Ajuda com as Plantas.!!

Recommended Posts

Publicado

Olá amigo estou eu aqui de novo com mais uma grande duvida.

Já comprei plantas mas elas sempre acaba por morrer.

Queria um :) de como devo montar elas no meu aqua e de que vou precisar ;) por que já não aguento mas gasta €€ atoa...

tenho um aqua de 120L +/- 60cm luz de frabica akela do kit que já estiver a ler nos foruns tenho que mudar por um power glow certo?

bem queria saber o que devo ter. Qual areão, ou poderia ser apenas areia branca, enfimmm tudo para que devo fazer para ter um aqua bem no estilo bio :shock: Obrigado...

Publicado:

Ola, meu caro, td em paz? Vamos por partes as suas duvidas...de qualquer forma, apenas resumirei algumas coisas e aconselho a estudar um pouco mais e qualquer coisa perguntar ok?:)

1) aconselha-se, para se manter plantas, um minimo de 0,5w/l...essa iluminacao tera que ter seus picos nos espectros de cor nas cores azul e vermelho que sao as que as plantas mais absorvem. Procure por lampadas com temperatura de cor(normalmente esta escrito na embalagem)EM TORNO de 6.500k que esta bom!

2) Para algumas plantas mais exigentes, aconselha-se a injecao artificial de CO2...esse pode ser caseiro(procure aqui no forum como fazer, eh bem simples e barato)ou com cilindro(normalmente extintor de incendio "adaptado" ou cilindros comprados em loja). Algumas plantas como cabombas, elodeas, valisnerias realizam um processo chamado DESCALCIFICACAO BIOGENICA. Resumindo, ela retira CO2 do meio, reduzindo o valor do seu KH e seu pH tendera a variar muito, o que nao sera bom!

3) EU aconselho o uso de substratos ferteis(laterita, humus de minhoca tratado, substratos industrializados como o da Tetra, azoo etc etc)

4) caso nao faça uso, existem fertilizantes liquidos como da Tetra, seachem, etc que tbm sao muito bons...NAO USE FERTILIZANTE DE JARDIM! Dica importante, pois eles sao excessivamente forte para plantas, alem de conter fosfatos e nitratos o que pode causar mal a peixes e fazer com que surjam algas

Acho que em resumo eh mais ou menos isso ai...como eu disse, dar uma pesquisada mais pelo forum e, tendo duvida, pode postar, ok?:)

Abracos!

Publicado:

Obrigadão Rafael Diogo vou sim da umas olhadas pelo forum..

Peço se tiver mais alguém que me ajude :).... muito Obrigado..... :)

Publicado:

É só mesmo isso. Muita luz e CO2, o resto vem natural...

Se for mesmo muita luz e forem mesmo muitas plantas e poucos peixes algum adubo também se torna indispensável.

Para ter luz decente nesse aquário tem que esquecer a instalação eléctrica existente e colocar algo novo. Mais vale gastar €€€ numas calhas decentes que em plantas para morrer.

Atenção Rafael que descalcificação biogénica dá-se quando as plantas, por falta de CO2 dissolvido utilizam o carbono da molécula de carbonatos. Nestes casos dá-se que o resultado (excedente) da fotossíntese em vez do tradicional O2 passa a ser Cálcio e o resultado não é um pH instável, é um pH alto. É a este fenómeno que se dá o nome de descalcificação biogénica.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!