Recommended Posts

Publicado

Olá,

 

Gostaria de saber se Icio pega em plantas ?

O que fazer com o aquário depois de um surto de Ictio ?

 

At+++

Publicado:

Aqui fica um artigo do Site Aquaphyllum! Espero que vos seja útil. Está um pouco deslocado pois deveria ser colocado no sub-fórum das doenças, mas como o teu interesse é saber o comportamento do Ictio no caso das plantas aqui fica. O Ictio não afecta as plantas.

 

Ictio - A Doença dos Pontos Brancos  

 

Este pequeno artigo foca uma das doenças mais comuns em aquários de água doce e igualmente uma das mais fáceis de evitar e igualmente de tratar.

 

Esta praga que por certo já apareceu a quase todos os aquariofilistas, em especial aos menos experientes, tem normalmente origem numa brusca variação de temperatura, que vai enfraquecer o peixe e permitir que o mesmo seja infectado.

 

Como é do conhecimento mais ou menos geral, todos os peixes sem excepção transportam consigo uma infinidade de parasitas e bactérias, que no enatnto nunca irão prejudicar ou fazer adoecer um peixe saudável em condições boas. No entanto existem vários factores ou causas cuja consequência é a diminuição das defesas dos peixes. Condições como variações no PH, temperatura, presença de nitritos e/ou amónia, bem como uma má qualidade geral da água, poderão fazer emergir doenças e infecções que de outra forma seriam fácilmente controladas pelo sistema imunitário do peixe.

 

Uma dessas doenças mais comuns é a chamada "doença dos pontos brancos" ou Ichtio.

 

O Ichtio surje geralmente após uma quebra brusca de temperatura, o que acontece mais facilmente do que se imagina, por exemplo no Outono e Inverno, ou até com as normais variações entre o dia e a noite que acontecem vulgarmente no Verão. Nessa altura o peixe vê enfraquecidas as suas defesas e é então que o parasita causador do Ictio se aproveita e se desenvolve com toda a sua força.

 

O causador do Ictio é chamado de Ichthyophthirius multifiliis. Trata-se de um protozoário que se desenvolve rapidamente e cujo ciclo de vida é relativamente complexo. Começa por se alimentar de células dos peixes, bem como do muco do mesmo e aos poucos vai crescendo até atingir a idade adulta, após o que "rasga" caminho para fora do peixe depositando os "ovos" em folhas de plantas e outros elementos decorativos. Depois de chocarem voltam a tentar encontrar um hospedeiro, sendo que cada protozoário dá origem a 1000 novos protozoários. Daqui dá para perceber que é uma doença altamente contagiosa.

 

O melhor tratamento é a prevenção, normalmente o Ictio entra no aquário através de novos peixes, sendo por isso muito importante um período de quarentena num aquário hospital. As diferenças de temperatura ajudam a enfraquecer as defesas dos peixes, mas a má qualidade da água também ajuda.

 

Em caso de infecção existem alguns tratamentos possíveis, mas nem todos os peixes sobreviverão garantidamente. Os tratamentos possíveis são:

 

1 - Tratamento com sal, na proporção de 1 grama para cada litro de água, este tratamento deve ter em conta a tolerância de certas espécies ao sal e se possível deve ser feito num aquário hospital, especialmente se conseguir detectar a doença numa fase inicial.

 

2 - Aumente a temperatura do aquário em 2 ou 3 graus e mantenha a mesma durante 2 ou 3 dias. Verifique e corrija as condições do seu aquário no que toca a Amónia e nitratos. Este aumento de temperatura irá provocar a morte ao parasita que é extremamente sensível a estas mudanças, por forma a prevenir reaparecimentos da doença.

 

3 - Pode igualmente usar um tratamento com Verde Malaquite, nas proporções de 0.1 mg/litro de água. Este tratamento deve ser feito num aquário hospital e deve repetir o tratamento de 12 em 12 horas durante 3 dias, de cada vez que repetir o tratamento substitua a água totalmente,podendo usar a água do aquário principal por forma a manter as condições do que usa para o tratamento.

 

Brevemente na nossa revista contamos desenvolver este tema, no entanto e para já este pequeno artigo ajudará a lidar com esta doença tão comum.

 

 

 

Carpe Diem