Estabilizar O Kh


Recommended Posts

Boas,

 

Gostava de saber se há alguma forma de estabilizar o kh de um aqua sem ser estar a colocar diariamente bicarbonato de sodio.

 

O meu aqua é bem recente, 2 semanas, e tem o kh e o ph sempre a descer. Coloco bicarbonato de sodio, o kh sobe para os 8, o ph para 7,3, mas a partir daí em 2 dias fica acido e começa a baixar por aí fora, ph a descer quase para os 6 e o kh para 2º! :microwave:

 

Faço injecção de Co2 (metodo da gelatina) mas tenho o difusor quase à tona de agua, portanto tb não me parece que possa ser tudo influencia do CO2.

 

 

Tenho lido e pesquisado o maximo que posso mas fiquei com algumas duvidas:

 

- O carvão activado pode influenciar o Kh? Nomeadamente ao interferir com o bicarbonato de sodio ("gastando-o") que adiciono?

 

- O CO2 baixa o pH e o kh? Ou baixa apenas o pH fazendo um bypass ao kh? Li nalguns artigos que o CO2 não influenciava o kh directamente, e que assim que parassemos a injecção de CO2 o ph voltava aos valores anteriores, porque o kh se teria mantido inalterado. O que eu observo no meu aqua é que baixa tudo, ph e kh, e que quando retiro o CO2, apenas há um ligeirissimo abrandamento da descida do ph.

 

- As tabelas de CO2 que combinam pH com K para nos indicar os valores aceitaveis de CO2 na agua, referem-se a agua na qual foi injectado CO2 ou a qualquer agua? Ou seja, se não injectar Co2, terei sempre para um determinado pH e Kh um valor X de CO2 dissolvido na agua? Nesse caso, se o valor da minha agua tiver uma combinação aceitavel de pH e Kh, posso não precisar sequer de fazer injecção de CO2?

 

Deixo o setup:

 

120*40*50

T5 3*54W (falta ainda chegar mais uma lampada)

filtro eheim 2026 (coloquei entretanto uma rocha fossil sedimentar lá dentro para ver se subia o kh) c/ esponjas, materias filtrantes normais e carvão activado

aquecedor jagger 250W

Substracto: Laterite+NPK+Humus (apenas 1,5kg depois de tratado)

Camada espessa de Akadama normal por cima

basalto (julgo ser basalto pelo aspecto, mantinham o ph em 6,8/9)

outras rochas que não sei a origem, mas que me deixavam o ph a 7,4 num recipiente com agua durante varios dias (o mesmo ph da agua do recipiente de controlo)

 

 

Fauna:

Bacterias (espero!)

 

Flora:

Hemianthus Cuba

Filamentosas Verde! :tongue:

(estava à espera de mais plantas que vinham por encomenda, mas como se atrasou e as Cuba estavam com dificuldades, comecei a injecção de CO2)

 

Valores actuais:

pH - 6,5

kh - 2/3

Gh - 6

NH4/3 - 10

No2 - 0.9

No3 - (ainda não tenho o teste)

 

Já coloquei bicarbonato de sodio varias vezes (4 a 5 colheres de chá), subindo o ph para 7,3 e o kh para 8, mas em 2/3 dias volta tudo ao mesmo.

Editado por nikas200
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, mas posso dar umas dicas.

 

1º enquanto tiveres Nitritos, o ciclo do azoto ainda não está terminado.

2º o teste dos nitratos é uma ferramenta muito util, deverias comprar um.

3º pára com isso tudo, estás sempre alterar "isto" e "aquilo". O melhor é deixar isso establizar.

4º Retira o carvão activo.

5º para subir o kh tem de ter pedras ou conchas. A akadama é neutra, logo precisas de pedras.

6º pára com o co2.

 

como não tens peixes, daqui a uma semana volta a por aqui os parametros.

 

NOTA: não compres peixes até establizares isso.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões. Tenho o aquario a ciclar, e só penso colocar peixes quando estiver com a amonia e os nitritos a zero.

 

Relativamente ao carvão, tenho-o no filtro neste momento apenas para tirar o excesso de nutrientes que há na coluna de agua, mais tarde penso em retirá-lo.

 

Talvez seja boa ideia parar com o CO2 enquanto não tiver mais plantas, para não mexer muito com o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal! Dêem-me as vossas opiniões:

 

- O carvão activado pode influenciar o Kh? Nomeadamente ao interferir com o bicarbonato de sodio que adiciono?

 

- O CO2 baixa o pH e o kh? Ou baixa apenas o pH fazendo um bypass ao kh? Li nalguns artigos que o CO2 não influenciava o kh directamente, e que assim que parassemos a injecção de CO2 o ph voltava aos valores anteriores, porque o kh se teria mantido inalterado. O que eu observo no meu aqua é que baixa tudo, ph e kh, e que quando retiro o CO2, apenas há um ligeirissimo abrandamento da descida do ph.

 

- As tabelas de CO2 que combinam pH com K para nos indicar os valores aceitaveis de CO2 na agua, referem-se a agua na qual foi injectado CO2 ou a qualquer agua? Ou seja, se não injectar Co2, terei sempre para um determinado pH e Kh um valor X de CO2 dissolvido na agua? Nesse caso, se o valor da minha agua tiver uma combinação aceitavel de pH e Kh, posso não precisar sequer de fazer injecção de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.