Recommended Posts

Publicado

Olá,

 

aqui há uns tempos comprei 3 peixes (nomeadamente 2 molly balao e 1 guppye femea) todos ao mesmo tempo e no mesmo sitio e com alguma periodicidade foram morrendo todos do mesmo, começavam às piruetas, tinham dificuldade em manter a flutuabilidade e foram ficando muito magros, o ultimo foi um dos molly que se estava aguentar bastante bem, informei-me e disseram-me que podia ser bacteria que tinha atacado a bexiga, visto a sintomatologia ser sem duvida bexiga natatória, optei por comprar ESHA2000 (primeira pergunta: fiz bem?) não cheguei a aplicar porque queria fazer uma TPA, porém o peixe acabou mesmo por morrer. Segunda pergunta: vou fazer TPA devo fazer uma aplicação de ESHA2000, nenhum dos outros peixes parece estar mal, tenho alguns guppyes e danios zebra parecem estar todos saudáveis. O ESHA2000 tem algum inconveniente para o ecossistema do aquário ou não há problema de fazer uma aplicação só por precaução?

 

Sei que uma infecção bacteriana pode ou não ser um caso isolado, e julgo que eles já vieram infectados da loja, porém é sempre uma incognita.

 

Aguardo algum feedback

 

Cmps

Publicado:

Boas,

 

Se os peixes estão bem, não faças nada!

 

Quanto ao Esha 2000 é um excelente medicamento, mas deves utilizá-lo apenas quando precisares! Está descansado em relação ao filtro biológico, pois os produtos da Esha são pouco agressivos, tal como indica a bula do fabricante, mas sempre é um quimico :crazyeyes:

 

Se só tens esses peixes (e não tens corydoras ou botias) ou outros que gostem de pH alcalino e água mais dura, podes por um pouco de sal grosso, uma colher de sopa para 50L que além de ser bom como bactéricida, esse tipo de peixes ainda te agradece, pois eles adoram!

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Olá

 

Obrigado pela resposta! eu tenho corydoras mas não tenho botias, tenho alguns invertebrados também, aém claro dos zebras e dos guppyes e duas molly que se safaram, ainda não sei ao certo o tipo de ambiente adequado para cada um destes, a ultima vez que medi os parâmetros do meu aquário, o pH estava 7 e o kH 4... achei um pouco baixo ( o kH) mas disseram-me para não entrar em stresses! eles parecem-me estar todos bem!

 

Então, sendo assim, não vou colocar pelo menos para já!

 

Obrigado e cumprimentos!

Publicado: (editado)

Atenção que o esha 2000 ataca os invertebrados, por isso se utilizares tem cuidado não percas algum bichinho. Quanto ao sal com as coridoras é chato, pois não se dão bem com o mesmo. Podes baixar ligeiramente a temperatura e usar bactopur direct da sera mas em aquário hospital ou retiras o filtro e pões a funcionar num recipiente para não perderes a colónia de bactérias se voltar a acontecer, pois isso é um ataque bactereológico interno.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123