AntonioMiguel Publicado Junho 18, 2004 Publicado Junho 18, 2004 Boas! Cá estou eu de novo com mais umas duvidas.... Depois de pesquisar ler e reler, continuo na mesma... acho que chego a uma conclusão: "cada caso é um caso!!!" Pois vejam bem... uns dizem que se deve fazer tpa aspirar o substrato (que tambem depende, pode ser fertil ou não), outros dizem que não, se estiver estabilizado quanto menos intervenção melhor. Uns dizem que o resto de comida, os detritos dos peixes, as follhas das plantas a morrer deve ser retirado do aquario, aspirado etc., outros dizem dizem que não, que servem de nutrientes para as plantas! Sei que é um bocado complicado como disse acho que cada caso é um caso, mas não deveria ser mais explicito, mais simples? Compreendo que nos substratos ferteis talvez seja preciso mais umas trocas parciais, e verificar os valores....ter mais em atenção o estado das "plantas e algas" para não haver grandes surpresas, agora nos "não ferteis" aí surge-me a duvida... e penso que surgira tambem a mais people que veja o forum pesquise e tente chegar a algumas conclusões!!! Resumindo acho que se poderia fazer uma "pesquisa/votação" quem tem substrato fertil ou não, quem aspira e limpa tudo muito limpinho ou não e quem faz trocas parciais ou não, filtragem ou não, movimento da agua (alem dos peixes e filtros externos) ou não, numero de peixes em plantados...etc!!! Sei que (mais uma vez) é um bocado complicado, mas uma coisa bem elaborada com os intervenientes do forum pelo menos tinhamos uma base por onde seguir e dar a conhecer quem procure!!! Deixo a dica no ar para os moderadores, moderarem sobre este assunto, aceitando as criticas e sugestões de todos!!! O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.
ep Publicado: Junho 23, 2004 Publicado: Junho 23, 2004 Amigo Fhurir : Suponho que absorvi a ideia que quer lançar , mas estou convencido de que é difícil se não impossível fazê-lo , pois como disse e muito bem cada aquário é um aquário e diferente de todos os outros , se não experimente montar dois iguais , com peixes iguais , plantas iguais , filtros , areão , água , enfim tudo , vai ver que ao fim de uns meses estão diferentes quer nos valores dos testes , quer nos problemas que entretanto já apareceram etc. . Para lhe dar uma ideia do que quero dizer dou-lhe um exemplo assim : os FBF estão antiquados , ultrapassados e ninguém os usa , dizem-me todos , no entanto eu ao fim de uns oito anos num dos meus aquários uso ainda esse tipo de filtro e digo mais é o melhor filtro que se pode ter para um aquário comunitário , e já agora se para aumentar a confusão de disser que á cerca de 6 anos a esta parte não o limpo ? , toda a gente diria cobras e lagartos desse aquário , que estava uma desgraça , que teria algas aos montes etc. , no entanto está saudável com todos os valores dentro dos limites aconselháveis ! Adeus , :D ep NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
ep Publicado: Junho 23, 2004 Publicado: Junho 23, 2004 Amigo Fhurir : Suponho que absorvi a ideia que quer lançar , mas estou convencido de que é difícil se não impossível fazê-lo , pois como disse e muito bem cada aquário é um aquário e diferente de todos os outros , se não experimente montar dois iguais , com peixes iguais , plantas iguais , filtros , areão , água , enfim tudo , vai ver que ao fim de uns meses estão diferentes quer nos valores dos testes , quer nos problemas que entretanto já apareceram etc. . Para lhe dar uma ideia do que quero dizer dou-lhe um exemplo assim : os FBF estão antiquados , ultrapassados e ninguém os usa , dizem-me todos , no entanto eu ao fim de uns oito anos num dos meus aquários uso ainda esse tipo de filtro e digo mais é o melhor filtro que se pode ter para um aquário comunitário , e já agora se para aumentar a confusão de disser que á cerca de 6 anos a esta parte não o limpo ? , toda a gente diria cobras e lagartos desse aquário , que estava uma desgraça , que teria algas aos montes etc. , no entanto está saudável com todos os valores dentro dos limites aconselháveis ! Adeus , :D ep NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Recommended Posts