Praga ou não?


01185791

Recommended Posts

Boas,

 

Como novato montei os meus aquas comunitários:

 

1 na garagem de 75 lts para quarentena e criação e o definitivo 160 lts na sala. estão a funcionar mas só enviarei imagens quando olhar para ele e vir que está perfeito perfeito como a "Super Bock".

 

Para isso tenho que eliminar os bastantes caracóis que tenho em ambos, do que lí aqui no forum já experimenteie o pepino e a cenoura cozida nem uma apanhou.

 

Daí pedir ajuda para tentar então fazer desaparecer com esses animais.

 

Desde já o muito obrigado e fico a aguardar por soluções.

 

Cumpts

 

Júlio Neves

 

banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas existe um remido e umas ratoeiras para por no aqua, nao sei ate que ponto sao eficazes mas ja ouvi a falarem desses dois metedos em topicos aqui na secção dos caracois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

dado que os caracois (physa e planorbis) proliferam devido à acumulação de detritos, a forma de evitar que isso aconteça é não deixar que se acumulem restos de comida, bem como uma manutenção eficaz, com sifonagem do substrato e remoção de folhas velhas em cada TPA semanal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Para alem de tudo que já foi dito, existe um medicamento da marca sera para acabar com os caracóis, Já usei uma vez e resultou mas não me lembre que peixes tinha no aqua, pois não sei até que ponto possa fazer mal aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu aquario tenho muitos mas muitos mesmos caracois daqueles pequeninos a que custumam chamar praga, mas eu nao vejo o problema em ter estes caracois...

tenho um aqua com bastantes plantas e estes nao atacam nenhuma destas apenas ajudam na nao proliferaçao de algas, neste momento nao tenho algas nenhumas e eles nao atacam plantas...

tambem ja tive a itençao de os aniquilar a todos XD mas depois do insucesso aprendi a velos de outra forma...

mas se queres mata-los existe vários produtos como ja foi referido...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como novato montei os meus aquas comunitários:

 

1 na garagem de 75 lts para quarentena e criação e o definitivo 160 lts na sala. estão a funcionar mas só enviarei imagens quando olhar para ele e vir que está perfeito perfeito como a "Super Bock".

 

Para isso tenho que eliminar os bastantes caracóis que tenho em ambos, do que lí aqui no forum já experimenteie o pepino e a cenoura cozida nem uma apanhou.

 

Daí pedir ajuda para tentar então fazer desaparecer com esses animais.

 

Desde já o muito obrigado e fico a aguardar por soluções.

 

Cumpts

 

Júlio Neves

 

:drinking:

 

 

Bem. Obrigadíssimo a todos pelas respostas dadas, pelo que vejo isto deve ser medo de principiante, vou tentar eliminá-los como puder sem grande perturbação para os peixes e logo vou dando notícias da evolução do me caso.

 

Cumpts

 

até breve

 

Júlio Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Obrigadíssimo a todos pelas respostas dadas, pelo que vejo isto deve ser medo de principiante, vou tentar eliminá-los como puder sem grande perturbação para os peixes e logo vou dando notícias da evolução do me caso.

 

Cumpts

 

até breve

 

Júlio Neves

 

dependendo dos caracóis e dos restantes peixes pode ser visto como uma praga ou não, eu não os considero praga e tenho physas, lymnaeas, planorbis rubrum, planorbis castanhos e desses pequenos e umas boas centenas de melanoides tuberculata. a unica coisa que faço é ir controlando a população manualmente, quando vejo que começam a ser demais abro a época de caça ao caracol.

 

com a excepção dos tuberculata que são rijos que nem chifres, todos os outros esmigalhados são um bom alimento para os peixes, em relação a esses pequenos que não sei o nome, no aqua dos escalares não existem, que ai nem preciso de os esmigalhar ..... :popcorn::crazyeyes: :crazyeyes: (aliás, com os escalares só os tuberculata mesmo e os adultos das outras espécies que foram agarrados a plantas, pq os pequenos assim que nascem são petisco para afiar os dentes)

 

 

Por isso, controla a alimentação, e controla manualmente a população e deixa os restantes viverem felizes ;):drinking::rolleyes:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tambem controlo os meus physas manualmente e tiralos e por no lago das tartarugas o que se safarem ajudam a limpar o lago o resto é comida para tartaruga e sao um petisco para elas vao inteiros so de uma vez, as vezes tenho é poucos caracois no aqua para dar de goluseima as tartarugas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais