Barbatanas Desfeitas/fungos E Pós Tratamento


ZABOU

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Antes de mais o setup do meu aqua :

60x30x30, 1 aquecedor Scuba 100W, 1 filtro Aquapor AQ300 5W 300L/hora, 1 lampada FloraGro 15W T8

Elodea, Anubias anãs, Cambomba, Musgo Java

3 Corydoras albinos, 1 Corydora Panda, 2 Limpa-vidros dourados, camarões Red Cherry's, Guppys

 

O aqua está montado desde o verão passado, sem qualquer problema.

 

No inicio da semana passada adquiri os camarões Red Cherrys com um pouco de musgo de Java e 4 femeas Guppy (1 delas pariu no dia a seguir á sua chegada)

 

Na passada Quinta ou Sexta-feira apercebi-me de que a mamá tinha completamente desaparecido do aqua :puppydogeyes: (deduzo eu que morreu, e os camarões trataram dela) Então reparei que 1 fêmea e 1 macho Guppys tinham barbatanas desfeitas. Como não tinha aqua hospital e não queria medicar o meu aqua todo com medo de matar os camarões e alevins, resolvi pôr os 2 num saco plástico a flutuar no aqua e fiz tratamento com Baktopur dentro (com bomba de ar, e TPA's). Entretanto outra femea apareceu com um burraco na barriga e as partes internas de fora :crazyeyes: , evidentemente morreu. Com medo que mais algum dos outros peixes viesse a sofrer do mesmo e para não ter que medicar o meu aqua principal fui comprar um aqua de 20L que pus a ciclar.

 

Agora a femea do saco tem tipo algodão branco no corpo e a Corydora albina maior também tem a cauda "cortada".

 

1) Por mais que eu queira evitar penso que o melhor neste momento seria aumentar a temperatura para controlar o fungo e medicar todo o aqua principal, certo?. Mas com quê?? Baktopur ou Baktopur direct???? E no fim se não passar o fungo, trato com um fungicida, certo???? Isso mata os camarões ou não??? Passo os camarões para o hospital de quarantena???

 

2) Sei que devo tirar o carvão activo e no fim do tratamento pôr de novo para absorver o resto da medicação. E depois?????? Ponho um carvão novo, um TPA com Stress Zime e Stress Coat e chega??? As bacterias nitrificantes morrem todos com os remédios ou não??? Os peixes não vão sofrer de estar num aqua a ciclar após um tratamento????

 

Lamento tantas perguntas, mas por mais que pesquise, como principiante tenho sempre dúvidas.

 

Obrigada

 

Isabel "Zabou"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ZABOU,

Não desesperes. Se não tiveres o Baktopur Direct, usa o Baktopur, já que começaste por aí. Mas tira os peixes do saco e põe-nos no aquário hospital. Não interessa que não esteja ciclado. Interessa que esteja arejado. Põe lá também os camarões se receares que esse anti-fúngico tos mate.

Vai sempre verificando a amónia.

Não sei se podes misturar esse anti-fúngico com Baktopur. Da mesma marca (Mycopur) não encontro contra-indicações.

Se não puderes usar em conjunto, trata em 1º lugar a infecção bacteriana que está a "roer" as barbatanas, no hospital. A seguir, com TPAs sucessivas para eliminar o Baktopur, faz o tratamento anti-fúngico, também no hospital.

 

No aquário principal podes pôr 1/2 dose de Baktopur para desinfectar a água. Retira o medicamento com carvão activo e acrescenta Stress Zyme.

Vai sempre verificando a amónia antes e após re-introdução dos peixes doentes, mas já tratados.

 

No site da Sera mencionam fungos oportunistas. Estes aproveitam infecções bacterianas tratáveis com Baktopur Direct, daí a possibilidade deste medicamento. Não quer dizer que o Baktopur não resulte. Começaste por aí, continua.

 

E agora sim, esperam-se 2ªs opiniões. :puppydogeyes:

Boa Sorte e Cumps. :crazyeyes:

 

P.S.: o Fungol da JBL não afecta os camarões. Penso que o Mycopur da Sera também não.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se podes misturar esse anti-fúngico com Baktopur. Da mesma marca (Mycopur) não encontro contra-indicações.

Se não puderes usar em conjunto, trata em 1º lugar a infecção bacteriana que está a "roer" as barbatanas, no hospital. A seguir, com TPAs sucessivas para eliminar o Baktopur, faz o tratamento anti-fúngico, também no hospital.

 

Lamento mas perdi-me.

Dizes para pôr os camarões no hospital para não morrerem, e agora dizes para tratar as barbatanas lá???????????????

Eu pensava separar os alevins e camarões no hospital para não os matar com o Baktopur, e tratar todos os peixes no aqua principal. Não devo???????

 

No aquário principal podes pôr 1/2 dose de Baktopur para desinfectar a água. Retira o medicamento com carvão activo e acrescenta Stress Zyme.

Vai sempre verificando a amónia antes e após re-introdução dos peixes doentes, mas já tratados.

 

No site da Sera mencionam fungos oportunistas. Estes aproveitam infecções bacterianas tratáveis com Baktopur Direct, daí a possibilidade deste medicamento. Não quer dizer que o Baktopur não resulte. Começaste por aí, continua.

 

E agora sim, esperam-se 2ªs opiniões. :puppydogeyes:

Boa Sorte e Cumps. :crazyeyes:

 

P.S.: o Fungol da JBL não afecta os camarões. Penso que o Mycopur da Sera também não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais