Dúvidas Com Iluminação


Recommended Posts

Olá

 

Tenho há pouco tempo um aqua comunitário com 100l e algumas plantas.

Inicialmente a iluminação resumia-se a uma calha Aquapor com uma lâmpada T8 de 30W grolux o que era manifestamente pouco pois as plantas pouco cresciam e algumas estavam mesmo a amarelecer e a perder muitas folhas. Então este fim de semana resolvi comprar uma calha da SenSen com 1 metro e 2 lâmpadas de PLL de 36W com 10000K.

A minha dúvida é : devo manter as duas calhas a funcionar e fico com 102W mas com lâmpadas de espectro diferente ou retiro a calha da Aquapor e fico-me apenas com os 72W da calha SenSen?

Não pretendo ter um aquário densamente plantado mas apenas algumas plantas (neste momento 8 ).

 

Isto é mesmo uma dúvida de iniciante.... ;)

 

Cumprimentos

Margarida

Editado por alterego
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho há pouco tempo um aqua comunitário com 100l e algumas plantas.

Inicialmente a iluminação resumia-se a uma calha Aquapor com uma lâmpada T8 de 30W grolux o que era manifestamente pouco pois as plantas pouco cresciam e algumas estavam mesmo a amarelecer e a perder muitas folhas. Então este fim de semana resolvi comprar uma calha da SenSen com 1 metro e 2 lâmpadas de PLL de 36W com 10000K.

A minha dúvida é : devo manter as duas calhas a funcionar e fico com 102W mas com lâmpadas de espectro diferente ou retiro a calha da Aquapor e fico-me apenas com os 72W da calha SenSen?

Não pretendo ter um aquário densamente plantado mas apenas algumas plantas (neste momento 8 ).

 

Isto é mesmo uma dúvida de iniciante.... :)

 

Cumprimentos

Margarida

 

Ando na tua preseguição. :rolleyes:

 

Não percebo muito de iluminação mas olha, para que te possam ajudar melhor mete aqui quais as plantas que tens.

 

Vou-te falar do que tenho vindo a saber. Se possivel deves ter a iluminação de acordo com o que pretendes, ou seja, se quiseres ter um aquário densamente plantado deves apostar numa forte iluminação senão os 72W chegarão. Mas há outro senão, podes não ter o aquário densamente plantado mas teres plantas que precisam de muita luz e então seria melhor os 102W.

Já que tens essa oportunidade eu acho melhor ires por experimentação, ou seja, metes agora apenas 72W e se veres que não chega metes os restantes 30w.

Quanto às diferentes temperaturas da cor eu apostaria em deixar essas duas de 10000K e punha uma outra com 6500K.

10000K serve mais para evidenciar as cores naturais dos peixes e plantas, entre 4000K e 8000K favorece o crescimento das plantas. O ideal seria tu pores 3 de temperaturas diferentes 4000k, 65000 e 10000k por exemplo.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigada Burriex :sad2:

 

Então vou colocar mais informação.

O aqua é de 100l e as dimensões são 100X34X30. Portanto não tem muita altura (34).

O fundo tem apenas uma camada grossa de areão sem qualquer sustrato.

As plantas são :

 

Musgo de Java

Microsorum pteropus narrow amarrado a uma rocha

Anubia nana amarrada a um tronco

Bacopa monieri

Ceratophylum demersum

CryptocorineXwillisi

Echinodorus ? ( o que tem as folhas verde claro e umas pintas vermelhas)

Ludwigia repens rubin (quase a morrer)

Tanto quanto sei a maioria necessita de pouca ou média luz excepto a ludwigia e são de crescimento lento excepto o ceretophylum demersum. Corrigam-me se estiver errada.

 

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essas plantas, a calha nova chega.

 

Se quiseres ter algo mais "à séria", podes meter as duas. Mas ter plantas não é só ter luz. É preciso alimentá-las e bem... E quanto mais luz, mais elas comem.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ;)

 

Pois é RicardoDiogo tens toda a razão e até já comprei o Plant Nutrition da Tropica mas estou com receio de adicionar porque entretanto fiz o teste dos nitratos e estão muito elevados. Receio que tudo junto resulte numa explosão de algas. Que acham? devo adicionar já o plant nutrition ou primeiro tenho que controlar e reduzir os nitratos?

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ;)

 

Pois é RicardoDiogo tens toda a razão e até já comprei o Plant Nutrition da Tropica mas estou com receio de adicionar porque entretanto fiz o teste dos nitratos e estão muito elevados. Receio que tudo junto resulte numa explosão de algas. Que acham? devo adicionar já o plant nutrition ou primeiro tenho que controlar e reduzir os nitratos?

 

Cumprimentos

Margarida

 

Esse fertilizante não contem nitratos nem fosfatos por isso podes fertilizar. mas eu diria que seria melhor fazeres TPA para baixar os niveis antes de fertilizar senão tás a gastar fertilizante desnecessáriamente.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.