eu plantasse com a mão, era provável. Mas é que eu planto com a pinça, não levanta tanta poeira. Antigamente, plantava com a mão e nunca ficou assim.

 

Mas já está a melhorar o aquário.

 

Fica bem

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mini

 

Podias deixar o nevoeiro e montar um biotopo Londrino ;)

 

Bem o meu conselho são TPAs mas se não queres perder tanto tempo e ter tanto trabalho usa um condicionador, a água pode i logo para o aqua.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá guelra!

 

Para quê ir gastar dinheiro se se consegue a mesma coisa, mas so por um pouco mais de trabalho?

 

Obrigado pelo conselho. Hoje já vou para o 3º dia de TPA´s de 2 litros e meio, 3 litros e já noto bastantes diferenças. O nevoeiro já não é tão intenso. Agora são as algas que são muitas. Tipo tufos transparentes, que se põe nas plantas e areão (fazendo uma camada). Se eu mexer naquilo, ou apertar, aquilo desfaz-se ou foge-me da mão. Bharg...

 

Estou a tentar arranjar alguns camarões, mas não consigo ;)

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete-lhes uns 5/6 ottos!!! e depois dás ou vendes ou ficas com eles ao qualquer cois que queiras!! continua com as tpas e penso que resplves o problema!!!

 

Eu nao aconselho utilizaçao de acondicionadores, pois só estamos a encher os bolsos das grandes marcas, adicionar quimicos a agua e com umas horas de repouso ou entao encher o recepiente com agua BEM quente e o cloro vai se num instatne

 

Abraços :wink: boa Sorte

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao aconselho utilizaçao de acondicionadores, pois só estamos a encher os bolsos das grandes marcas, adicionar quimicos a agua e com umas horas de repouso ou entao encher o recepiente com agua BEM quente e o cloro vai se num instatne

Então mas a água não tem só cloro!! E o ferro, cobre, cádmio, aluminio e algum chumbo? Para mim é muito impotante o acondicionador, porque o que eu compro neutraliza o cloro e metais pesados, fornece colóides para protecção das escamas e prevenção de doenças e possui vitaminas anti-stress.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.