Recommended Posts

Publicado

boas,

Como sou practicamente um iniciado em camarões, mas já deslumbrado por estas magnificas criaturas, gostava de esclarecer umas dúvidas.

No meu aquario tenho 2 espécies de camarões Crystal Red e Blue Pearl, tenho ainda algumas ampulárias, e 1 cardinal.

Há poucos dias deparei-me que uma das fêmeas blue Pearl ficou ovada, gostava que em dessem algumas luzes de como devo lidar, se a devo por na maternidade com um pouco d musgo, se devo desligar o filtro, se devo retirar o cardinal e as ampulárias para que a taxa de sobrevivencia seja maior.

Que tipo de comida devo dar aos novos inquilinos, numa loja aconselharam-me uma solução liquida de artemia para peixes oviparos, será a melhor opção?

Obrigado,

Publicado:

A entrada do filtro deves por uma esponja propria para os camaroes nao serem sugados(antes de ter muitos dos meus camarões iam para o viltro, a mairo parte sobrevivia).Tens plnatas no aquario?Muitas, poucas?esconderijos? musgo e sempre uma possibilidade, eles gostam muito enquanto a amternidade não vai servir para nada,tens que deixar as coisas correrem naturalmente.Se tiveres plantas e escoonderijos nao ha problema.A comida liquida não vai servir de nada, podes dar comida de peixes, comida especializada para camaroes como eu dou e ainda bocados de pepino, cenoura(tes que procurar no forum como se prepara que não recordo-me)

alguma coisa é só perguntar

abraços

EX-Naysel

Publicado:

Uma meia de licra de mulher será o suficiente para eles não serem sugados? esconderijos tenho alguns, vegetação tenho bastante, musgo também não falta, que comida especializada para camarões devo adquirir?

Quantos tempo leva a fêmea a largar os pequenos? tenho-lhes dado flocos e de vez em quando ervilhas cozidas sem casca, eles adoram.

apenas tinha receio por causa do cardinal, uma vez que as ampulárias, n me parece que tenham rapidez suficiente para os apanhar.

Obrigado

Publicado:
Uma meia de licra de mulher será o suficiente para eles não serem sugados? esconderijos tenho alguns, vegetação tenho bastante, musgo também não falta, que comida especializada para camarões devo adquirir?

Quantos tempo leva a fêmea a largar os pequenos? tenho-lhes dado flocos e de vez em quando ervilhas cozidas sem casca, eles adoram.

apenas tinha receio por causa do cardinal, uma vez que as ampulárias, n me parece que tenham rapidez suficiente para os apanhar.

Obrigado

A fêmea deve ter os pequenotes dentro de um mês, aproximadamente. Primeiro fica aquela parte castanha nas costas e só depois é que os ovos passam para o abdómen.

Os camarões comem basicamente de tudo, aliás, antigamente a função deles era unicamente comer algas. Agora é que, devido à sua beleza e comportamento, já há bastantes pessoas interessadas na sua criação. Eu dou JBL Novo Crabs. Há quem dê hikari crab cuisine (um bocado caro), mosura, e legumes, tudo um bocado cozido para ser mais fácil de os camarões comerem.

O cardinal pode ser perigoso, mas essse cardinal devia andar num cardume. As ampulárias não há problema nenhum.

Abraço,

Miguel Branco

Publicado:
A fêmea deve ter os pequenotes dentro de um mês, aproximadamente. Primeiro fica aquela parte castanha nas costas e só depois é que os ovos passam para o abdómen.

Os camarões comem basicamente de tudo, aliás, antigamente a função deles era unicamente comer algas. Agora é que, devido à sua beleza e comportamento, já há bastantes pessoas interessadas na sua criação. Eu dou JBL Novo Crabs. Há quem dê hikari crab cuisine (um bocado caro), mosura, e legumes, tudo um bocado cozido para ser mais fácil de os camarões comerem.

O cardinal pode ser perigoso, mas essse cardinal devia andar num cardume. As ampulárias não há problema nenhum.

Abraço,

Miguel Branco

De facto o cardinal deveria andar em cardume, mas é o unico sobrevivente, está temporariamente no aqua dos camarões até arranjar mais companheiros.

A fêmea já tem os ovos no abdómen, certamente já não deverá demorar muito a telos, continuo com a mesma duvida em relção ao filtro, desligo? ponho uma meia de licra? ou substituo temporariamente por uma bomba de ar?

Obigado

Publicado:

Boas,

Já leste o tópico do André Silvestre sobre a montagem do aquário de espécies do Sulawesi? Consegues tirar essa dúvida:

Na entrada do filtro, substituí o crivo por uma esponja da Tetra, usada nos filtros biológicos alimentados a ar. São perfeitas para impedir que os camarões recém-nascidos sejam sugados pelo filtro e são um substractro adicional para a colonização de bactérias benéficas.
Publicado:

tks, já estou a investigar, bem me parecia que ja tinha lido isso em algum lado. eheh