Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Sou recente nesta actividade de fazer lagos, contudo, entusiasmados com os lagos que se podem encontrar neste forum, eu e o meu namorado decidimos construir um lago no jardim dele. Deparámo-nos com uma dúvida: qual os materiais para fazer um lago em cimento (já agora as proporções dos mesmos!). O lago vai ser em cimento só para prevenir as fugas de água, depois terá umas camadas de lona própria, para evitar que o cimento torne a água alcalina.

Cumps :drinking:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Pelo que entendi esse laguinho seria acima do nivel do solo. Assim sendo irá construir simplesmente uma estrutura de apoio pois haverá uma lona "própria" para a impermeabilização do lago, é isso?

A estrutura de alvenaria/cimento para "pequenos" lagos até podem ser feitas por principiantes mas, lagos acima de 2000 litros já é bem necessário o acompanhamento de profissionais qualificados afim de evitares dissabores futuros.

Passe mais detalhes que talvez lhe informemos mais detalhes.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Não TyoAyres, peço desculpa por me ter explicado mal.

O lago está feito abaixo da superficie, tem cerca de 70 cm se nao me engano na parte mais funda, e depois vai diminuindo de profundidade. O problema foi que já colocámos muita lona, só que vaza sempre um bom bocado. Há sempre fugas, porque devido à forma do lago não dá para colocar uma lona só a tapar todo o lago. É necessário mais do que um bocado e, como tal, ficam fendas que possivelmente vão deixando passar a água.

Como está a perder muita água pensámos em acimentar, para que mesmo que houvesse algumas perdas, ficassem retidas e o lago não vazasse. Teríamos que acimentar todo à volta e depois como não gostamos muito do tom do cimento punhamos a lona por cima (e evitávamos a alcalinidade do cimento). O problema é que não sabemos mesmo como fazer.

Peço desculpa pelo testamento.

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Publicado:
O lago está feito abaixo da superficie, ...

Como está a perder muita água pensámos em acimentar, para que mesmo que houvesse algumas perdas, ficassem retidas e o lago não vazasse. Teríamos que acimentar todo à volta e depois como não gostamos muito do tom do cimento punhamos a lona por cima (e evitávamos a alcalinidade do cimento). O problema é que não sabemos mesmo como fazer.

Ok, vejamos o quanto posso lhe ajudar.

1) Estando o lago já construído é necessário saber "se" ele está tendo resistência para suportar a pressão da água e não rachou/trincou, o que provaria a falta de estrutura compatível;

2) Não havendo trincas, é necessário fazer uma impermeabilização de toda a estrutura interna para reter a água e há muitos processos para tal;

3) Se tem muitos materiais para impermeabilizar portanto qualidade e preços para muitos gostos;

4) Eu diria que os cimentos polimerizados rígidos é o que ficaria mais em conta mas estou no Brasil e voce em Portugual, porisso sugiro a você que dê uma lida nesse tópico/pesquisa que o Tio Ayres fez, pois acredito que o conteúdo seja de seu interesse pois lhe esclarecerá muito, ok?

Impermeabilização de Lagos e Cascatas - "Dicas"

Qualquer dúvida é só postar.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Obrigado pelo link! Acabei por não o utilizar para fazer a impermeabilização do lago, visto que encontrei uma lona própria para piscina, ou seja, extremamente resistente, a um preço muito apelativo e utilizei-a. Até agora não tive mais perdas de água! contudo, utilizei o link para me informar acerca da impermeabilização da cascata que ainda estamos a estudar como vamos construir.

Muito obrigado!

entremargens6hc1.png