Sistema De Filtragem Para Lago - Duvidas!


Recommended Posts

Boas tardes a tds :drinking: apesar de ja ter visto varios topicos, aqui no forum, e outros, tenhu 2/3 duvidas que gostaria, se possivel, que me esclarececem bang

 

 

1) - Diferencas entre filtros "normais" e pressurizados.

 

2) - o lago que tenciono fazer, se não tou em erro, tera cerca 6000lts (L 2m x C 3m x P 1m) e gostaria de saber +- qual a "potencia" da bomba de agua adequada, por exemplo se uma bomba com uma capacidade de 6000L/h seria suficiente...

 

3) - tenhu intencao de fazer a seguinte ligacao: Bomba -> filtro (pressurizado ou n) -> Filtro UV (vou ter algumas plantas mas não muitas para ja) -> saida em cascata... Agora a minha pergunta e a seguinte: Com a mesma bomba, puderei fazer tds isto ? (a cascata tera uma altura de 1,5m/2m, desde o fundo do lago ate ao cimo da cascata) ou sera que a bobma não tem força suficiente para fazer a agua passar em tanto sitio???

 

 

 

bem, não sei se me expliquei bem, espero que sim :oops:

 

obrigado :mrgreen:

By: VanDemon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....agora ha umas bombas do tamanho de uma garrafa de sumo de 1ltr meio que se metem nos possos ou em furos pa tirar agua ,e electrica e consome poco!!! no meu lago tenhu uma dessas e tem um caudal brutal agora n me lembro kuantos ltrs por h mas depois digo-te, tbm tenhu uma cascata com uma elevassao de cerca de 2 metros como o terreno e a descer a cascata fica ca em cima e depois escorre tipo em rio para o lago, e passa por um bidon de 50 ltrs onde tenhu os materiais filtrantes.....

esta num sistema do estilo: bomba»bidon»cascata

 

 

acho que com a força k akilo tem dava pa pores isso td k kerias!!

 

 

Cumps

LUISNOBRE

logotipo2yy9du7.png6275.jpgPterophyllumScalareAngel.jpgpseudo.dwarf2.jpg117200.jpg...

 

Projecto em andamento "Amazon Underwater" 500ltrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boAS ;) Agradecia entao, se possivel, que me desse alguma referencia dessa bomba ;) pelo menus marca e modelo para pesquisar sobre ela :snipersmile:

 

 

Mais alguma informacao que me possam dar, agradecia :wink:

Editado por VanDemon

By: VanDemon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
1) - Diferencas entre filtros "normais" e pressurizados.
Seria mais uma questão de gosto pessoal. Ambos fazem a filtração necessária e o pressurizado (muito provavelmente) terá o UV incorporado.

 

2) - o lago que tenciono fazer, se não tou em erro, tera cerca 6000lts (L 2m x C 3m x P 1m) e gostaria de saber +- qual a "potencia" da bomba de agua adequada, por exemplo se uma bomba com uma capacidade de 6000L/h seria suficiente...
Na prática muitas são as variáveis para se definir isso mas, como referencia até a metade do volume do lago como filtração/hora em lago plantados é viável, portanto uma bomba 3000 l/h já lhe atenderia.

 

3) - Com a mesma bomba, puderei fazer tds isto ? (a cascata tera uma altura de 1,5m/2m, desde o fundo do lago ate ao cimo da cascata) ou sera que a bobma não tem força suficiente para fazer a agua passar em tanto sitio???

a) Um filtro verde, demanda uma pequena circulação e não todo o volume da filtração;

b) O "esterilizador UV" deverá ter um circulação compatível a potencia da lampada (o fornecedor lhe orientará), portanto "se" for utilizar a mesma bomba, deverá criar um redutor para enviar menor quantidade ao UV;

c) As bombas perdem vazão a medida que aumenta a coluna d´água, teoricamente uma bomba de 6000 l/h elevaria (digamos) uns 3 metros. Ao atingir os 3 metros a circulação seria 0 l/h (compreende?)

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria mais uma questão de gosto pessoal. Ambos fazem a filtração necessária e o pressurizado (muito provavelmente) terá o UV incorporado.

 

Na prática muitas são as variáveis para se definir isso mas, como referencia até a metade do volume do lago como filtração/hora em lago plantados é viável, portanto uma bomba 3000 l/h já lhe atenderia.

a) Um filtro verde, demanda uma pequena circulação e não todo o volume da filtração;

b) O "esterilizador UV" deverá ter um circulação compatível a potencia da lampada (o fornecedor lhe orientará), portanto "se" for utilizar a mesma bomba, deverá criar um redutor para enviar menor quantidade ao UV;

c) As bombas perdem vazão a medida que aumenta a coluna d´água, teoricamente uma bomba de 6000 l/h elevaria (digamos) uns 3 metros. Ao atingir os 3 metros a circulação seria 0 l/h (compreende?)

 

 

 

 

 

 

 

Cmpreendido ;) Obrigado ... o projecto ja ta em andamento :smile2:

By: VanDemon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais