Recommended Posts

Publicado

Após uma pequena experiência com um aquário de 40*20*25 eis o "meu aquário" com o qual estou a dar os primeiros passos:

Eis as fotos (sequência):

http://picasaweb.google.pt/nuno.mendes.fer...924890786533938

http://picasaweb.google.pt/nuno.mendes.fer...924909075045058

http://picasaweb.google.pt/nuno.mendes.fer...924922534762882

http://picasaweb.google.pt/nuno.mendes.fer...924936254241810

Agora já está um pouco mais "populado".

Aquário 100*40*50

Substracto JBL Proflora Start

Akadama Especial

Iluminação Calha com 2 lâmpadas de 36/89 46 cm

1 SUN-GLO

1AQUA-GLO

Filtro Fluval 305

Rena Flow 400C

Bomba de ar Tetratec APS50

Aquecimento Theo 150W

Flora 4 - Otocinclus sp.

4 - Neocaridina zhangjiajiensis 'White'

3 - Guppy

2 - SAE

4 - Neon

2 - Daneo Zebra

Fauna Anubias barteri var. nana

Vesiculari dubyana

Eleocharis 'Parvula'

Cryptocoryne wendtii 'Bronw'

Vallisneria nana

Echinodorus bleheri

Rotala Rotundifolia

Cabomba Caroliniana var. Caroliniana

Pedras Stonewood RedBrown

Luz - Relógio 11:00 - 21:00

Valores:

Medida 13-Abr 20-Abr 3-Mai 11-Mai 18-Mai 7-Jun

pH 7 6,5 7 7 7 7

gH 5 5 5 6 6 7

kH 1 2 2 3 3 3

Phosphate 0 0 0,25 0 0

NH3/NH4 0,2 0 0 0 0,1 0,1

Nitritos 0 0 0 0 0 0

Nitratos 0 0 10 0 0

Aproveito entretanto para colocar 2 questões:

- Como evitar que os camarões, principalmente os pequenos "sejam sugados" pelo filtro?

- Estão a surgir umas pequenas manchas castanhas nas plantas. O que pode ser? falta de luz? substrato?

Obrigado

Publicado:

Boas.

Gostei do layout apenas nao gostei da misturas dos substractos.

DFepois tens tambem o facto de teres a bomba de ar, tens ela ligada de dia tambem? ^se sim le mais sobre plantas de aquario, pois a bomba de ar so deve ser ligada de noite e o co2 ligado de dia (isto se houver plantas).

Cumps

cons.jpg*
Publicado:

Olá

O layout está fixe, mas acho que essas pedras têm um ar um pouco artificial.

Em relação aos camarões e o filtro, julgo que devias tentar por um bocado de esponja à medida na entrada do filtro.

Se fosse a ti, optava por meter mais uns danios zebras, vais ficar fascinado com o comportamento deles em cardume. :rainbowafro:

1 Abraço

Publicado:
Boas.

Gostei do layout apenas nao gostei da misturas dos substractos.

DFepois tens tambem o facto de teres a bomba de ar, tens ela ligada de dia tambem? ^se sim le mais sobre plantas de aquario, pois a bomba de ar so deve ser ligada de noite e o co2 ligado de dia (isto se houver plantas).

Cumps

Desde já obrigado pela dica.

Normalmente só ligo a bomba quando estou em casa mas vou ter em atenção o teu comentário.

Neste momento ainda não tenho CO2 mas estou a tratar do assunto. Pode ser que as manchas que estão a aparecer nas folhas seja falta de CO2.

Cumprimentos

Publicado:
Olá

O layout está fixe, mas acho que essas pedras têm um ar um pouco artificial.

Em relação aos camarões e o filtro, julgo que devias tentar por um bocado de esponja à medida na entrada do filtro.

Se fosse a ti, optava por meter mais uns danios zebras, vais ficar fascinado com o comportamento deles em cardume. banana rock

1 Abraço

Boas,

Após a introdução destes peixes e de verificar os valores da água, é minha a intenção de colocar mais danios e neon.

Mas como ainda não percebo muito disto, quero ir devagar.

Cumprimentos

Publicado:
Flora (FAUNA )4 - Otocinclus sp.

4 - Neocaridina zhangjiajiensis 'White'

3 - Guppy

2 - SAE

4 - Neon

2 - Daneo Zebra

Fauna (FLORA)Anubias barteri var. nana

Vesiculari dubyana

Eleocharis 'Parvula'

Cryptocoryne wendtii 'Bronw'

Vallisneria nana

Echinodorus bleheri

Rotala Rotundifolia

Cabomba Caroliniana var. Caroliniana

Aproveito entretanto para colocar 2 questões:

- Como evitar que os camarões, principalmente os pequenos "sejam sugados" pelo filtro?

- Estão a surgir umas pequenas manchas castanhas nas plantas. O que pode ser? falta de luz? substrato?

Obrigado

Desculpa o reparo mas nao pode deixar de reparar na pequena confusão, da fauna e flora. banana rock

Depois com os camarões é sempre um problema, uma das opções e ter o "Chupador" do Filtro a uma distancia considerável do fundo, mas quando houver pequenos eles vao la sempre parar. Eu ja tive alguns a crescer la dentro, que so reparava aquando limpava o filtro. Porque qualquer coisa que ponhas para "Filtrar" a entrada de camarões, no filtro corre o risco de obstruir o filtro e estragar a bomba, digo isto pk ja me aconteceu, uma altura que pôs um pouco de Esponja Azul para reduzir a entrada de lixo pro filtro, e depois tive que fazer umas reparações.

As manchas castanhas é carência de Macros ( em principio Potássio), por isso aconselho a preocupar-te primeiro com a fertilização e so dps com o CO2, porque meteres CO2 so vais aumentar a carência das plantas.e pra mais CO2 ha sempre no aqua, ja foi discotido isso em vairos post, desde a respiraçao do peixes, ao processo de Nitrificaçao das bacteria que consomem bastante Oxigenio)

E por fim, gostei bastante do Layout, gosto da pedras dão um ar Natural. Boa sorte e continua em força.

cumps

Publicado:

Boas,

Na entrada, coloca uma esponja igual a esta: Esponja de filtração.

Publicado:
Boas,

Na entrada, coloca uma esponja igual a esta: Esponja de filtração.

Boas! Mais uma vez!

Eu volto a chamar atenção que a colocação de qualquer tipo de esponja na entrada do Filtro, corre o risco de Obstrução do mesmo, e a manutenção tem que ser muito acentuada.

ps:Jorge, desculpa la estar a discordar, mas falo por experiência própria.

cumps

Publicado:
Eu volto a chamar atenção que a colocação de qualquer tipo de esponja na entrada do Filtro, corre o risco de Obstrução do mesmo, e a manutenção tem que ser muito acentuada.

Concordo contigo! A esponja tem de ser limpa com frequência, de modo a evitar a obstrução do filtro. Se essa limpeza for feita não haverá problema, além disso, este é o melhor sistema para aquários de criação de invertebrados.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!