Carvão Activado


burriex

Recommended Posts

Boas

 

Eu tenho vários materiais filtrantes mas só tenho espaço para usar 3 de cada vez, já usei resina já não me é preciso porque já tenho o gh que queria, já usei turfa e já retirei porque já tenho o pH e kH que queria, agora actualmente tenho (para além das cerâmicas e esponja) o carvão activado.

 

O carvão activado tem que ser retirado ao fim de algum tempo, ou pode ser mantido no filtro?

 

Gosto da finalidade deste, pois ajuda-me a manter uma água mais cristalina evitando o amarelecimento desta por parte dos troncos, e preenche-me 1 espaço vazio ajudando assim a esponja a impedir a chegada de sujidade às cerâmicas. Se tivesse que retirar o carvão tava a pensar por uma esponja mais grossa, outra mais fina e as cerâmicas. O que me aconselham?

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

eu ja ando arredado desta respostas a algum tempo...

 

mas o que aprendi ao ler os imensos topicos que existem no forum tens q pensar o seguinte..

 

O aquario com os troncos e tal... leva-me a querer que é plantado e plo que fui aprendendo sei que o carvao activo nao é muito compativel com este tipo de aquarios visto retirar ha agua algumas das necessidades das plantas.

 

mas sim é optimo para meter a agua cristalina!

 

trocar...

 

 

é normal que ao fim de algum tempo seja necessario trocar o carvao. infelizmente nao sei o tempo, 3-6 meses tlvz.

 

alguem te dira melhor!

 

abraço

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

deves o trocar em 15 dias no maximo um mes.

e como ja disseram isso tira certas coisas essenciais

tanto paras as plantas como para os peixes.

o seu uso e para limpar a agua

de residuos de remedios que tenhas utilizado

se o usares para pores a agua cristalina.usa so ate obteres um certo resultado(tipo dois ou tres dias ,axo que e o suficiente ).

e assim que fiques com a agua mais cristalina retira

 

 

cumpr.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só deves utilizar o carvão depois de utilizares medicamentos no aquário isto para observer o que ainda ficou , de resto não uses!

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Retira-te alguns oligoelementos dos fertilizantes líquidos, mas só. De resto dá uma boa ajuda para manter a água mais cristalina.

Muda no máximo ao fim de um mês.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mensagem recebida!

 

Então e qual a vossa opinião quanto ao que pôr lá dentro. Tenho espaço para 3 materiais filtrantes e fico só com 2. Tava a pensar numa esponja mais fina outra mais grossa ou uma esponja e lã filtrante, o que acham?

 

Cumprimentos e obrigado pelas respostas

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

sou aquarofilo ha uns anos e actualmente tenho discus e escalares e faço criaçao de escalares.

nos filtros uso as esponjas e la de vidro, ceramica para bacterias e carvao ativado, pois é optimo para manter sempre a agua cristalina. contudo deve ser substituido de dois em dois meses se o aqua estiver normal ou seja se a agua nap tiver levado tratamento para alguma doença pois o carvao chupa tudo e fica congestionado tendo que ser mudado mais regularmente. como nao tenh tido problemas nos aquas mudo apos limpeza do filtro de 2 em 2 meses.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

sou aquarofilo ha uns anos e actualmente tenho discus e escalares e faço criaçao de escalares.

nos filtros uso as esponjas e la de vidro, ceramica para bacterias e carvao ativado, pois é optimo para manter sempre a agua cristalina. contudo deve ser substituido de dois em dois meses se o aqua estiver normal ou seja se a agua nap tiver levado tratamento para alguma doença pois o carvao chupa tudo e fica congestionado tendo que ser mudado mais regularmente. como nao tenh tido problemas nos aquas mudo apos limpeza do filtro de 2 em 2 meses.

cumps

 

Tem que haver sempre uma outra opinião para contradizer, e no meu caso pra me confundir, mas como acho que não sai de todo barato tar a mudar todos os 2 meses, acho que vou optar por pôr o carvão apenas quando necessário.

 

Continuo é com a mesma dúvida, o que colocar no lugar do carvao, lã por exemplo?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não há aqui nada de contraditório. O carvão activo tem uma capacidade limite de adsorção. Esse limite tem a ver com a quantidade de água vs. quantidade de carvão, químicos em suspensão, densidade de micro-algas em suspensão (mesmo que a água esteja límpida elas estão lá).

Por isso é que tens tempos de "validade" tão díspares como 15 dias e 6 meses.

Para saberes quanto tempo duraria o teu terias de experimentar. Quando perder o efeito ou fica lá inerte e gradualmente notas diferença na limpidez da água, ou liberta parte do que fixou e ficas com bastante "verdete". A partir daí já sabes mais ou menos quanto te dura o carvão.

 

Para substituí-lo podes pôr lã de vidro. Primeiro a esponja grossa, depois a mais fina e finalmente a lã. Se puseres a lã em 1º suja-se num instante.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O carvao tambem se pode por quando se introduz troncos.

Nao so para absorver os tratamentos mas tambem para tirar cor,cheiro da agua. Mas penso que no teu caso dispensavaa utilizaçao do carvao sempre.

EU puna primeiro a esponja cmoos buracos maiores, depis a la e dpeois a dos mais fininhos, para os dejectos ficarem na 1a esponja os mais pequenos na la e depois ja nao passa nada pela lã XD

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho carvao sempre porque com discus e escalares nao se brinca. a agua tem de tar sempre pura.

se nap quiseres por carvao aconselho a pores turfa.

looll

COm escalares e discos nao se brica??

Se kiseres ter plantas como deve de ser nao se usa carvao pois tirao minerais da agua.

Quanto a agua lipa se nao tiveres troncos ou pedras a a gua esta limpa se tiveres um filtro como deve de ser, e mesmo que aa agua esteja amareala de um tronco penso que nao afecta a fauna.

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

a turfa e o carvao sao duas coisas diferentes e para efeitos diferentes.

em questao do carvao...sim ele mete a agua cristalina.

mas para mim so se deve usar quando exista residuos de remedios de tratamentos que tenham sido utilizados.

convem mudar o carvao em 15 dias no maximo um mes.pois o mesmo passando desse tempo em vez de absorver ,começa a libertar substancias nocivas

para a agua.

 

cumpr.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento tirei o carvão e tenho a turfa para fazer descer um pouco mais o pH que já se está a afastar dos 7, entretanto já encomendei lã para pôr no filtro depois da esponja.

 

Uma pergunta, a lã precisa de meia para se pôr no filtro ou vai lá pa dentro sem nada?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque nao colocas uma almofada de algodao branca.

 

Eu não sei o que é isso, eu encomendei agora mesmo 250g de la filltrante e é disso que vou usar para experimentar, queria apenas saber se preciso de comprar também meia para coloca-la no filtro.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque nao colocas uma almofada de algodao branca.

O que é isso?

 

Uma pergunta, a lã precisa de meia para se pôr no filtro ou vai lá pa dentro sem nada?

Não.

Vai sem nada.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é isso?

 

 

boas

 

 

isso e o nome que utilizam no manual de filtros .

existem almofadas de esponja (azul) almofadas de algodao (branca) etc..

 

penso que seja a lã que o nosso amigo encomendou.(eu costumo utilizar em almofadas e nao em pacote em que se retira a quantidade que quer )

 

mas como disse o nosso amigo tilapia , nao pecisa de meia .

para a turfa e que convem a pores .

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

isso e o nome que utilizam no manual de filtros .

existem almofadas de esponja (azul) almofadas de algodao (branca) etc..

 

penso que seja a lã que o nosso amigo encomendou.(eu costumo utilizar em almofadas e nao em pacote em que se retira a quantidade que quer )

 

mas como disse o nosso amigo tilapia , nao pecisa de meia .

para a turfa e que convem a pores .

 

Desconhecia isso, já agora é de que marca? É que me parece porreiro, fiquei curioso.

Em relação à turfa tenho meia.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

senao tou em erro existe em todas as marcas ..sera ,,,tetra e por ai..

o que deves ter em conta e na medida que cabe no teu filtro.

 

a que eu costumo comprar nem marca tem :D nem penso que isso seja muito importante ...e a mesma coisa.

( a que encomendas te certamente iras pagar mais uns 30% por causa de ser de marca)

as que eu costumo comprar em nivel de tamanho sao identicas as que traziam de origem no meu filtro....

agora onde as podes comprar......para o meu filtro(2213) e na minha zona sei....

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.