Recommended Posts

Publicado:

Olá,

Tenho uma UV e de vez em quando utilizo-a. Em relação a malefícios, nunca detectei nada de mal que a UV pudesse ter causado aos peixes. Também quando a utilizo nunca é 24horas por dia. Normalmente utilizo apenas durante 6-8horas.Em relação a benefícios, aí já é outra história. A água passa na UV e tudo o que é micróbios, ou organismos são mortos imediatamente ao passar na luz da UV. O que quer dizer que as bactérias são esterilizadas logo à entrada da UV é por isso já não vão atacar os peixes. Muitas vezes utilizo-a até no meu aquário de tartarugas para clarear a água. Por vezes, a água fica bastante suja (tenho 3 tartarugas já grandinhas) e com a UV é uma mudança da noite para o dia, se é que me estou a fazer entender....

Espero ter ajudado.

Adriana

Publicado:

Olá,

este parece-me mais um bom tópico. É um assunto bastante polémico, com ideias muito distintas.

Na minha opinião, um UV em aquários estabilizados é empate de capital. Se há quarentenas bem feitas e não há entrada nem saída de peixes com muita frequência, não acho que o UV seja necessário. Pode ser utilizado para retirar micro algas nestes casos... O que acontece muitas vezes nestas situações é que os peixes acabam por peder a imunidade que têm às doenças, pois estão numa água "esterilizada" e por vezes há desastres aquando da entrade de peixes sem quarentena...

Deve ter-se o cuidado de filtrar a água do aquário com carvão activado antes de ligar o UV (principalmente após medicação), pois pode ocorrer reacções químicas inesperadas...

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Ola

Estou completamente de acordo com o que escreve Vitor Melo, pois as UV são uteis para casos pontuais. Principalmente depois de ser utilizados medicação nos aquários. Com a continuação cria-se uma falta de imunidade aos peixes que mais tarde se vem reflectir na sua adaptação a meios não imunes. É muito comum nas lojas e até nos importadores de peixes abusar desta utilização dado o estado de saúde que os peixes chegam após as viagens.

Ate sempre.

Rui