njribeiro Publicado Junho 10, 2008 Publicado Junho 10, 2008 O meu aqua tem uma calha T5 de 39 W (LifeGlo). Tem algumas plantase quero ter mais. A sala onde o aqua está instalado tem imensa luz, principalmente de manhã, o aqua está um pouco recolhido mas ainda absorve uns pequeninos raios de sol matinais mas nada do outro mundo. tem alguma claridade durante o dia, mas também nada de especial. Tenho temporizador que liga automáticamente a Calha ás 19h e desliga ás 01h00 (+/- 6 horas) A partir da 01h00 fica totalmente escuro até o sol nascer. Se calhar estou a fazer mal o ciclo da luz, não ? se calhar devo ligar mais cedo e desligar também mais cedo. por exemplo liga ás 17 e desliga ás 23 não sei mesmo, o que me aconselham ? Nuno Ribeiro Citar
Pedro Pato Martins Publicado: Junho 10, 2008 Publicado: Junho 10, 2008 Olá Nuno, Essa questão não é completamente consensual. Ou seja, não existe nenhuma regra absoluta. A começar pelo facto de depender das especificidades e carácter unícos de cada aquário: quer em termos da quantidade de luz natural a que estão postos (como tu próprio referiste no teu caso), às necessidades das plantas que tens no teu aquário e da fertilização que faças (ou melhor dos nutrientes que tenhas no aquário). Daquilo que tenho lido, parece-me que 10 horas é um fotoperiodo bastante usual pelos membros do forum. Seis horas será pouco a não ser que tenhas plantas muito pouco exigentes e/ou a luz natural que o aquário recebe compense. No seguinte tópico poderas acompanhar algumas ideias em torno da tua dúvida. Iluminação - Quato tempo? Citar
njribeiro Publicado: Junho 10, 2008 Autor Publicado: Junho 10, 2008 Olá Nuno, Essa questão não é completamente consensual. Ou seja, não existe nenhuma regra absoluta. A começar pelo facto de depender das especificidades e carácter unícos de cada aquário: quer em termos da quantidade de luz natural a que estão postos (como tu próprio referiste no teu caso), às necessidades das plantas que tens no teu aquário e da fertilização que faças (ou melhor dos nutrientes que tenhas no aquário). Daquilo que tenho lido, parece-me que 10 horas é um fotoperiodo bastante usual pelos membros do forum. Seis horas será pouco a não ser que tenhas plantas muito pouco exigentes e/ou a luz natural que o aquário recebe compense. No seguinte tópico poderas acompanhar algumas ideias em torno da tua dúvida. Iluminação - Quato tempo? obrigado. eu tenho um bocado de medo de ter um fotoperiodo longo, pois costumam aparecer muitas algas nos vidros, pontos verdes, mas como recentemente mudei o sistema de luz, coloquei uma calha T5 com 1 x 39 w e aparentemente está tudo em, fico baralhado. obrigado pela dica Citar
Recommended Posts