Clithon Sp. (diadema) Souleyetana


Se7eN

Recommended Posts

Nome cientifico - Clithon Sp. (Diadema) Souleyetana

 

Nome comum - Neritina bumble bee; "Crown Nerite"

 

Descrição - Clithon Sp. é uma espécie de caracol aquático extremamente bonito sendo os "corninhos" da sua casca algo que salta à vista de qualquer um. A nível de coloração existe uma ampla gama, do amarelo ao negro, passando por castanhos e laranjas. O seu tamanho máximo ronda 1.5cm não tendo em conta os ditos "corninhos" e o seu corpo é escuro, parecido com o das Neritinas Natalensis.

 

SSL11976.jpg

 

SSL12009.jpg

Aqui estão presentes duas colorações distintas. Uma amarela clara, quase sem listas negras e outra alaranjada com listas negras bem visiveis.

 

Alimentam-se maioritariamente de algas (incluindo filamentosas e castanhas) mas aceitam também flocos, pellets, spirulina ou vegetais fervidos, e não danificam as plantas (pelo menos que eu tenha percebido até agora). Diferenças sexuais não são visíveis, pelo menos a olho nu. No entanto não é um molusco hermafrodita, havendo assim distinção entre sexos.

 

Origem - Ilhas Salomão, Ilhas Fiji, Filipinas, algumas ilhas da Indonésia e mais algumas zonas do Indico-Pacifico.

 

neritina01.jpg

Imagem adaptada de Aquariofilia.net - "Neritina Natalensis" por: Marc

fiji.jpg

Um rio na ilha de Viti Levu (Ilhas Fiji), já muito perto da sua foz. Aqui se pode ver um pouco de como é o habitat natural dos Clithon (Imagem retirada de wikipedia.com).

 

Reprodução - A reprodução é difícil e muito parecida à das Neritinas Natalensis, sendo também necessária a água salobra. Em cativeiro ainda não foi conseguida, ou pelo menos que se encontrem registos de tal feito. No entanto num site polaco há afirmações de os ovos desta espécie serem roxos.

 

Habitat natural – Adapta-se tanto à água doce como à salobra. Contudo, existem mais relatos de serem provenientes de águas salobras pois são frequentemente encontradas na foz dos rios. Na época das chuvas essa zona fica maioritariamente com água doce.

 

SSL11994.jpg

 

Aquário - É um animal fácil de manter em cativeiro, desde que estejam reunidas as condições mínimas. O pH ideal será entre 6.5 e 7.5, kH e gH elevados e temperaturas entre 22-26ºC, embora aguentem uma maior amplitude (20-28ºC). É um caracol diurno, notando-se uma especial predilecção por troncos e tendo em conta outras espécies de caracóis, pode-se dizer que estes são sensivelmente rápidos. Sobrevivem fora de água durante horas devido a uma “tampa” que fecha a concha (Opérculo?!?!?)

 

Particularidade - Está há algum tempo para ser reclassificada como Clithon Flavovirens.

 

 

 

Texto: Tiago Sá

Fotos: Marc, Tiago Sá

Editado por Andre Silvestre
  • Gosto 1

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.