Recommended Posts

Publicado

v63lls.jpg

Olá a todos.

Peço a ajuda dos foristas para descobrir qual a doença que atacou os meus escalares, pelo que desde já agradeço a todos a colaboração que possam prestar.

Há dois dias atrás reparei que um dos quatro escalares que possuo (tenho um aquário de 200 litros e o escalar é o meu peixe preferido), não se foi alimentar como era habitual, estando “parado” atrás de um biombo. (É o maior dos dois que aparecem na foto).

Ontem a situação repetiu-se, e como o biombo o escondia, hesitante entre não fazer nada e assustá-lo, deixando-o stressado, preferi deixá-lo estar, optando por não o enxotar com o camaroeiro, solução que me teria permitido vê-lo melhor.

Chegado há pouco a casa, deparo-me com algo que nunca tinha visto, este encontra-se baço, perdeu todo o brilho, e apresenta aquelas manchas esbranquiçadas por cima da cabeça que são visíveis na foto. Também me parece ter as guelras mais avermelhadas do que o costume e parece ofegante.

Quanto aos outros escalares, o maior de todos aparenta estar normal, mas os dois mais pequenos, um deles também visível na foto, encontram-se igualmente baços e parece-me que também a ficar com manchas.

Os outros peixes que partilham o aquário com os escalares não parecem estar afectados, e, visto que os escalares mais velhos estão cá em casa há mais de três anos, sem problemas, a única explicação que encontro para isto terá a ver com um outro escalar que comprei há oito dias e que morreu no dia seguinte, provavelmente com algo que trazia da loja e que terá passado aos outros.

Antes de escrever este post procurei na net possíveis doenças e soluções, mas ainda não estou certo de qual será, pelo que solicito a colaboração de quem sabe muito mais de aquariofilia do que eu. De qualquer forma, cá em casa só tenho costapur e verifiquei há pouco que já passou a validade, pelo que, este ou outro medicamento, agora, só amanha.

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

Luís

Publicado:
v63lls.jpg

Olá a todos.

Peço a ajuda dos foristas para descobrir qual a doença que atacou os meus escalares, pelo que desde já agradeço a todos a colaboração que possam prestar.

Há dois dias atrás reparei que um dos quatro escalares que possuo (tenho um aquário de 200 litros e o escalar é o meu peixe preferido), não se foi alimentar como era habitual, estando “parado” atrás de um biombo. (É o maior dos dois que aparecem na foto).

Ontem a situação repetiu-se, e como o biombo o escondia, hesitante entre não fazer nada e assustá-lo, deixando-o stressado, preferi deixá-lo estar, optando por não o enxotar com o camaroeiro, solução que me teria permitido vê-lo melhor.

Chegado há pouco a casa, deparo-me com algo que nunca tinha visto, este encontra-se baço, perdeu todo o brilho, e apresenta aquelas manchas esbranquiçadas por cima da cabeça que são visíveis na foto. Também me parece ter as guelras mais avermelhadas do que o costume e parece ofegante.

Quanto aos outros escalares, o maior de todos aparenta estar normal, mas os dois mais pequenos, um deles também visível na foto, encontram-se igualmente baços e parece-me que também a ficar com manchas.

Os outros peixes que partilham o aquário com os escalares não parecem estar afectados, e, visto que os escalares mais velhos estão cá em casa há mais de três anos, sem problemas, a única explicação que encontro para isto terá a ver com um outro escalar que comprei há oito dias e que morreu no dia seguinte, provavelmente com algo que trazia da loja e que terá passado aos outros.

Antes de escrever este post procurei na net possíveis doenças e soluções, mas ainda não estou certo de qual será, pelo que solicito a colaboração de quem sabe muito mais de aquariofilia do que eu. De qualquer forma, cá em casa só tenho costapur e verifiquei há pouco que já passou a validade, pelo que, este ou outro medicamento, agora, só amanha.

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

Luís

Boas

Isso deve ser parasitas , faz tratamento com o fluvermal ,1 comprimido por 50 litros e muda a agua passados 3 dias e repetes a medicação passados oito dias.

Publicado:
Boas

Isso deve ser parasitas , faz tratamento com o fluvermal ,1 comprimido por 50 litros e muda a agua passados 3 dias e repetes a medicação passados oito dias.

Obrigado meu caro José Garcia.

Mas, já agora, esse tratamento, o fluvermal, vende-se em lojas de animais? Cheguei a casa há pouco, e, como só agora estou a ver esta resposta ao meu post, já trago comigo uma embalagem de Sera Baktopur, que foi o que aconselhou o dono de uma loja de que sou cliente.

No entanto, agora, estou na dúvida se devo aplicar ou não, porque ontem aumentei a temperatura e introduzi Sera Ectopur em dose reforçada, e hoje as manchas estão mais pequenas. Em compensação, os escalares estão muito ofegantes, e dois botia palhaço e dois cinzentos também estão a respirar mais intensamente do que é habitual. Não sei se que relação terá uma coisa com a outra.

Mesmo assim, scho que vou arriscar e esperar até amanhã para ver como estão as coisas, espero que não me venha a arrepender.

Luís

Publicado:
Boas

O fluvermal é um medicamento que se vende nas farmácias , quanto a respiração coloca uma bomba para oxigenar a agua ..é melhor.

Mais uma vez, obrigado.

Esqueço então o baktopur e compro o fluvermal amanhã. Não afecta os outros peixes, pois não?

Luís

Publicado:
Não podes ter no aquário invertebrados e tens que aumentar a oxigenação.

Ok. Não tenho invertebrados. Ontem aumentei a temperatura para 31 / 32 graus, pensei que ajudasse, mas então já posso, progressivamente, voltar aos valores normais?

Luís

Publicado:
Ok. Não tenho invertebrados. Ontem aumentei a temperatura para 31 / 32 graus, pensei que ajudasse, mas então já posso, progressivamente, voltar aos valores normais?

Luís

Podes colocar nos valores normais!

Publicado:
Podes colocar nos valores normais!

Vou começar a tratar disso.

Obrigado por tudo.

Depois do tratamento conto como correu

Publicado:
Ok. Não tenho invertebrados.

Só muito totó e afinal um invertebrado não era o que eu pensava. Afinal tenho um, um camarão. Que lhe irá acontecer? Ele suporta alguma alternativa ao aquário durante o tratamento?

Publicado:
Só muito totó e afinal um invertebrado não era o que eu pensava. Afinal tenho um, um camarão. Que lhe irá acontecer? Ele suporta alguma alternativa ao aquário durante o tratamento?

é melhor tirares! se tiveres caracóis também tens que tira-los.

Publicado:
é melhor tirares! se tiveres caracóis também tens que tira-los.

Quando escrevi "só muito totó" queria dizer "sou muito totó", isto porque quando pensei em invertebrados pensei precisamente em caracóis, não sabia que os camarões também o eram.

Obrigado por tudo.

Luís

• 2 semanas depois...
Publicado:
... Cheguei a casa há pouco, e, como só agora estou a ver esta resposta ao meu post, já trago comigo uma embalagem de Sera Baktopur, que foi o que aconselhou o dono de uma loja de que sou cliente.

No entanto, agora, estou na dúvida se devo aplicar ou não, porque ontem aumentei a temperatura e introduzi Sera Ectopur em dose reforçada, e hoje as manchas estão mais pequenas...

... ...

...acho que vou arriscar e esperar até amanhã para ver como estão as coisas, espero que não me venha a arrepender.

Luís

Esperei para ver, e pareciam melhores.

Tão melhores que não fiz mais nada.

No dia seguinte o grande e um mais pequeno que não se vê na foto estavam mortos quando cheguei a casa...