Doença do buraco num oscar


Lagunastyle

Recommended Posts

Boa tarde, colegas aquariofilistas, deparei um dos meus oscares com um bom buraco na cabeça, começei a pesquisar e vi que se deve subir a temperatura da agua uns graus(que fiz logo de imediato) e que se deve usar o Esha 2000.

 

A minha duvida é se devo utilizar o Esha 2000 no aquario onde esta esse Oscar e os outro ou se devo o retirar para outro aquario, no caso de poder fazer no aqua onde estam todos se convem tirar a resina do filtro externo?

Em termos de alimentação devo adicionar algo especifico ou juntar algo a papa caseira, figado vitela, camarão, mexilhão, espinafres, alho, cenoura, não me lembro de mais nenhum.

 

Espero por essas ajudas

 

Obrigadom, cump

100-40-50

Jawer 250w

Eheim 2215

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na pesquisa encontrei um caso igual num forum brasileiro, gostaria que me dessem a vossa opniao.

 

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtop...8a9ba387c50d725

 

"Mesmo sem pus, este buraco é a porta de entrada para uma série infindável de problemas. Vc tem que tratar isso de forma imediata. Infelizmente o tratamento é meio traumático.

Vc deve fazer um tratamento tópico(local). Use Rifocina Spray, ou até mercurio cromo.(eu prefiro a rifocina)

Deixe todo material à mão: Rifocina uma toalha molhada e alguns cotonetes.

Capture o peixe, coloque-o sobre a toalha molhada, e com um cotonete embebido em água fervida(fria) dê uma limpada local. Com outro cotonete, aplique a rifocina e volte-o para o aqua. Faça isso o mais rápido possível para evitar o desconforto e o estresse que esta operação causa.

Vc deve fazer isso até esta ferida cicatrizar. Cuidado nas outras aplicações, ao passar o cotonete veja se não esta danificando a nova pele que esta em formação. Nas reaplicações, pingue de leve o remédio, não esfregue.

Durante o tratamento vc pode colocar sal não iodado no teu aqua, na proporção de 1 grm por litro.

 

Caso isso não dê certo, vc tem que partir para um aqua hospital e tratar com antibiótico, ou na água, ou melhor ainda, misturado no alimento. Como seu peixe esta comendo normalmente, esta é a melhor solução."

 

Espero as vossas opnioes.

 

cump

100-40-50

Jawer 250w

Eheim 2215

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece-me que isso é uma doença provocada por parasitas flagelados que vivem habitualmente nos intestinos sem problema (hexamita e espironucleus) que se descontrolaram por enfraquecimento do sistema imunitário e se propagaram por todo o corpo do óscar. Estes flagelados consomem minerais e competem com o peixe para obtê-los obrigando este a ir buscar os seus sais minerais aos próprios ossos. Penso que seja isso.

Para esta doença existem medicamentos próprios como o eSHa Hexamita o o Spirohexol da JBL. É menos traumático que esse descrito nesse site.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite!

 

é a primeira vez que ouvi falar nessa doença e fiquei um pouco curioso... essa doença é, de alguma forma, contaminante? isto é, pode contaminar os outros habitantes do aquário?

 

cumps

Fábio Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais