Bomba de Reposição


Recommended Posts

Oi,

 

Eu sou adepto do uso de duas bombas de retorno em vez de apenas uma para o caso de uma avariar a outra continuar a circular a água.

 

Em relação ao caudal a minha opinião é que deve ser o caudal de água que o escumador "aguenta". Se tiveres um escumador que processe 1000 litros de água por hora, então as bombas de retorno devem garantir esse caudal real pelo retorno, partindo do principio que toda a água que vem do aquário é passada pelo escumador antes de voltar ao aquário.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou adepto do uso de duas bombas de retorno em vez de apenas uma para o caso de uma avariar a outra continuar a circular a água.

 

Concordo... mas não é essencial !!! Poderá fazer mais sentido em tempo de férias. Numa situação normal é facilmente corrigível.

 

Em relação ao caudal a minha opinião é que deve ser o caudal de água que o escumador "aguenta".

 

Aqui já vou ter que discordar.... O que tem que limitar o caudal da bomba é sempre a capacidade de descarga do overflow (para não "secar" a sump e/ou "inundar" o aqua).... se essa capacidade de descarga for superior ao caudal de tratamento do escumador....então aí ...tudo bem... pode-se optar por limitar o caudal a esse valor!!! Mas sempre depois de verificar a capacidade do overflow (tubagem incluída!!!), embora eu considere que a capacidade do escumador deve estar relaccionada com o volume total de água do sistema e não com o volume de circulação nele imposto.

Aquele abraço!!!

www.reefforum.net - Aquariofilia Marinha em Português

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se essa capacidade de descarga for superior ao caudal de tratamento do escumador....então aí ...tudo bem... pode-se optar por limitar o caudal a esse valor
Sim já estava a contar com isto até porque não tinha lógica utilizar bombas com um caudal superior ao que o tubo de descarga aguentasse, o aquário acabava por transbordar.

 

embora eu considere que a capacidade do escumador deve estar relaccionada com o volume total de água do sistema e não com o volume de circulação nele imposto.

 

Na minha opinião há muito mais variáveis a considerar do que o volume do aquário mas normalmente é a abordagem que se utiliza com mais frequência.

Escolher a capacidade do escumador em função do caudal da bomba de retorno é no mínimo absurdo. Eu defendo exactamente o contrário.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escolher a capacidade do escumador em função do caudal da bomba de retorno é no mínimo absurdo.

 

Aqui também estamos 100% de acordo!!!! Até porque, idealmente, a capacidade do escumador (na minha opinião) deveria ter como base alguns parâmetros da água em questão, nomeadamente SST, SSV ....mas como não sou químico não me quero adiantar muito "em ceara alheia"... :twisted:

 

Eu defendo exactamente o contrário.

 

Aqui já não !!! São elementos independentes e as suas capacidades ou débitos não devem ser misturadas... embora possam servir de informação complementar na altura do seu dimensionamento...

 

partindo do principio que toda a água que vem do aquário é passada pelo escumador antes de voltar ao aquário.

... até porque esta situação, em termos reais, não se verifica... Tal só aconteceria se o escumador fosse ligado à bomba do retorno...Não sendo, e mesmo com o escumador colocado numa divisória dedicada da sump, nada garante que todo o caudal que aí passe seja bombeado pelo escumador nessa mesma passagem... (mais cedo ou mais tarde acaba por passar... mas numa passagem individual seguramente que não!)...

 

Ricardo Lacerda

www.reefforum.net - Aquariofilia Marinha em Português

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... até porque esta situação, em termos reais, não se verifica... Tal só aconteceria se o escumador fosse ligado à bomba do retorno...

 

Não percebi :twisted: ..... Isto é muito fácil de fazer e é até a meneira mais eficaz de montar o escumador, ou seja, ligando o tubo que vem do aquário directamente à alimentação do escumador. Deste modo podes garantir que toda a água que passa no tubo que vai do aquário para a sump, é injectada dentro do escumador e misturada com ar.

Como o caudal de água que vem do aquário para a sump é igual ao caudal que a bomba de retorno debita (caudal real), o caudal de água que entra no escumador é igual ao caudal de água que a bomba de retorno debita.

Esta é a situação ideal mas infelizmente nem sempre é possível de concretizar até porque alguns escumadores internos não têm entrada de água dedicada.

 

A l e x a n d r e

 

P.S. - O que é que quer dizer SST e SSV?

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode-se encontrar mais alguma informação técnica em:

 

http://www.onsiteconsortium.org/files/EngF...undamentals.pdf

 

Alguma informação é excessiva para o efeito mas... "o saber não ocupa lugar".

Além disso alguma informação que pode numa primeira leitura não parecer apropriada é facilmente "transportável" para a aquariofilia... e não podemos deixar de pensar que o nosso sistema de filtragem/tratamento não é mais do que uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) para os nossos peixes e invertebrados... :shock:

www.reefforum.net - Aquariofilia Marinha em Português

Link to comment
Partilhar nas redes sociais