PEIXES POSERAM OVOS...


Recommended Posts

Ola eu sou novo nisto..mas bem..tenho 1 lago prai de 500litros ou nem tanto... e tenho 6 peixinhos de 15 cms +/- vermelhos ,laranja e alguns brancos com pintas pretas e vermelhas.... eu penso ke sao carpas mas nao sei o nome certo. e agora puseram ovos nas plantas do lago. como e ke eu sei ke os ovos estao fecundados ou kuando vao nascer os peixinhos? n faz mal estarem junto com os peixes grandes? e a minha grande duvida..tenho uma bomba de 800 litros/hora a faser a filtragem...n ha o perigo de eles irem pra bomba? (o filtro da bomba é fino mas nao o suficiente para nao deixar passar os pekenos)...

 

posso deixar -los descansados ou tenho de me preocupar? :puppydogeyes:

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pela descrição se forem carpas devem ser as mais comuns, as Carpas coloridas Nishikigoi, especificamente, que são "carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata (no Japão) e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características bizarras chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta)" (Fonte: Wikipédia), após isso, já há mais de duzentas variedades, obtidas por cruzamentos. A reprodução destes peixes, segundo diversas fontes é facílima, o filtro não deve ter problema até porque se deve "preparar um hom sistema de filtragem pois é impreenscindivel que a água fique cristalina, para que você possa admirar estas “jóias que nadam” que são as carpas" (http://www.peixesornamentais.info/index.php?Itemid=41&id=146&option=com_content&task=view), desde que as plantas não estejam demasiado perto desse filtro, pelo menos é o que dizem alguns entendidos no assunto. Ou seja, do que tenho lido (e tenho lido muito!!), o que tens a fazer é deixar lá os ovinhos sossegadinhos e esperar que eclodam. Já agora, há quanto tempo lá estão?

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, lembrei-me de ir ver noutro site que já tinha consultado para as minhas carpas e parece que afinal deves retirar as plantas daí: "A eclosão ocorre 3 dias após a fecundação. Se as plantas não forem retiradas a tempo dos tanques de reprodução os próprios reprodutores poderão comer os ovos ali existentes" (http://www.peixesornamentais.info/index.php?Itemid=41&id=395&option=com_content&task=view). Lê esse tópico, estã deveras interessante e diz praticamente tudo o que precisas de saber!

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM...pois se la ainda houver ovos(pk os ke tavam a vista desapareceram) ja devem ter nascido.. mas axo ke tenho mt ke aprender sobre esta parte dos ovos. pk os ke estavam nas plantas mais a superficie parecia ter eclodido aos 3 dias por ai...pois so la estavam as cascas..mas nunca vi nenhum peixinho de 1 milimetro ke fosse lool. retirei algums ovos para 1 recipiente juntamente com girinos para ver se nasciam bem e os girinos(rãs) ja nasceram e estao de boa saude ..agora os ovos ke retirei alguns eram brancos(ke penso ke n estavam fertilizados pois ganharam fungos) e outros eram amarelos... nao nasceram..deve ter sido da agua do recipiente..sei la:P ...Sempre tive a espera de ver 1 peixinho la dentro mas n vi nada lool pois nao eram transparentes.

 

daki a 1s semanas logo digo algo se ja vir la algum peixinho ke se mexa lool

 

obrigado pla ajuda

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM...pois se la ainda houver ovos(pk os ke tavam a vista desapareceram) ja devem ter nascido.. mas axo ke tenho mt ke aprender sobre esta parte dos ovos. pk os ke estavam nas plantas mais a superficie parecia ter eclodido aos 3 dias por ai...pois so la estavam as cascas..mas nunca vi nenhum peixinho de 1 milimetro ke fosse lool. retirei algums ovos para 1 recipiente juntamente com girinos para ver se nasciam bem e os girinos(rãs) ja nasceram e estao de boa saude ..agora os ovos ke retirei alguns eram brancos(ke penso ke n estavam fertilizados pois ganharam fungos) e outros eram amarelos... nao nasceram..deve ter sido da agua do recipiente..sei la:P ...Sempre tive a espera de ver 1 peixinho la dentro mas n vi nada lool pois nao eram transparentes.

 

daki a 1s semanas logo digo algo se ja vir la algum peixinho ke se mexa lool

 

obrigado pla ajuda

 

a água do recipiente onde meteste os ovos éra daonde?

do lago ou da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso até estar enganado mas, carpas com 15 cms não estão adultas o suficiente para procriarem e... carpas necessitam de muita água (entre 500 a 1000 lts) por cada peixe adulto pois elas crescem para até 1 metro. A filtração sugerida é de 10 vezes o volume do mini-lago portanto algo em torno de uma bomba de 5.000 l/h ou menor se o lago for bem plantado.

 

Aguardamos mais notícias.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA!!! ja ha peixinhos !! ;) os do lago desapareceram por serem tao pekenos,devem estar escondidos algures entre as plantas e longe dos predadores ou dos proprios pais(pk ainda n sei se os pais comem os pekenos) mas os do recipiente a parte nasceram e ja se vem bem(dai so os ter visto hoje:P)

 

kuanto ao ultimo post , n sei exatamente o nome deles mas sao dakeles peixes de aquario ke se compram nas lojas, ou seja o vulgar peixe vermelho ou laranja... sei ke sao adultos pk ja nao crescem mais..o + velho dever ter 5 anos +- e tem +- 15 cms. segundo tenho visto por ai na net deve ser peixes-vermelhos(kinguios)

algo deste genero:

http://www.wrok.nl/images/game_for_a%20blue_heron.jpg

 

e o filtro(se kisermos chamar assim) porque na verdade é 1 pote de 80ou100 litros cheio de cacos de tijolo e com sacos de rede ou de cebolas por cima..

e com 1 bomba de 800/l hora a puxar agua para cima... é bastante artesanal mas na verdade funciona as mil maravilhas, pois antes de o ter a agua aguentava 2 semanas no maximo sem ficar esverdiada e agora dura meses limpinha. :laugh:

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes são iguais aos meus.

eu uma vez tive de os meter no meu aqua de 80L e éram 5 ao todo para remodelações do lago.

cheguei a assistir á desova de 2 delas.

espétáculo.

1 dia e meio inteirinhos sempre a desovar cada 1.

mas nunca chegou a nascer nehum, talvez devido ao curto espáço.

agora tenhos pequenos que já me nasceram no lago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tmaster, agora sim a fauna foi definida. Os kinguios (primos das carpas) crescem até uns 20 cms. São os conhecidos "gordinhos". São peixes muito simpáticos e mansos mas tb sujam muito a água e adoram comer plantas e tudo o que lhe cairem na boca inclusive ovas ou mesmo os filhotes, mas não que sejam maldosos ou carnívoros é porque comem de tudo mesmo.

 

Parabéns e boa sorte com as crias. Espere que eles cresçam alguns centímetros antes de coloca-los com os adultos. :)

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tmaster, agora sim a fauna foi definida. Os kinguios (primos das carpas) crescem até uns 20 cms. São os conhecidos "gordinhos". São peixes muito simpáticos e mansos mas tb sujam muito a água e adoram comer plantas e tudo o que lhe cairem na boca inclusive ovas ou mesmo os filhotes, mas não que sejam maldosos ou carnívoros é porque comem de tudo mesmo.

 

Parabéns e boa sorte com as crias. Espere que eles cresçam alguns centímetros antes de coloca-los com os adultos. :bad-words:

 

boas.

tive a ver as fotos dos lagos, e desde já dou-te os parabens, tens aí uma coisa muito bonita.

queria te fazer uma pergunta.

a que temperatura está a água do lago(nesta altura do ano) onde tens os guppys os espádas e os mollys?

eu tou a penssar introduzir o mesmo tipo de fauna no meu aqua, mas tou um pouco de pé a trás.

e já agora, metes-te-os no lago em que estação do ano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...queria te fazer uma pergunta.

a que temperatura está a água do lago(nesta altura do ano) onde tens os guppys os espádas e os mollys?

Estou em uma região de temperatura exterior amena, durante o inverno ela cai até uns 12º graus e no verão chega uns 32º graus. Como sabes as carpas e os kinguios são peixes de água fria, suportam temperaturas até negativas os demais não mas mesmo em ambiente externos havendo profundidade e esconderijos eles se adaptam bem a essas mudanças de temperaturas, desde que sejam graduais nunca precipitadamente pois ficariam sugeitos a doenças oportunistas.

 

eu tou a penssar introduzir o mesmo tipo de fauna no meu aqua, mas tou um pouco de pé a trás.

e já agora, metes-te-os no lago em que estação do ano?

Deves evitar introduzir peixes na época muiiiito fria, no mais é só fazer uma quarentena ou decidido a introduzir, deves equilibrar os parâmetros e a temperatura da água e pronto.

Obs.: Note que NUNCA deves introduzir a água que veio na embalagem para dentro do seu água ou lago.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais