Hqi Para Plantados


Recommended Posts

Boas,

 

Acabei de montar um aqua de 70x35x37 iluminado por 1 HQI de 70w com reflector. Para começar utilizei uma Osram PowerStar HQI-TS. No entanto, depois de ver a diferença que faz nas cores uma T8 daylight Philips e uma T8 Gro-lux decidi que tinha que comprar uma HQI "especial" para plantados.

 

Encontrar uma HQI 70W "especial" para plantados não foi nada facil, acabei por comprar uma Giesemann MegaChrome Tropic. Como estava curioso para ver que efeito tinha tirei umas fotos do antes e do depois da substituição.

 

Comparacao.jpg

 

Como podem imaginar não fiquei muito satisfeito com os resultados. A diferença é pequena e na minha opinião para pior uma vez que as cores ainda ficam menos vivas. O espectro da lampada está disponivel no site da Giesemann e é quase linear em toda a gama excepto que nao tem azuis quase nenhuns.

 

Osram:

Não encontrei grafico do espectro, mas deve ser linear em todas as gamas de cores.

 

Giesemann:

76-B-20060310182631.jpg

 

Grolux (Cores espectaculares):

grolux.jpg

 

Estive ainda a ver as HQI 70W da ADA e penso que são muito identicas. Segundo o que li dão muita intensidade aos verdes mas atenuam muito os vermelhos. Ora as Gro-Lux fazem precisamente o contrario. Os peixes e a madeira fica com umas cores super vividas.

 

Pelo gráfico da Grolux diria que era bom ter um pico nos vermelhos para realçar os mesmos... Alguem conhece uma HQI de 70W com essas caracteristicas? Ou alguem usa HQI de outras marcas e esteja satisfeito com as cores obtidas?

 

abraços

 

PS: Alterar para T5 ou T8 não é solução. Gosto demais da iluminação com HQI para mudar. Alias quem já teve HQI dificilmente muda para T5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.