Filtragem


Recommended Posts

Boa noite amigos, este é o meu primeiro post.

 

Recentemente adquiri um filtro externo (EHEIM Classic )para filtar um aquário com ciclideos africanos do Malawi.

 

Quanto ás matérias filtrantes disseram-me nera loja (Ruimar em Benfica) que o melhor para este tipo de peixes era ter sómente filtragem mecânica e foi-me aconcelhado a usar unicamente esponjas.

 

Ainda questionei o dono da loja se não seria melhor colocar uma ou duas camadas de outro material filtrante como cerâmicas, bio-ball, etc... mas ele disse-me que não, que só seria prejudicial para os ciclideos.

 

Não fiquei muito convencido e é por isso que vos pergunto a vossa opinião.

 

Outra situação é que tenho as pedras (calcárias) a ficarem cobertas de algas pela sua parte superior. Será que pode ser da má qualidade da lampada?

 

Obrigado pela vossa disponibilidade

Bruno Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite amigos, este é o meu primeiro post.

 

Recentemente adquiri um filtro externo (EHEIM Classic )para filtar um aquário com ciclideos africanos do Malawi.

 

Quanto ás matérias filtrantes disseram-me nera loja (Ruimar em Benfica) que o melhor para este tipo de peixes era ter sómente filtragem mecânica e foi-me aconcelhado a usar unicamente esponjas.

 

Ainda questionei o dono da loja se não seria melhor colocar uma ou duas camadas de outro material filtrante como cerâmicas, bio-ball, etc... mas ele disse-me que não, que só seria prejudicial para os ciclideos.

 

Não fiquei muito convencido e é por isso que vos pergunto a vossa opinião.

 

Outra situação é que tenho as pedras (calcárias) a ficarem cobertas de algas pela sua parte superior. Será que pode ser da má qualidade da lampada?

 

Obrigado pela vossa disponibilidade

Bruno Martins

 

Boas,

 

Por acaso, o Sr. Rui também já me disse o mesmo, mas relativamente a aquas para discus. Tendo em conta que é um indivíduo muito conhecedor do assunto, estou em crer que a coisa poderá ter algum fundamento. Não tive oportunidade de aprofundar o assunto, mas talvez a recomendação das esponjas se fique a dever à circunstância de um filtro apenas com esponjas requerer manutenção muito mais regular relativamente a outro com cerâmicas. Da próxima vez que for à Ruimar vou tentar aclarar a questão.

 

É de realçar o pormenor de o Sr. Rui não te ter vendido um media kit da Eheim, carregadinho de cerâmicas, e que custa uma pequena fortuna, como outros fariam...

 

Enfim, quanto às algas, creio que é inevitável que apareçam se não tiveres nada que as remova. Introduzi no Domingo uns L25 Pit bull no meu Tanga e o aqua já não parece o mesmo.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite amigos, este é o meu primeiro post.

 

Recentemente adquiri um filtro externo (EHEIM Classic )para filtar um aquário com ciclideos africanos do Malawi.

 

Quanto ás matérias filtrantes disseram-me nera loja (Ruimar em Benfica) que o melhor para este tipo de peixes era ter sómente filtragem mecânica e foi-me aconcelhado a usar unicamente esponjas.

 

Ainda questionei o dono da loja se não seria melhor colocar uma ou duas camadas de outro material filtrante como cerâmicas, bio-ball, etc... mas ele disse-me que não, que só seria prejudicial para os ciclideos.

 

Não fiquei muito convencido e é por isso que vos pergunto a vossa opinião.

 

Outra situação é que tenho as pedras (calcárias) a ficarem cobertas de algas pela sua parte superior. Será que pode ser da má qualidade da lampada?

 

Obrigado pela vossa disponibilidade

Bruno Martins

 

 

Amigo,

 

Eu tenho um Aquário de Mbunas, e a filtragem biológica é importante para eles, até mesmo antes de inserires fuana no teu aquário deves ter 2 ou 3 semanas o filtro a ciclar com cerâmicas e bio-balls, podes até no primeiro mês pôr carvão activo para ajudar na ciclagem.

Em relação ás algas, é normal se tiveres as lâmpadas muitas horas ligadas ou o aquário exposto directamente á luz solar.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um Aquário de Mbunas, e a filtragem biológica é importante para eles

 

Boas,

 

Com esponjas também se faz filtragem biológica. A superfície para alojamento de bactérias é que será menor comparativamente às cerâmicas...

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais