reactor de calcio sem garrafa de co2


Recommended Posts

Bom dia.após alguma pesquisa sobre desnitrificadores e reactores de calcio encontrei uma pagina francesa com uma ideia bastante logica.

 

entao aqui vai.os reactores de calcio utilizam o c02 para baixar o ph da agua para 6.5 e assim dissolver a aragonite ke se encontra no seu interior. e os desnitrificadores reduzem os nitratos da agua com bacterias

anaerobicas resultando dessa reacçao quimica uma acidificaçao da agua

que faz ficar a agua com ph de 6.5,ou seja se ligarmos a saida do desnitrificador á entrada do reactor de calcio nao necessitamos de adicionar c02 ao reactor de calcio pois a agua ja vai com um ph de 6.5.

 

e assim poupamos na garrafa de co2 e nos controladores de ph e temos um metodo ainda mais natural de reducao de nitratos e adicao de calcio

 

eu vou construir um,digam-me o ke acham!!!!!!

 

 

 

http://www.aquarium-de-la-mer-rouge.ch/tec...denitrateur.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a primeira vez que ouço falar disto e se estás disposto a elaborar um sistema desses então vai em frente.

Não tenho a menor ideia se vai funcionar ou não mas o conceito tem a sua lógica.

No entanto, acho mais complicado de manter pois vais trocar uma botija de CO2 por um desnitrificador e tenho a ideia que o desnitrificador é mais trabalhoso de mantêr que a botija.

Outro factor a ter em conta é o facto de o desnitrificador poder produzir o tal gás prejudicial H2S - sulfureto de hidrogénio (acho que é este) e não sei até que ponto isso seria prejudicial ou não ao funcionamento do reactor de cálcio.

O pH à saída do reactor não será dificil de controlar? Dr. Calado, uma ajudinha faxavôr :) .

 

De qualquer maneira acho excelente que tenhas vontade de experimentar um sistema inovador. Fico (ficamos todos acho eu) à espera dos resultados.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz uma peskisa na net por sulfur denitrator.é um novo conceito de desnitrificaçao autotrofica,por incrivel que pareça funciona com uma camada de enchofre que vai alimentar as bacterias anaerobicas,ou seja já nao é preciso alimentar o desnitrificador com vodka ou com deniballs.

e pode ficar assim por anos,em relacao a esse gás se o reactor for bem feito consegues expelir todo esse gás para a atmosfera antes sequer de ele entrar no reactor de calcio,pois uma particularidade destes novos desnitrificadores é ser aberto por cima.

 

http://www.aquavie.fr/french/produits/g300s.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Também é a primeira vez que oiço falar neste conceito. Parece ser lógico mas será que o fluxo de saída da água do desnitrificador para o reactor de cálcio será suficiente para que este funcione de forma eficaz e não seja libertado para o aqua aqueles produtos tóxicos?

 

Depois de termos adquirido dois desnitrificadores da Schuran, os alemães que trabalham na Schuran durante um jantar em amena cavaqueira recomendaram que se ganhe prática com este tipo de equipamento com peixes apenas e só depois se avance para os invertebrados...

 

Tenho apenas uma dúvida existencial em relação ao funcionamento do equipamento que é descrito no site indicado pelo fizo, este aparelho funciona exposto ao ar e não em anaerobiose (ausência de O2) ou terás feito confusão fizo e a foto dele aberto penas é para se ver como é por dentro? A Schuran tambem tem a opção de usar bolas de enxofre mas sempre na ausência de O2. Na opinião dos técnicos o método do alcool, vodka... para alimentar as bactérias anaeróbicas é mais seguro do que o do enxofre, especialmente para quem está a começar.

 

Ó xor Dr. Alexandre (ou outros Xores Drs. deste forum) o que é que acham desta nova maquineta? Assim de repente até parece que é capaz de funcionar...

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Por acaso , numa "vasculhice" pela net vi um esquema exactamente igual ao que apresentas no endereço françês.

O que me pareceu , foi realmente uma ideia inovadora , MAS nao liguei muito ao esquema porque este requer umas dimensões um tanto ou quanto parecidas como o tamanho de uma sump , normal "pequena" cerca de 70 litros .

Quanto à produção de gases perigosos , nao percebendo muito de reacções quimicas e derivados destas , penso que irá haver mesmo uma "largada" destes gases derivado do processo .

O certo é que já muitos o experimentaram , mas será que nao têm sistemas de inutilização destes provàveis gases gerados ?

 

Sinceramente , se te sentes seguro de ti mesmo e confiante da matéria exposta para para a elaboração deste projecto , vai em frente e podes têr a certeza que estaremos todos ansiosos por saber resultados :(

Não querendo tornar o teu aqua como cobaia , mas os DIY tem destas coisas , ou dá , ou não dá .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou a ter o ligeiro problema de nao conseguir arranjar enxofre granulado ou em pedra.alguem me pode ajudar nisto.pleaaaaase. o meu aquario nao vai servir de cobaia,pois ja tou a acabar o meu aquario novo e vou fazer a experiencia no velho.nao gosto de fazer sofrer os bixinhos.

alguem que consiga arranjar enxofre em granulado ai de 3 e 6 mm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais