O Meu Primeiro Aqua (100x40x30)


Blizard

Recommended Posts

Boas ppl

aproveito o topico para fazer a minha apresentação.

Chamo me hugo tenho 23anos e sou de slpiarça perto de santarem. registrei me no forum para aprender a cuidar de peixes e plantas! Por volta dos meu 14 anos o meu pai comprou me um aquario pequenino onde tinha 2 peixes de agua fria! mais tarde comprei um com 30x20x20 se não estou em erro que me dorou alguns anos! A uns meses a tras fui com o bichinho dos aquas fui busca lo e montei o para meter uma enguia que apanhei no rio e acabei por comprar 4 peixes (um capochinho, um limpa fundo e mais dois que não sei o nome) mas visto não estar comtente e um amigo ter la para casa um aqua de 100x40x30 com movel, com bomba externa de 420l/h, Calha para duas lampadas (so trazia 1), areao e mais umas coisas e resolvi comprar visto o preço ser aceitavel (100€) penso que seja bom para me iniciar na agua quente!

 

Agora vamos a minha dor de cabeça!!

Eu percebo muito pouco de agua quente e não quero meter os pes!

Eu ja lavei o aquario! tem so la agua dentro! amanha vou verificar o ph o do pequeno e de 7,2!

O meu objectivo e ter um aquario plantado com alguns peixes!

Que plantas comprar?

Produtos comprar?

Que peixes meter?

Como posso ver os outros niveis sem ser o ph?

 

 

Assim que poder meto fotos!!

 

cumps

Editado por Blizard
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Especifica o que entendes por bomba externa. Suponho que seja um filtro exterior. Mas era bom saber qual (marca, modelo) e que matérias filtrantes (esponjas, lã de vidro, cerâmicas, carvão activo, outros...) tem para saber se esse débito chega. À partida parece fraco para 120 litros brutos se as matérias filtrantes não forem adequadas.

É que esses 420 l/h vão reduzir-se a bem menos por acção da resistência à passagem da água.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais facil para iniciantes é o quick test da sera (por exemplo) que tem testes de pH, kH, gH, NO3 e NO2.

Compra um termostato de 150w e um termómetro. Quanto aos produtos comprava nitrivec, aquatan e toxivec, e fertilização (mas a isso n te posso aconselhar, porque nao uso).

 

Plantas podes comprar plantas que nao requerem muito cuidado, aqui no forum na parte da oferta arranjas plantas saudáveis e em grande numero a preços bons

 

 

Para já falar em peixes seria precipitado. Só depois de teres o que referi em cima é que podes começar a pensar em peixes.

 

Esta é só a minha opinião

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Para um aquário de água quente vais precisar, como ja foi dito, um termoestato e um termometro para verificar a temperatura. Um termoestato de 150w chega e sobra para esse aqua.

 

Visto que te estás a iniciar nos peixes de água quente, convem leres alguma coisa sobre o assunto. Tens muita informação aqui no forum e tambem em:

www.aquahobby.com

www.aquariofilia.online.pt

 

Quanto aos peixes tens de ter calma e esperar até que se inicie o ciclo do azoto, podes ler sobre isso aqui no forum e em muitos outros sites. Tu é que tens de ver os peixes de que gostas, mas atenção que nem todos os peixes podem ser misturados, pois têm necessidades e comportamentos diferentes.

 

Os produtos básicos que deves comprar são comida, acondicionadores e fertilizantes... Colocas-te alguma coisa na água do aquário antes de a meter? Não é completamente necessário mas devias colocar acondicionadores tipo sera aquatan e nitrivec.

 

Tambem precisas de um bom filtro, suponho que essa bomba externa de que falas é um filtro externo, mas é melhor dizeres se sim ou não.

14-aquar-filter.jpg

O de cima é um filtro interno, ou biobox e o de baixo é um filtro externo.

 

Já colocas-te areão no aquário, ou ele tem mesmo so a água?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um filtro externo! Só amanha e que vou comprar mais coisas como lã de vidro e ceramica! ta com carvao e espoja e outra coisa mas ainda esta com partes vazias! amanha tiro fotos e meto a marca! o ph ta a 7.8 e o do meu de agua fria esta a 6.45 a agua veio do mesmo sito! amanha vou tb comprar areao proprio para as plantas! o termostato falara-me num de 220w mas se dizem que 150w chega e sobra! eu tenho ja la termometro! a nivel de iluminação eu vou fazer renovar a calha e por lampadas novas! o k devo de comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ja acabei de recuperar a calha que vinha com o aquario! A calha da para 2 lampadas uma de 91cm e outra de 73cm! Agora que lampadas e que devo de comprar? Uma plantas e outra para peixes? Quais? Eu tenho la montado uma power glo de 30w de 91cm! Aproveito esta? Tou com um pH 7.2! é bom para os gupis e neons?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o termostato de 100W ja era escessivo para o teu aquario.

Tens que ver as especificacoes . Eu tenho um aquario de 100l e tenho um termostato de 100w se nao estou enganado. Mas tb quanto maior for a potencia mais depressa aquece a agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o termostato de 100W ja era escessivo para o teu aquario.

Tens que ver as especificacoes . Eu tenho um aquario de 100l e tenho um termostato de 100w se nao estou enganado. Mas tb quanto maior for a potencia mais depressa aquece a agua.

 

Visto que o aquário dele é de 120l, penso que o que mencionaram cá de 150w é o ideal, já que o de 100w pode não ser suficiente... Mau seria meter um de 250w num de 120 litros. Aí o aquário sería uma frigideira. (=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É capaz de ser um pouquinho a mais. Arranja um termómetro para poderes ficar de olho na temperatura e regulares o termostato quando e se for preciso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho! a Temperatura ta regulada para 24º o termostato despara aos 21º a temperatura do meu aquario varia entre os 21 e 24! qual a temperatura ideal? eu li ai um topico que tinha a temperatura para os guppis mas agora não me lembro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito para fazer uma outra pergunta!

A minha namorada tem um capuchinho vermelho (Oranda) num aquario 30c x 15l x 20a de 6,5lts com um mini filtro sem iluminação! O peixe com o tempo ta a perder a cor! Passou de vermelho para laranja e agora ta a ficar quase todo cizento! O k sera que tem? ja andei a procura na net e não achei nada!

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito para fazer uma outra pergunta!

A minha namorada tem um capuchinho vermelho (Oranda) num aquario 30c x 15l x 20a de 6,5lts com um mini filtro sem iluminação! O peixe com o tempo ta a perder a cor! Passou de vermelho para laranja e agora ta a ficar quase todo cizento! O k sera que tem? ja andei a procura na net e não achei nada!

 

obrigado

 

 

O que ele tem é que o aqua é demasiado pequeno para esse peixe, para alem de que deve estar a sufocar em amónia e/nitratos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha namorada tem um capuchinho vermelho (Oranda) num aquario 30c x 15l x 20a de 6,5lts com um mini filtro sem iluminação! O peixe com o tempo ta a perder a cor! Passou de vermelho para laranja e agora ta a ficar quase todo cizento! O k sera que tem?

 

A mudança de cor pode ser natural do crescimento.

No entanto, tal como disse o ricardo esse aquário é pequeno. Se possível arranja um aquário maior. Se não for, é imperativo uma boa filtragem e tpa's diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja montei a lampadas, uma power-glo e outra flora sun! Ja plantei algumas plantas e meti o troco e meti fertilizante da nutrifin proprio para plantas! ja ta assim a dois dias! Hj montei um sistema de co2 caseiro segundo a receita so com agua, fermento e bicarbonato de sodio visto que o meu pai percebe um bocado de quimica e o sistema tava com dificuldade em ganhar pressão para empurrar a agua o meu pai disse para eu adicionar um bocado de vinagre para ajudar a reacção e em 5m ficou a deitar! Parece estar porreiro! agora vamos ver a nivel de duração como vai ser! Tenho verificado que o meu pH esta estabilizado entre 7.2 e 7.5! para a semana vou meter la uns guppis! Queria pedir uma ajuda vossa sobre outros peixes para colocar la dentro destes valores do pH! Ja tenho fotos tiradas mas estao no tlm assim que poder ja as coloco!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma foto dele ja com algumas plantas plantadas! Amanha chega mais plantas!

As plantas tao plantadas ha 3 dias e meti fertilizante da nutrafin e tenho co2 caseiro! Algumas plantas estao amareladas! sera normal?

Qual o melhor sitio no meu aqua para meter o co2? eu tinha ao pe das plantas! Mas como tava a ficar amarelas afastei para o outro lado ficando por baixo da saida de agua! ele ta ligado 24h e o o2 so liga quando a luz apaga com um relogio! O o2 trabalha das 0h as 16h e a luz das 16h as 24h! ta bom assim? ou tenho de meter a iluminação durante o dia! o aqua esta num sotao que eu recentemente ando a aproveitar e so tem uma pequena janela em que a luz não bate no aqua! a janela so da uma pequena claridade a casa!

 

16052008159tk5.jpg

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais certo e ter sido do co2 se for aquilo que esta atrás das pedras que se vê na foto está muito forte é normal que depois de fazeres a receita do co2 ele demore 1 a 2 horas a começar a deitar as bolhas o que faço para acelerar o processo é fazer a mistura com água tépida não é quente é tépida, o que se pretende a nível de co2 e duas bolhas por segundo na foto tens isso a bombar a 1000km/h o que te vez baixar o pH para esses valores

 

 

A Pressa na aquarófilia é o maior erro de todos não te esqueças disto

 

Fica bem e se precisares de alguma coisa é só dizeres

 

Boa aquarófilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais certo e ter sido do co2 se for aquilo que esta atrás das pedras que se vê na foto está muito forte é normal que depois de fazeres a receita do co2 ele demore 1 a 2 horas a começar a deitar as bolhas o que faço para acelerar o processo é fazer a mistura com água tépida não é quente é tépida, o que se pretende a nível de co2 e duas bolhas por segundo na foto tens isso a bombar a 1000km/h o que te vez baixar o pH para esses valores

A Pressa na aquarófilia é o maior erro de todos não te esqueças disto

 

Fica bem e se precisares de alguma coisa é só dizeres

 

Boa aquarófilia

 

 

boas! isso que ves na foto ainda é a pedra ligada ao o2! nessa altura da foto não tinha ainda o co2! por segundo deve de estas a sair ai 5 bolhas pequenas! eu tenho com a pedra difusora pk ainda nao encontrei difusores proprios aki na minha zona! so encontrei um kit de co2 quimico! Eu tenho carvão activado misturado com cilica no filtro, eu li em qualquer lado que fazia mal as plantas é certo? devo retirar?

Editado por Blizard
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não te esquessas hoje!

retira o carvão activado as plantas vão agredecer, substitui por lã fina.

o aquario ainda esta na fase de ciclo é normal haver oscilações nos parametros.

os reds não são para colocar já ai pois não?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activado no filtro faz com que retires os nutrientes essenciais para as plantas da coluna de agua por isso é que não se deve usar carvão no filtro quando se tem plantas

 

Quando tiveres que fazer algum tratamento no aquário por exemplo colocar algum medicamento no aquário para tratar de alguma doença ai sim no fim do tratamento convêm acrescentar o carvão activado no filtro para retirar o excesso de medicamento da agua do aquário ( mas para tratamentos convêm teres um aquário hospital para não estares a introduzir químicos no aquário principal)

 

Todas essas variações de valores podem acontecer enquanto o ciclo não estiver completo isso num aquário de 120l pode demorar entre 3 a 4 semanas ao fim de uma semana de montagem podes começar a deitar 4 flocos de comida na agua só para acelarar um bocado o ciclo na treceira semana colocas o primeiro peixe e só depois na 4 semana é que colocas mais alguns peixes e convem introduzir os peixes aos poucos

 

Convem tambem ires pensando nos peixes essenciais a ter no aquário ou seja a equipa de limpeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não te esquessas hoje!

retira o carvão activado as plantas vão agredecer, substitui por lã fina.

o aquario ainda esta na fase de ciclo é normal haver oscilações nos parametros.

os reds não são para colocar já ai pois não?

 

 

Não esqueci vou agora para ai!

o ciclo ja deve de estar feito, ja ta ligado com agua a quase 1 mes e teve peixes de agua fria para ajudar o ciclo! o ph so alterou com o co2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam algumas fotos do meu aqua como esta ainda um bocado fraco!

 

2x reds

1x botia palhaço

1x cascudo (axo que é isto que lhe chamam)

8x Guppys + 2x alvins (apareceram do nada! estao dentro da maternidade estranho so serem 2)

2x não sei o nome mas deixo as fotos, axo que meti os pes ao comprar!

 

21052008632gg3.jpg

21052008632gg3.24b4ab97ef.jpg

 

21052008633yl1.jpg

21052008633yl1.4a634f39a2.jpg

 

22052008634so7.jpg

22052008634so7.0140c95832.jpg

 

24052008636pp2.jpg

24052008636pp2.42d8f5da4f.jpg

 

24052008637kp1.jpg

24052008637kp1.6129ec7c28.jpg

 

24052008640pu9.jpg

24052008640pu9.21268328e4.jpg

Estes são os dois peixes que não sei o nome se alguem os poder indentificar agradecia

26052008648uc3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.