UV(Ultra-Violetas)-Maleficios e Beneficios


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho uma UV e de vez em quando utilizo-a. Em relação a malefícios, nunca detectei nada de mal que a UV pudesse ter causado aos peixes. Também quando a utilizo nunca é 24horas por dia. Normalmente utilizo apenas durante 6-8horas.Em relação a benefícios, aí já é outra história. A água passa na UV e tudo o que é micróbios, ou organismos são mortos imediatamente ao passar na luz da UV. O que quer dizer que as bactérias são esterilizadas logo à entrada da UV é por isso já não vão atacar os peixes. Muitas vezes utilizo-a até no meu aquário de tartarugas para clarear a água. Por vezes, a água fica bastante suja (tenho 3 tartarugas já grandinhas) e com a UV é uma mudança da noite para o dia, se é que me estou a fazer entender....

 

Espero ter ajudado.

 

Adriana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

este parece-me mais um bom tópico. É um assunto bastante polémico, com ideias muito distintas.

 

Na minha opinião, um UV em aquários estabilizados é empate de capital. Se há quarentenas bem feitas e não há entrada nem saída de peixes com muita frequência, não acho que o UV seja necessário. Pode ser utilizado para retirar micro algas nestes casos... O que acontece muitas vezes nestas situações é que os peixes acabam por peder a imunidade que têm às doenças, pois estão numa água "esterilizada" e por vezes há desastres aquando da entrade de peixes sem quarentena...

 

Deve ter-se o cuidado de filtrar a água do aquário com carvão activado antes de ligar o UV (principalmente após medicação), pois pode ocorrer reacções químicas inesperadas...

 

 

 

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Estou completamente de acordo com o que escreve Vitor Melo, pois as UV são uteis para casos pontuais. Principalmente depois de ser utilizados medicação nos aquários. Com a continuação cria-se uma falta de imunidade aos peixes que mais tarde se vem reflectir na sua adaptação a meios não imunes. É muito comum nas lojas e até nos importadores de peixes abusar desta utilização dado o estado de saúde que os peixes chegam após as viagens.

Ate sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais