Neritina zebra, certo?


Marco Monteiro

Recommended Posts

Olá amigos,

 

 

preciso de uma ajuda preciosa:

 

 

tenho umas 4 neritinas e deparei hoje com esta situação:

 

2352429309_13869e550f.jpg

 

 

As neritinas de que vos falo são estas:

 

2352430471_07b09647f5.jpg

 

 

E deduzo que sejam elas também que andam a fazer este servicinho nas plantas:

 

2353260540_978a5b169c.jpg

 

 

Agradeço a vossa ajuda. :rainbowafro:

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, sao ovos de niritina, é muito frequente, mas nao nace nada, precisam de agua salgada e para tirares os ovos de onde estao agrrados, vais-te ver a rasca...

 

 

Mas isso é que é mais estranho, porque eu já raspei com a mão em alguns desses supostos ovos e saiem com facilidade... De qualquer forma desconfio que sao elas que estão a comer as plantas e se assim for vou retirá-las do aqua.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Marco!

 

sem dúvida que são ovos de neritina! eles põem-nos espalhados por todo o lado...

 

quanto à folha da anúbia, não creio... eu tenho montes deles de vários tamanhos (alguns bem grandes) e isso nunca me aconteceu com planta alguma...

lá que deixam as folhas das anúbias impecáveis, lá isso deixam!... mas, sabes como é: não se pode nunca 'pôr a mão no fogo' por ninguem!... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neritinas não comem legumes. Os ovos são delas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zebra é nome comum para niritina natalensis

 

Existe um artigo aqui que dissipa essas dúvidas e pelo que li as neritinas natalensis e as neritinas zebras são diferentes.... :P

 

neritinas

 

Abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco.

Não stresses, eu tenho 4 Neritinas no momento e essa tipologia acontece-me nas minhas folhas das Anubias também, mas só acontece quando as folhas começam a morrer.

Nas novas não tocam. Ou seja, elas só fazem isso quando a matéria vegetal começa a decompor-se, nunca nas folhas saudáveis.

Eu até uso isso para saber quando é altura de cortar uma ou outra folha nas Anubias.

O artigo que mostras é um pouco confuso e pouco conciso, eu já o tinha lido. E digo isto porquê; Porque a ultima foto das chamadas Neritinas Zebra (foto B) tens Neritinas Natalensis. E disso tenho a certeza absoluta.

Essa certeza vem de uma morte de uma neritina há pouco tempo, em que quis aproveitar a casca do caracol e deixei-o em lixivia durante 24 horas (para tirar o cheiro horrivel).

O que aconteceu foi que a casca mudou de cor para preto/branco tal como na ultima foto.

 

Para mim, trata-se sempre do mesmo mulosco. Apenas apresentam variações de padrão na casca.

Mas quem sou eu...

 

Agora que os bichos não te fazem mal ás Anubias, isso é certo.

Se alguma folha te aparecer assim, é porque estava "fora de prazo" e elas estão-te a alertar que deves cortar.

 

Ah, e esses ovos são delas sim senhor. Se os raspares pouco tempo depois de serem postos, saem bem, mas se os raspares uns tempos depois já não largam. Partem-se mas deixam a marca, seja no vidro ou na madeira.

São chatas só por causa disso.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais