Niveis De No3 Bastante Altos


Ervilhita

Recommended Posts

Ontem fui comprar um teste para ver os niveis da agua do meu aqua uma vez que os peixes nao andavam mt saudavesi. Os resultados que tive foram estes:

 

pH=6,4

KH= entre 3 e 6 (não deu muito bem para ver)

GH= >10ºd

NO2-0

NO3- 100-250

 

Pelo que percebi o pH está baixo e os NO3 está muito alto. Uma vez que tinha em casa o sera nitrivec apliquei 15ml. Já tinha reparado que algumas das minhas plantas apresentam algas nas folhas. Gostaria de saber o que me recomendam para baixar o NO3. Pensei em fazer uma TPA de 50%, mas n sei como eliminar as algas

 

Aquario 42x35x20 = 30 litros nominais

neste momento com 1 habitante - limpa fundos

5 pés de elodea

termostato de 25w

Filtragem: StingRay 300l/h

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fui comprar um teste para ver os niveis da agua do meu aqua uma vez que os peixes nao andavam mt saudavesi. Os resultados que tive foram estes:

 

pH=6,4

KH= entre 3 e 6 (não deu muito bem para ver)

GH= >10ºd

NO2-0

NO3- 100-250

 

Pelo que percebi o pH está baixo e os NO3 está muito alto. Uma vez que tinha em casa o sera nitrivec apliquei 15ml. Já tinha reparado que algumas das minhas plantas apresentam algas nas folhas. Gostaria de saber o que me recomendam para baixar o NO3. Pensei em fazer uma TPA de 50%, mas n sei como eliminar as algas

 

Aquario 40x25x20 = 20 litros nominais

neste momento com 1 habitante - limpa fundos

5 pés de elodea

termostato de 25w

Filtragem: StingRay 300l/h

 

Para já uma TPA com urgência! Depois tenta arranjar um teste de Fosfatos e entretanto vai fazendo TPAs até baixares os Nitratos para niveis aceitáveis... Vai colocando aqui os valores e indica tb a tua iluminação e se tens ou não CO2...

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de estar enganado. entre 100 e 250 tinhas tudo morto.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e tinha... tinha 5 peixes de um momento para o outro morreram 3 e consegui salvar 2 tirando-os da agua.

 

A culpa em parte será das plantas?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A culpa em parte será das plantas?

antes pelo contrário! as plantas só ajudam no consumo dos nitratos...

faz TPAs regulares e aspira o substrato que deve estar carregado de matéria orgânica!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de estar enganado. entre 100 e 250 tinhas tudo morto.

É preciso muito mais nitratos para matar peixes. Conheço quem os tenha tido saudáveis em 600-700 mg/l, claro que com a água toda verde. Os nitritos é que são tóxicos.

 

e tinha... tinha 5 peixes de um momento para o outro morreram 3 e consegui salvar 2 tirando-os da agua.

 

A culpa em parte será das plantas?

Qualquer outro factor estará a prejudicar a saúde dos peixes.

 

 

Que peixes tinhas nessa "banheira" ?

Com esta informação poderemos dar-te mais ajuda. Quem sabe esse pH é completamente desajustado?

Poderá também ter havido uma infestação por parasitas internos sem sintomas externos visíveis.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvi começar de novo, a fazer o ciclo de azoto, espera o tempo recomendado e só depois introduzir os peixes. Fui á loja e comprai da sera o toxivec, aquatan e nitrivec. As plantas apresentam fosfato por isso vou cortar as folhas que tenham fosfato e estejam velhas e escovar as que nao sejam possivel cortar. Depois como o aquario é pequeno e tenho resistência vou por peixes de agua quente pequenos e nao manterei peixes de água fria por causa do tamanho do aqua.

 

Se me poderem dar mais informações sobre os erros que posso estar a cometer

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvi começar de novo, a fazer o ciclo de azoto, espera o tempo recomendado e só depois introduzir os peixes. Fui á loja e comprai da sera o toxivec, aquatan e nitrivec. As plantas apresentam fosfato por isso vou cortar as folhas que tenham fosfato e estejam velhas e escovar as que nao sejam possivel cortar. Depois como o aquario é pequeno e tenho resistência vou por peixes de agua quente pequenos e nao manterei peixes de água fria por causa do tamanho do aqua.

 

Se me poderem dar mais informações sobre os erros que posso estar a cometer

 

Todas da plantas contêm fosfatos, faz parte da alimentação delas. Quando morrem libertam esses fosfatos na água. Basta retirar da água as plantas mortas para evitar excessos de fosfatos provenientes das plantas que podem originar o crescimento de micro-algas. Escovar? Não adianta. Os fosfatos não saiem assim. A não ser que queiras limpá-las de algum "verdete" depositado.

 

Aquatan e Nitrivec para começar acho bem. O Toxivec vai remover a amónia e os nitritos provenientes da decomposição dos detritos que surgem a partir da introdução dos peixes e logo os alimentos para as bactérias contidas no Nitrivec :crazyeyes: que te serve para iniciar o ciclo do azoto e poderes por peixes após 24 horas (instruções da Sera). Nunca experimentei juntar os três, mas parece-me que vais desperdiçar o Nitrivec e terás de o usar para sempre sob pena de veres a amónia e os nitritos dispararem quando parares por falta de bactérias que morreram à fome.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje lavei o aquario e o areao. Coloqueia metade de agua para poder por as plantas (estas foram previamente lavadas para tirar o "verdete" que saiu muito bem). Amanha vou por o aquario no seu sitio defenitivo e acabar de o encher. A seguir o que devo fazer?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiraste tudo e meteste de novo?

 

Se foi isso, já fizeste mal.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiraste tudo e meteste de novo?

 

Se foi isso, já fizeste mal.

Eu preferi fazer tudo de novo, porque agora tenho os teste e produtos correctos. Agora vou fazer o ciclo do azoto direitinho

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu preferi fazer tudo de novo, porque agora tenho os teste e produtos correctos. Agora vou fazer o ciclo do azoto direitinho

 

Assim, ok. Fizeste bem.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja enchi o aqurio ontem. Agora tenho uma duvida ponho ja o nitrivec e um pouco de comida ou espero mais tempo?

 

 

Sim, podes fazer isso.

 

E daqui por uns 2/3 dias meteres 1 peixe dos que vão ficar na lista final, escolhendo dos mais resistentes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz isso. Qd é que ponho aquatan ou o toxivec? Outra coisa, quando é que é melhor fazer um teste á agua?

antes de fazer a tpa

 

mas isso axo que n é preciso tar a meter quimicos, muitas tpa, 20-30% dia até estar em niveis normais

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Aquatan era para pôr logo de início. Serve para neutralizar o cloro da água da torneira e os metais pesados. O cloro ou a cloramina são bactericidas e matam-te as bactérias do Nitrivec.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei aquatan e passado uma hora uma nova dose de nitrivec.

Passara-se 19 horas desde então e resolvi fazer um novo teste á agua

 

pH=7,6

KH= 20

GH= <3ºd

NO2-0

NO3- 10 a 25 (não deu bem para ver)

 

 

Acho que os valores foram os esperados só o KH é que acho estar muito elevado. O que pensam dos resultados?

 

Obrigado a todos por me estarem a ajudar

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como dizes o KH está um bocado elevado. Está a fazer de tampão ao pH com esse valor. Quer dizer que é praticamente impossível mexeres o pH para cima ou para baixo. Se queres peixes para este tipo de pH então óptimo. Não precisas de te preocupares com oscilações. Parece-me é que fizeste teste de fitas. Experimenta outra vez. São testes relativamente pouco fiáveis e às vezes não saeim a 100%; só mesmo para confirmar esse KH.

 

Para meteres peixes segue as instruções do Nitrivec. Não sei quanto tempo depois da sua introdução podes acrescentar peixes, mas não esperes muito pois as bactérias morrem à fome (o seu alimento é a amónia e os nitritos).

É natural que a amónia (que convinha testares) e os nitritos (NO2) ainda estejam a 0 pois é com a introdução de peixes que os seus dejectos se decompõem e transformam em amónia e posteriormente em nitritos e nitratos.

Esses valores de nitratos estão normais e devem corresponder aos que às vezes já vêem na água da torneira, e não só da torneira.

 

Quando puseres peixes, não os ponhas todos de uma só vez. Para essa capacidade (30 l) 2 OU 3 e uns dias mais tarde os restantes. Tens é que verificar os níveis de amónia! Pode ser então a altura de usares o Toxivec.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No nitrivec diz para por o primeiro peixe 24horas depois de o usar. O que ja aconteceu as 17horas de hoje e por isso a esta hora coloquei o primeiro peixe, um limpa fundos, nao percebo muito disto mas pelas experiencias que tive acho que sao peixes muito resistentes. Como os meus peixes morreram quase todos só tenho mais um peixe alem deste, um peixe vermelho. Sei que o aquario é pequeno para ele mas nao o posso deitar fora agora.

 

Usei testes de fitas e amanha vou repetir os testes porque parece-me que os valores de ph estejam errados.

Pelo que já li no forum os peixes melhores para se ter num aquario destas dimensões sao os peixes como guppies, espadas, limpa vidros, neons, mollys. Gostaria de saber se posso ter camaroes ou\e caracois com este tipo de peixes.

 

Muito obrigado mesmo pelos conselhos e conversas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei toxivec e passado 2 horas fiz novamente o teste

 

pH=6,8

KH= 3ºd

GH= <3ºd

NO2-0

NO3- 10 a 25 (não deu bem para ver)

 

Eu desconfiei que o ph e o Kh deviam estar mal e esta foi a confirmação

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pH mal para que peixes? Existe um sem número que gostam desse pH.

Quanto ao KH a 3º está no limite mínimo mas está bom para estabilizar o pH.

 

Se queres peixes de pHs mais altos podes sempre optar por pôr uma pedra calcária ou uma concha na água para subir o pH e o kh. Mas atenção: vai sempre verificando estes valores não vão eles subir em demasia.

Cumps.

 

P.S.: os testes de fita são os mesmos de ontem? A discrepância dos valores de pH e sobretudo de KH é tão grande que ou usaste outro ou é melhor veres o prazo de validade. O Toxivec não tem influência nesses parâmetros.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste é o mesmo e o prazo é ate 2010. Achei que estava mal porque deixei tempo de mais dentro de agua. Na embalagem diz 1 segundo e eu coloquei 40 segundos. por isso estes valores sao mais certos que os anteriores

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha mesmo era teres um teste de amónia. É a primeira substância do ciclo do azoto. Mesmo já tendo introduzido peixes, só daqui a 1 ou 2 semanas é que notarás aumento de nitritos, que provêm da decomposição da amónia.

 

Esta substância é tóxica e já está a aparecer no aquário. Era bom acompanhares-lhe os valores.

cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.