Sofia Mira Publicado Abril 13, 2008 Publicado Abril 13, 2008 (editado) Tenho um suposto casal de ramirezis... um maxo e uma femea (tenho a certeza ja que um tem a barriga rosa e o outro nao e o maxo tem as barbatanas mais desenvolvidas que a femea). Quando os juntei no aqua pareceu-me que se deram logo muito bem e k formaram um casal ja que comecaram juntos a escavar um canto do aqua e no dia seguinte a femea tinha uma saliencia junto a barbatana rectal k julgo ser por onde saiem os ovos... no entanto nao vi ovos nenhuns! a questao e que passado uns tempos o maxo passou a bica-la constantemente de lado e ela esta constantemente a fugir e as vezes ate perde as cors. É normal? São ou não um casal??Devo separa-los? Como posso saber se 2 ram formaram casal?? Editado Abril 13, 2008 por Ssaor Citar Cump, Sofia Mira
fishersgheist Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 boas amigo,quanto a ser casal tenta arranjar umas fotos, mas o macho sim tem as barbatanas maiores e um corpo tambem em geral. quanto as bicadas é normal esse comportamento visto o macho estar a tentar q ela desove e ela pode ainda não ter a maturidade suficiente. tenta ter os parametros da agua sempre ao gosto dos bichos muita planta e pedras para a desova e vais ver q mais tarde ou mais cedo tens meninos abraço fisher Citar David Carlos E-mail Blog Aqualand
Sofia Mira Publicado: Abril 13, 2008 Autor Publicado: Abril 13, 2008 Hum... julgo que ela ja tera posto ovos no aqua comunitario em que os tnha porque ela como ja disse apareceu com aquela saliencia jnto a barbatana rectal... mas agora nao sei se realmente els se estaram a dar bem ou nao ja que para alem das bicadas do maxo k n sei se serao ou nao normais ela tb apareceu com as barbatanas rasgadas que julgo k tera sido o maxo! enfim... aqui ficam as fotos e tds os conselhos sao bem vindos!! Quanto as fotos.... nao sei como as postar Cump. Sofia Citar Cump, Sofia Mira
Joaoavo Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 Hum... julgo que ela ja tera posto ovos no aqua comunitario em que os tnha porque ela como ja disse apareceu com aquela saliencia jnto a barbatana rectal... mas agora nao sei se realmente els se estaram a dar bem ou nao ja que para alem das bicadas do maxo k n sei se serao ou nao normais ela tb apareceu com as barbatanas rasgadas que julgo k tera sido o maxo! enfim... aqui ficam as fotos e tds os conselhos sao bem vindos!!Quanto as fotos.... nao sei como as postar Cump. Sofia Para postares as fotos tens de usar um host externo para ficarem armazenadas e depois pões aqui o tag com o endereço. Lê as instruções, deve estar mais bem explicado. Quanto aos rams, tens de ter calma. Pelo que dizes tens um casal. Mas daí até desovarem vai uma grande distância. O facto de ela ter o ovopositor de fora não quer dizer que esteja já para pôr ovos. Tive 4 rams fêmeas no aquário e algumas já tinham ovopositor visível, mesmo sem haver casal formado. Se eles demorarem muito tempo a desovar (tipo um mês) é possível que não tenhas a água nas condições ideais. cumps Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
Sofia Mira Publicado: Abril 14, 2008 Autor Publicado: Abril 14, 2008 Acho que ja consegui as imagens... Este é o macho: E esta é a femea: A qualidade está pessima porque eles não param quietos! Puz o macho no aqua comunitario por esta noite para ver se a femea tem um pouco de sossego e amanha ou depois volto a junta-los. É que não sei se o macho não estará a magoar a femea! Mas este comportamento é normal nos casais??Ou antes dos casais se formarem?? Há alguma maneira de saber se o casal está formado ou não sem ser pelo nascimento dos peixinhos? Obrigada Sofia Citar Cump, Sofia Mira
fishersgheist Publicado: Abril 14, 2008 Publicado: Abril 14, 2008 olha sofia,eu tambem já tive um casal e o comportamento era o mesmo mas se achas q ele a ataca mesmo com agressividade deixa-os estar separados mais uns dias Citar David Carlos E-mail Blog Aqualand
Sofia Mira Publicado: Abril 14, 2008 Autor Publicado: Abril 14, 2008 Uhm... Fishersgheist mas era mm um casal? Chegaram a por ovos e a ferteliza-los?Ou era apenas um macho e uma femea? É que a minha questão é que lá por ser um macho e uma femea não quer dizer k sejam um casal... pode haver rejeição por parte de algum!Não sei se este comportamento são eles a "namorarem" ou se é mm luta. E o que é estranho é que a femea apesar das bicadas procura o macho... funciona mais ou menos assim plo que percebi: ou estão calminhos e andam sempre juntinhos indo o macho sempre para onde a femea for ou.... o macho está no seu canto, a femea aproxima-se, pára e poe-se de lado como se estivesse a mostrar e logo a seguida o macho bica-a e ela foge... e dps lá vai ela outra vez ter com ele e a historia repete-se alternando entre estas duas situações. Já agora sabem se as barbatanas rasgadas voltam a ficar boas ou estão condenadas a ficar assim para sempre? Tks, Sofia Citar Cump, Sofia Mira
Sofia Mira Publicado: Abril 21, 2008 Autor Publicado: Abril 21, 2008 Acho que vou desistir de os juntar..... o meu macho nao para de chatear a femea e para alem das barbatanas rasgadas agr tb falta um bocado do 2º raio da barbatana dorsal a femea :S sabem se a barbatana volta a crescer?? E se as rasgadas voltam a unir-se?? Tks... Sofia Citar Cump, Sofia Mira
fishersgheist Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 pois talvez seja melhor comprares mais uma ou 2 fêmeas para ver se ele aceita alguma e deixa a outra descansada Citar David Carlos E-mail Blog Aqualand
Sofia Mira Publicado: Abril 22, 2008 Autor Publicado: Abril 22, 2008 E quanto as barbatanas?? alguem sabe se voltam a crescer? e a unir-se?? Citar Cump, Sofia Mira
danrib82 Publicado: Abril 22, 2008 Publicado: Abril 22, 2008 Ola, Que sao macho e femea ninguem tem duvida, agora tens que dar tempo, os meus ao inici tambem eram assim e agora estao lindamente. mas continuo a espera da primeira postura, parece-me que a femea ainda é bastante jovem,e no teu caso parece-me igual. Citar FeedBack
Recommended Posts