Casal De Ramirezis?


Sofia Mira

Recommended Posts

Tenho um suposto casal de ramirezis... um maxo e uma femea (tenho a certeza ja que um tem a barriga rosa e o outro nao e o maxo tem as barbatanas mais desenvolvidas que a femea). Quando os juntei no aqua pareceu-me que se deram logo muito bem e k formaram um casal ja que comecaram juntos a escavar um canto do aqua e no dia seguinte a femea tinha uma saliencia junto a barbatana rectal k julgo ser por onde saiem os ovos... no entanto nao vi ovos nenhuns! a questao e que passado uns tempos o maxo passou a bica-la constantemente de lado e ela esta constantemente a fugir e as vezes ate perde as cors. É normal? São ou não um casal??Devo separa-los? Como posso saber se 2 ram formaram casal??

Editado por Ssaor

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo,quanto a ser casal tenta arranjar umas fotos, mas o macho sim tem as barbatanas maiores e um corpo tambem em geral.

quanto as bicadas é normal esse comportamento visto o macho estar a tentar q ela desove e ela pode ainda não ter a maturidade suficiente.

tenta ter os parametros da agua sempre ao gosto dos bichos muita planta e pedras para a desova e vais ver q mais tarde ou mais cedo tens meninos

abraço

fisher

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... julgo que ela ja tera posto ovos no aqua comunitario em que os tnha porque ela como ja disse apareceu com aquela saliencia jnto a barbatana rectal... mas agora nao sei se realmente els se estaram a dar bem ou nao ja que para alem das bicadas do maxo k n sei se serao ou nao normais ela tb apareceu com as barbatanas rasgadas que julgo k tera sido o maxo! enfim... aqui ficam as fotos e tds os conselhos sao bem vindos!!

Quanto as fotos.... nao sei como as postar :twisted:

Cump.

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... julgo que ela ja tera posto ovos no aqua comunitario em que os tnha porque ela como ja disse apareceu com aquela saliencia jnto a barbatana rectal... mas agora nao sei se realmente els se estaram a dar bem ou nao ja que para alem das bicadas do maxo k n sei se serao ou nao normais ela tb apareceu com as barbatanas rasgadas que julgo k tera sido o maxo! enfim... aqui ficam as fotos e tds os conselhos sao bem vindos!!

Quanto as fotos.... nao sei como as postar :blush:

Cump.

Sofia

 

 

Para postares as fotos tens de usar um host externo para ficarem armazenadas e depois pões aqui o tag com o endereço. Lê as instruções, deve estar mais bem explicado.

 

Quanto aos rams, tens de ter calma. Pelo que dizes tens um casal. Mas daí até desovarem vai uma grande distância. O facto de ela ter o ovopositor de fora não quer dizer que esteja já para pôr ovos. Tive 4 rams fêmeas no aquário e algumas já tinham ovopositor visível, mesmo sem haver casal formado.

Se eles demorarem muito tempo a desovar (tipo um mês) é possível que não tenhas a água nas condições ideais.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ja consegui as imagens...

Este é o macho:

P1070277.jpg

 

P1070276.jpg

 

E esta é a femea:

P1070290.jpg

 

P1070280.jpg

 

A qualidade está pessima porque eles não param quietos!

Puz o macho no aqua comunitario por esta noite para ver se a femea tem um pouco de sossego e amanha ou depois volto a junta-los. É que não sei se o macho não estará a magoar a femea! Mas este comportamento é normal nos casais??Ou antes dos casais se formarem?? Há alguma maneira de saber se o casal está formado ou não sem ser pelo nascimento dos peixinhos?

 

Obrigada

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhm... Fishersgheist mas era mm um casal? Chegaram a por ovos e a ferteliza-los?Ou era apenas um macho e uma femea? É que a minha questão é que lá por ser um macho e uma femea não quer dizer k sejam um casal... pode haver rejeição por parte de algum!Não sei se este comportamento são eles a "namorarem" ou se é mm luta. E o que é estranho é que a femea apesar das bicadas procura o macho... funciona mais ou menos assim plo que percebi: ou estão calminhos e andam sempre juntinhos indo o macho sempre para onde a femea for ou.... o macho está no seu canto, a femea aproxima-se, pára e poe-se de lado como se estivesse a mostrar e logo a seguida o macho bica-a e ela foge... e dps lá vai ela outra vez ter com ele e a historia repete-se alternando entre estas duas situações. Já agora sabem se as barbatanas rasgadas voltam a ficar boas ou estão condenadas a ficar assim para sempre?

 

Tks,

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou desistir de os juntar..... o meu macho nao para de chatear a femea e para alem das barbatanas rasgadas agr tb falta um bocado do 2º raio da barbatana dorsal a femea :S sabem se a barbatana volta a crescer?? E se as rasgadas voltam a unir-se??

 

Tks...

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Que sao macho e femea ninguem tem duvida, agora tens que dar tempo, os meus ao inici tambem eram assim e agora estao lindamente. mas continuo a espera da primeira postura, parece-me que a femea ainda é bastante jovem,e no teu caso parece-me igual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.