Algas no Musgo de Java


RobertoCC

Recommended Posts

Oi pessoal.

Tenho um pequeno prob no meu aqua.

O musgo de java tá com algas verdes que se parecem com fiapos. Estas algas apenas aparecem no Musgo de Java dando um ar um pouco feio.

O aqua é de 200L e a iluminação embora não seja fantastica (apenas 2 lampadas flurorescentes de 35W cada da philips aquarelle) que no entanto são sufecientes para as minhas plantas (musgo, anubias, elodeas e bleheris).

Quanto ao substrato tou a usar as 7 bolas da serra e vou começar a usar um fertelizante liquido para ajudar o musgo a anubia e as elodeas a crecerem.

Mas relativamente às algas que devo fazer:

- comprar o anti algas (ideia que n agrada-me visto que não gosto mt desses quimicos dado tb fazerem mal às planas).

- comprar uns peixitos pra limpar isso embora n acredite que limpem estas algas.

- sentar-me à espera que elas morrem.

O água do aqua é mt "crua", nao possuindo nutrientes, sendo a melhor prova disso visivel nas elodeas que demoram muito a crescer (-1 cm em 2/3 semanas)

A temperatura da h2o roda os 27º.

Que faço?!?

Na gosto de ver o musgo assim para alem de ele ficar feio :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tratar problemas de algas, sugiro:

 

- Otocinclus Affinis

- Platis

- Camarões Caridina Japonica

 

Recomendo vivamente os otos, são inofensivos e bastante eficientes. Os camarões Caridina Japonica, relativamente ao musgo de java, já conheci duas opiniões distintas: 1- são os melhores a limpar musgo de java ; 2- limpam bem demais e acabam por atacar o musgo de java...

 

:roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu consegui bons resultados com o meu musgo quando isso me aconteceu simplesmente tirando-o para fora de água e colocando num recipiente de plástico tapado com película aderente.

 

De vez em quando (para aí uma vez de dois em dois dias, dependendo) o musgo parecia um pouco seco, nessa altura deves borrifar bem o mesmo com um borrifador de plantas.

 

Ao fim de uma semana, nem tanto isso tá "curado".

 

Cumprimentos

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei qual a solução para o teu problema mas não te aconselhava a pôres fertilizante. Com essa iluminação e sem CO2 não deves ter falta de nutrientes para as plantas (assumindo que tens alguns peixes).

 

Os meus Caridina japonica não atacam o musgo (infelizmente também não atacam algumas algas).

 

Penso que os Otocinclus não resolvem problemas no musgo de java. Eles normalmente raspam as algas de superficies lisas tipo vidros, madeira, folhas de plantas. O musgo de java não me parece que tenha a estrutura certa para os Otos. Nunca vi os meus no musgo.

 

Abraços

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, pessoal!!

 

Estou a falar do Brasil, de São Paulo, e esta é minha primeira postagem. Por favor, perdoem -me caso alguns termos ficarem estranhos a vocês. Caso tenham algum problema, por favor, não se acanhem em perguntar, ok??

 

Enfim, referente ao problema no musgo de java (Vesicularia dubyana), se as algas forem parecidas com cabelos, podem ser algas filamentosas. Para tanto, aconselho que sejam efetuadas trocas parciais de água (cerca de 20 a 30% da água a cada dois dias).

 

Algas, em geral, aparecem devido ao acúmulo de matéria orgânica no aquário. Por isso mesmo, eu não sei se utilizar fertilização líquida no aquário é uma boa solução. É difícil encontrar o equilíbrio em relação a nutrientes para plantas/algas.

 

Como o surto está instalado, uma equipe de limpeza pode ser mesmo a melhor saída!!

 

Há diversas espécies de peixes/invertebrados que podem compor uma boa equipe algueira, para os aquas. As minhas preferidas são as ampularias, que são caramujos dulcicolas. Para saber mais a respeito desses fabulosos algueiros, veja aqui. É um excelente artigo de uma excelente aquarista brasileira. Notem que as ampulárias em questão são as Pomacea bridgesii, ok??

 

Outras espécies que podem ajudá -lo, no caso de filamentosas são as molinésias, os ottos e os camarões fantasmas... nós, daqui do Brasil, infelizmente não temos acesso às caridinhas e neocaridinas, por dificuldades de importação, portanto não tenho experiência com esses camarões, infelizmente... pois sou louco para ter alguns bee shrimps nos meus tanques....pena...

 

Bom, espero ter ajudado um pouquinho.

Parabéns pelo forum e espero que possa aprender muito aqui nesse forum tão distinto!!

 

Abraço a todos!!

Reinaldo Issa Uherara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, acho que a solução mais práctica é a que o Paulo Almeida referiu; eu , como tinha uma anúbias conguensis infestada de algas filamentosas, pu-la 10 minutos ao sol (sem nenhuma protecção) a algas morrera, mas ficaram agarradas à planta, pus a planta no aqua, as algas ficaram cor de rosa ferrugem :wink: , e ao fim do dia, tinham desaparecido, a planat tem estado a crescer vicosa e com um verde lindo desde então.

Se não quer por mais peixes no aqua, é fazer o que o Paulo fez.

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia parece interessante... o problema é que estamos a falar n de um pequeno pedaço de madeira mas sim de um grande pedaço, dai que a sua remoção do aquario envolva uma tarefa muito complicada. Esta tarefa ainda complima mais quando se tem turfa debaixo do areão e 2 camadas de areão (a do fundo mais grada que a da superficie).

Tenho andado a remover com a mão os pedaços maiores e a colocar num aqua sem luz o mungo juntamente com as algas a ver s elas morrem visto serem verdes e por isso precisarem da luz pra fotossintese.

Quanto as mudas tenho feito +/- 50% todas as semanas.

Queria era outra solução k n obrigasse à remoção do tronco do aqua.

Quanto a esses caracois... muito dificelmente encontraria aqui na Ilha da Madeira :evil:

 

 

Obg a todos

Até breve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Olha, eu tenho riccia fluitans presa a um tronco, musgo de java preso a uma rocha vulc, e uma praga de algas filamentosas verdes que é por demais.

 

Estou a combatê-las com uma equipa de limpeza composta por duas caridinas e um otto, e ainda comigo, executando mudas de água sempre que posso. Mudas de água frequentes mesmo que seja pouca a água mudada, dá cabo das algas.

 

Finalmente as algas estão a desaparecer. Ah e os camarões não papam nema riccia nem o musgo.

 

Os camarões são mesmo umas máquinas.

 

 

 

Jorge Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e os camarões não papam nema riccia nem o musgo.

 

Ao que parece, nem todos conseguem evitar que o musgo de java seja devorado pelos Caridina Japonica. Veja-se este interessantíssimo relato da autoria de Wilma Duncan, que anotei:

 

"(...)have them in their own species tank, with lots of live plants, the main ones appear to be duckweed and plenty of java moss. There is something about java moss that these shrimp find as a food source. Every few weeks I add more java moss, as it seems to disappear(...)"

 

:(

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta logica (ou não):

- estas algas tipo cabelinho como são verdes, s eu colocar no escuro, morrem, visto serem compostas por clorofila e sem luz não podem fazer fotossintese, Certo?

Se assim for retiro todo o mungo de java do aqua iluminado e coloco noutro aqua pequeno sem luz. Visto que o mugo é resistente deve resistir mais tempo que as algas à falta de luz. Certo?

 

Os camarões tb poderiam ser uma boa ideia. Colocava lá até desaparecer as algas e dp servia de acompanhamento com umas cervejolas durante os jogos de Portugal :lol::twisted::lol: Brincando... Dp dava a um colega meu que não tem plantas.

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Os caridinas japonicas não papam a Riccia nem a Vesicularie dubyana porque ainda nao tiverem necessidade para tal. Eles só se alimentam destas plantas quando não há outra escolha para se alimentarem.

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais