Opiniões para fauna & decoração


Recommended Posts

Boas,

Tenho um aquario nao muito comprido mas algo largo (85x44x42), com os seguintes parametros:

Temperatura 21º

Ph 7,8

Kh 10 º

Gh 7-14º

 

Pensei em montar um biotopo da America Central , pois julgo que será dos poucos que se encaixa dentro das condições que tenho(corrijam-me se tiver enganado), e pensei nestas especies:

 

1 Casal de Archocentrus Sajica

8 Platy/Cauda de espada/Molly (apenas 1 destas especie)

 

1 Casal de Thorichthys meeki ? Há companheiros dentro dos peixes da america Central que se dêm bem com eles?

 

Aceita-se sugestões.

 

Quanto à decoração , pode-se por plantas ou eles comem-nas? O aquario deve ser decorado com rochas ou troncos?

Tenho areia como substracto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Quanto ao Archocentrus Sajica, é um Ciclídeo bastante pacifico e que pode ser mantido em aquários comunitários com peixes de médio porte. Não deverão ser mantidos juntamente com congéneres de maior porte pois irão inevitavelmente perder no confronto directo. Como bom ciclídeo é territorial não sendo no entanto agressivo. Em caso de querer manter com outros ciclídeos da mesma zona também de pequeno/médio porte deverão ser reservados 100 litros por casal.

 

No que toca ao Thorichthys meeki, é uma espécie territorial e pouco agressiva, limitando-se, na maior parte dos casos a atitudes de intimidação, mas que deve ser mantida num aquário monoespecífico. No aquário comunitário pode apenas coabitar com espécies de dimensões idênticas. "A decoração deve proporcionar esconderijos, os quais poderão ser construídos com pedras. As plantas devem ser plantadas entre as pedras para que não sejam destruídas pela actividade dos peixes durante a reprodução. Como cuidados especiais, esta espécie requer apenas que o pH não desça abaixo dos valores indicados (pH 7.0 a 7.5; 24ºC; dureza média a baixa) e que o teor de nitratos se mantenha relativamente baixo" (http://aquariovgama.marinha.pt/NR/rdonlyres/2751A13B-B487-4D28-8527-FC2A6C691947/0/thorichthysmeeki.pdf).

 

Não tenho a certeza, mas não sei se os espadas, os mollys, etc, sobreviverão, é que em quase todo o lado diz que qualquer uma das espécies que referiu de ciclideos devem ser mantidos com peixes de médio porte! Mas não percebo muito de compatibilidades!! Espero ter ajudado.

 

Cumps,

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais