Tampa De Aquario


Mau

Recommended Posts

Todos nós quando vamos a uma loja de aquariofilia, estao sempre la a venda aqueles aquarios tudos bonitos com tampas por cima que incluem as lampadas.

 

a minha pergunta é a seguinte:

 

É aconselhavel ter o aquario tapado por cima? eu estava a pensar em mudar as calhas para umas da arcadia, mas com essas nao tapo o aquario por cima. isso será mesmo necessario?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos nós quando vamos a uma loja de aquariofilia, estao sempre la a venda aqueles aquarios tudos bonitos com tampas por cima que incluem as lampadas.

 

a minha pergunta é a seguinte:

 

É aconselhavel ter o aquario tapado por cima? eu estava a pensar em mudar as calhas para umas da arcadia, mas com essas nao tapo o aquario por cima. isso será mesmo necessario?

Obrigado

 

 

As tampas que veem em aquarios de origem vem somente com a funcionalidade estetica no meu entender, podes mudar para uma calha da arcadia sem problemas as unicas coisas a ter em atenção é que iras perder mais agua por evaporação logo todas as semanas tens de repor mas nada que não venhas a fazer habitualmente com os TPAs, e ter atenção que alguns peixes gostam de pular para o desconhecido e aventurarem-se em novas desventuras apesar de ser raro....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tens sempre a opção de comprar um aqua só de vidro como fiz, e depois colocas a calha quem bem entenderes. Sempre te sai mais barato do que andares a comprar um aqua completo e depois tirares as tampas com calha embutida.

Cumps

Bruno Lino

http://bmslino.googlepages.com/
(por vezes com imagens em directo do aqua...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À pouco tempo troquei tampa por calha e já me morreram vários guppys, pois eles têm a mania de se armar em super-peixe e tentar voar. :crazyeyes::lol:

 

Mesmo assim eu prefiro a calha à tampa.

 

Tou a tentar armar uma cena com uma rede para eles não saltarem

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

mas com uma rede nao fará sombra?

 

se colocarmos um vidro em cima ja é mais um obstaculo que a luz emitida pelas lampadas tem de atravessar.

 

so com calha fica mais fixe, mas depois saltam peixes, nao sei o que fazer, mais alguem com diferentes opiniões.

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para perguntar se posso iluminar o aquário com a lampâda pousada na tampa de vidro, ou se convém não haver nada entre a luz e a água?

 

É que o meu aquário tem tampa em vidro, e a iluminação actualmente atravessa o vidro... Não sei se é o mais indicado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para perguntar se posso iluminar o aquário com a lampâda pousada na tampa de vidro, ou se convém não haver nada entre a luz e a água?

 

É que o meu aquário tem tampa em vidro, e a iluminação actualmente atravessa o vidro... Não sei se é o mais indicado...

 

 

pois a minha duvida tb é essa. tb nao sei se a tampa de vidro influencia. por isso tava a pensar em so meter calha e nao meter tampa nenhuma. Mas por o que se falou aqui existem flying fishes lol por isso nao sei bem o que fazer.

 

 

 

Hasta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, a minha opinião é aquario destapado. Só temos de ter cuidado com os peixes voadores mas até agora não tive problemas e esteticamente fica um espectaculo a vermos o espelho de água com as pontas das plantas, mas tambem vou colocar plantas aquaticas com flores exteriores e não tinha outra hipotese. De resto acho que não há nenhum problema, excepto evaporação, mas fácil de resolver. Mas emrelação as tampas de vidro, existe uma refracção que influencia minimamente a projecção da luz mas nada de relevante, relevante sim é o calcário que se acumula nos vidros e interfere na luz.

Editado por AlexMontenegro

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive no meu aquario o lampada atravessada obliquamente, sem vidro...

 

Mas depois pensei... Isto não deve ser bom, visto a luz não estar a ser uniforme... Mas por outro lado tb notei (e de que maneira) que o nível da águua baixava num instante...

 

A evaporação é muita... Por isso pus agora com o vidro...

 

Só que o meu aquário tem duas placas de vidro, uma delas está partida... Estou a usar a boa, e com a lampada por cima... Ou seja, metade tapado, metade destapado...

 

esquemaml1.gif

 

 

Se me esclarecerem sobre a importancia de nao ter vidro entre o aqua e a lampada, quando eu for pedir para fazer num loja de vidros a outra metade, posso pedir para fazer uma espécie de corte rectangular que acompanha a lâmpada e permite não ter nada a interferir

 

Acham que é o melhor?

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

relevante sim é o calcário que se acumula nos vidros e interfere na luz.

isso acontece com uma manutenção menos cuidada... basta lavar os vidros aquando das TPAs e o calcário não acumula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vê o meu aqua, é destapado já perdi alguns peixes mas fica mais bonito assim ( minha opinião ), agora a escolha é tua,

mas aconselho a comprar só aqua se fores para calha que assim sai mais barato mas muito, são opções que tens que tomar por ti, aqui ajudamos dar as nossas opiniões e ideias.

 

Abraço,

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O aqua destapado esteticamente fica mais bonito o unica contra são os peixes voadores que se atiram

borda fora irás ter uma maior evaporação da água que se resolve com as taps semanais

Se colocares um vidro também não tem contra nenhum se todas as semanas limpares o vidro se por caso

a água da tua zona for um pouco calcaria e ao fim de uma semana o vidro estiver um pouco esbranquissado setivres dificuldade em limpalo podes usar PH- que fica novo

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, tenho todos os aquas tapados com vidro, e com a calha por cima (assecnte directamente ou pelos suportes). É a melhor solução que tenho, porque se fosse destapado, teria 3 inconvenientes, um deles já identificado: a evaporação de água, os meus discus a saltarem e uma gata que é maluca pelos aquários lá de casa...

Cumps

Bruno Lino

http://bmslino.googlepages.com/
(por vezes com imagens em directo do aqua...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.